Orientações iniciais (04/03/2023 - 04/03/2023)

Caro/a cursista

A Educação é uma área interdisciplinar com abundancia de temas para pesquisa e muitos problemas a serem investigados. Para isso são necessários: metodologia bem elaborada, criatividade e rigor para a elaboração e validação do conhecimento produzido. Além disso, a pesquisa em Educação deve cumprir a função social de enriquecer o que se sabe e o que se faz nessa área. O ato de pesquisar é inerente à ação docente e tal como outras habilidades e competências, deve ser desenvolvido por meio da reflexão, da vivência e da experiência. É com essa perspectiva que a disciplina Metodologia de Pesquisa se insere no Mestrado Profissional em Educação.  

            Seja bem-vindo/a e bom trabalho!

Prof. Ronei Ximenes Martins

==========================================

RESPONDA À ENQUETE DO LINK ABAIXO 👇 

   ENQUETE: Aulas do dia 22/4 (prox. sábado) - Preciso/prefiro   
  Referências Bibliográficas   
PED525BIBLIOGRAFIA.docx
  Formulário de avaliação de artigo de pesquisa   
FORM-AVALIAÇÃO-artigo.doc
  Copia PDF do Livro Introdução à Metodologia de Pesquisa (Uwe Flick)   
Flick - Introducao à Metodologia da Pesquisa.pdf
  Guia de avaliação do projeto final   
FICHA-AVALIAÇAO-PROJETOS-PED525.doc
  Roteiro do Projeto a ser entregue como trabalho de conclusão da disciplina   
ROTEIRO-DO-PROJETO-TrabalhoFinalPED525.doc
  Cópia do Livro do Introdução à Pesquisa Qualitativa (FLICK)   
Flick_Introducao a pesquisa qualitativa.pdf
  Slides da Aula 1   
PED525 - Aula 1.pdf
A produção do conhecimento nas ciências humanas e sociais. (04/03/2023 - 04/03/2023)

Material Adicional para a primeira aula

  Texto para reflexão   
O-amor-é-uma-falácia.pdf
  Dicotomia entre ser humano e natureza: paradigma fundador do pensamento científico   
Praticas-interdisc-Cap01-Dicotimia entre ser humano e natureza.pdf
Redação da Introdução (25/03/2023 - 22/04/2023)

Orientações para elaboração de Resumo Expandido que deve ser entregue até o dia 22-4-2023 – Evento avaliativo com valoração de 15 pontos.

Com base nas atividades e orientações das aulas 1 a 4, elabore, texto que será inserido em seu projeto de pesquisa, na seção Introdução. Para tal, utilize o MODELO disponível  NESTE LINK (CLIQUE AQUI)

Organize seu texto assim:

Comece com um Título centralizado, até 15 palavras, em negrito, e logo abaixo seu nome como autor, acompanhado do endereço de e-mail e do número de matrícula no mestrado. Salte uma linha em branco antes e depois da descrição do autor, tal como no MODELO.

Apresente o tema da pesquisa, contextualize-o com fenômenos, fatos, reflexões, referências teóricas e bibliográficas obtidas por meio de revisão bibliográfica (insira pelo menos 3). Apresente, em seguida, o problema de investigação e a justificativa para realização (incluindo argumentos que destaquem a relevância científica e a contribuição social). Por fim apresente   os objetivos principal\geral e secundários\específicos.

Depois do texto, salte uma linha, insira o termo Palavras-chave e, em seguida, de 3 a 5 descritores que identificam a sua pesquisa. Cada Descritor deve começar com letra maiúscula e conter ponto final depois do termo.  De preferência devem ser descritores presentes em Thesaurus da área de educação. 

Após as palavras-chave, saltar uma linha em branco e inserir as referências bibliográficas utilizadas.

Os trabalhos serão analisados por ordem de postagem no SIGAA.  Se conseguir enviar antes do dia 17-4, facilitará a antecipação da análise e o retorno mais rápido para ajustes.

A nota final será atribuída após a rodada de publicação – revisão – e novo envio (quando necessário).

O arquivo, dos tipos DOCX (word, google docs) ou ODT (Libreoffice) contendo sua produção deverá ser enviado por meio o espaço especifico criado no SIGAA, logo abaixo destas orientações.

Atenção, não enviar arquivo no formato PDF, pois dificulta a inserção de comentários e sugestões.

Bom trabalho.

 
      
Inicia em 26/03/2023 às 0h 0 e finaliza em 06/05/2023 às 23h 59
Desenho Metodológico incluindo pesquisa de campo com base em dados obtidos por entrevistas e questionários (22/04/2023 - 06/05/2023)

Olá pesquisadoras e pesquisadores


Neste módulo ampliaremos nossa competência na elaboração de projetos nos concentrando na etapa de desenho da pesquisa.

Ela diz respeito a como vamos pesquisar: que metodologia, estratégias e ações do processo de investigação serão adotadas para alcançarmos nossos objetivos e, assim, produzirmos conhecimento novo sobre o problema que escolhemos pesquisar.

