PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-1628
Email: pg.icn@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/fisica
Area of Concentration
Master
FÍSICA
Research Lines :
› FÍSICA EXPERIMENTAL E APLICADA
FÍSICA- O grupo experimental trabalhando com Física Aplicada dedica-se a realizar a síntese e caracterização de novos materiais, voltados principalmente para aplicações nos setores de energias renováveis, melhorias da qualidade de solos, novas concepções de sistemas magnéticos, sensores para aplicações diversas, nanomateriais para novas aplicações em optoeletrônica e seus novos efeitos relacionados à dimensionalidade reduzida e quebras de simetria, materiais poliméricos para revestimentos em alimentos e sementes, instrumentação científica voltada para a síntese e caracterização de novos materiais, e também instrumentação para ensino.
› FÍSICA ESTATÍSTICA
FÍSICA- Estudo de sistemas que possuem uma grande quantidade de elementos e nos quais surgem propriedades macroscópicas originadas a partir de interações microscópicas. Investigação de fenômenos críticos, transições de fase, formação de padrões, processos dinâmicos, sincronizações, redes complexas, modelos de spin em sistemas de baixa dimensionalidade, modelos exatamente solúveis em redes unidimensionais e bidimensionais, processos da mecânica quântica, e assuntos multidimensionais (aplicações em biologia, epidemiologia, sociologia, economia, etc.)
› FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
FÍSICA- Estudo de como propriedades eletrônicas, estruturais, magnéticas, ópticas e de transporte em materiais nanoestruturados dependem da geometria do material, de defeitos na rede cristalina e de campos elétricos externos. As ferramentas teóricas são: cálculos de primeiros princípios através da Teoria do Funcional da Densidade, geometria diferencial no contínuo, teoria quântica de campos aplicada a eletromagnetismo. São considerados cristais quasi-bidimensionais e bidimensionais, como grafeno, monocalcogenetos, isolantes topológicos, nanotubos e interação de semicondutores com moléculas orgânicas. Estudamos também transições de fase quântica, propriedades termodinâmicas e magnéticas em sistemas de baixa dimensionalidade.
› FÍSICA DE PARTÍCULAS E CAMPOS
FÍSICA- O grupo de teoria de partículas e gravitação tem como foco principal modelos com física além do modelo padrão no forma de teorias efetivas que incluem deformações de simetria do espaço-tempo, esse foco é motivado principalmente pelos diversos experimentos de alta precisão sendo realizados, permitindo assim o questionamento da estrutura fundamental da natureza e assim aprimorar a nossa descrição dela. No escopo de física de partículas e campos, modelos com violação de Lorentz e não comutativas, e ainda a consistência de cálculos perturbativos e a presença de anomalias são bastante considerados. Há também interesse em teorias alternativas à relatividade geral, abordando problemas cosmológicos ainda não solucionados, como matéria escura, energia escura, expansão do universo, etc.
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 20/04/2024 00:08