Na aula de 22/4/2023 discutiremos o conteúdo que está na parte final do III do livro Metodologia de Pesquisa Científica, p 54-63. Peço que estudam o texto para complementar o que será apresentado em aula.

Deixo aqui videoaulas que gravei para a turma de 2020 (devido à pandemia), para complementação das discussões e orientações sobre e elaboração do percurso metodológico da pesquisa.

A videoaula está dividida em 2 vídeos, disponíveis AQUI e  AQUI.

Elas apresentam  como se desenha o conjunto de procedimentos metodológicos a serem adotados.

Assistam aos vídeos em modo de tela cheia para poder acompanhar os detalhes de elaboração do desenho. Utilizei, para gerar o esquema, o aplicativo XMind https://xmind.app/ ) que possui versão gratuita e pode ser baixado pela Internet.

Note que esta etapa tem 3 semanas de trabalho, pois é muito relevante para a organização do que vocês realizarão nos semestres seguintes, durante a execução da pesquisa.

Ao término das semanas que discutem, inclusive, diferentes procedimentos de coleta de dados, espero que você tenha decidido que caminho metodológico será percorrido na execução de seu projeto.

Utilizaremos o fórum denominado Desenho Metodológico para divulgarmos e discutirmos sobre diferentes desenhos de pesquisa e para tirarmos duvidas.

Até o dia 06/05, cada mestrando deverá enviar, no FORUM DESENHO METODOLÓGICO, um esquema que ilustra seu percurso de pesquisa.  Os Vídeos e as aulas ajudarão na elaboração do esquema.

O esquema poderá ser desenhado em papel e fotografado, gerado com aplicativo e salvo como imagem ou como pdf. O relevante é conseguir demonstrar o desenrolar da pesquisa sem a utilização de linguagem textual.



Vamos ao trabalho.

===== sugestão de textos complementares =========

  Grupos Focais   
  === FÓRUM PARA DÚVIDAS E ENVIO DOS ESQUEMAS COM  DESENHOS METODOLOGICOS ===   
Obtenção de dados- Questionários, Entrevistas e Diário de Campo (06/05/2023 - 20/05/2023)

Neste módulo continuaremos com a mesma dinâmica do módulo anterior, ampliando as discussões e práticas sobre os procedimentos de coleta de dados.

Nosso foco serão os questionários, as entrevistas e a elaboração dos diários de campo. 

Materiais de apoio disponíveis AQUI 

Nos materiais de apoio serão inseridos artigos, notas de aula e apresentações que auxiliam na sustentação teórica da apresentação do percurso metodológico, bem como na elaboração de instrumentos de coleta.

Para os que necessitarem rever a aula do dia 6/5, a gravação está disponível AQUI 

A gravação da aula de 20/5 está AQUI

Acesso ao relatório final do Gabriel Silva, cuja coleta de dados estudamos em aula - Clique AQUI 

Técnicas de análise qualitativa de dados (27/05/2023 - 03/06/2023)

 

------------------------------------------------------------------------------------------

Textos de referência

Estude pelo menos um dos os textos dos links a seguir. Durante as aulas de 27/5 e 3/6 realizaremos práticas nas quais aplicaremos as técnicas de análise discutidas nos artigos.

 

  Discurso do Sujeito Coletivo - Técnica de análise de dados   
discurso-do-sujeto-coletivo-educação.pdf
  Artigo - orientação para Análise de Conteúdo   
artigo-analisedeconteudo-rosanamendes.pdf
  Prática com Análise de Conteúdo   
Siga as orientações e realize a atividade com os dados do arquivo deste link
Tópicos especiais :Aspectos éticos/legais da pesquisa (03/06/2023 - 10/06/2023)

Discussão sobre aspectos éticos e legais relacionados ao processo de pesquisa com humanos. Procedimentos para aprovação de pesquisas de campo com participação de pessoas.

 

Site com informações sobre submissão de projetos - PRP/UFLA

Estas gravações são de atividades realizadas durante a pandemia. As informações pode auxiliar no passo a passo para o cadastramento de projetos 

Gravação de aula  - orientações sobre a submissão de projetos ao COEP e utilização da Plataforma Brasil.  [O PASSO A PASSO COMEÇA AOS 35MIN ]

Gravação de aula  complemento de orientações sobre a submissão de projetos ao COEP e utilização da Plataforma Brasil.

 

Durante as aulas faremos o cadastramento de um projeto e sessão de tira-duvidas sobre os detalhes.

 

  Exemplo de Comentários Éticos   
Comentarios_eticos.pdf
  Exemplo TCLE   
TCLE.pdf
Entrega dos projetos finais para avaliação (10/06/2023 - 01/07/2023)

Entrega dos projetos finais para avaliação

      
Inicia em 05/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2023 às 23h 59
Atividade de autoavaliação e avaliação da disciplina (24/06/2023 - 24/06/2023)

Atividades de autoavaliação e avaliação da disciplina

      
Inicia em 05/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2023 às 23h 59

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/05/2024 21:38