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ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO
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O consumo de música e as relações entre gosto e prática: um estudo na cena do metal no Brasil
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Data: Dec 21, 2022
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Show Abstract
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O consumo de música é um fenômeno sociocultural que pode ser estudado em uma perspectiva que relaciona o gosto e a prática, sobretudo, no contexto em que os ouvintes desenvolvem suas preferências em função das várias interações realizadas no escopo de uma cena musical. Tendo o gênero do metal enquanto essência do estudo, buscou-se entender de que forma a constituição mútua entre o gosto e as práticas implicam sobre o consumo de música, e como este processo é internalizado e externalizado pelos consumidores situados em uma cena musical. A tese foi estruturada em formato de artigos. No Artigo 1, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para elaborar uma estrutura conceitual, a qual descreve as práticas de internalização e de externalização do gosto. Aponta-se que o processo de aprendizagem em face à formação de um regime de gosto é guiado por ouvintes ativos e/ou plataformas digitais. Desta forma, o gosto é julgado mediante às experiências do ouvinte, o que aprimora sua capacidade de apreciação e o torna um ser diferenciado em uma cena musical. Este indivíduo pode realizar performances de gosto: no âmbito das comunidades virtuais; ao ritualizar práticas musicais; ou ao frequentar espaços estéticos apropriados. O modus operandis descrito na estrutura conceitual concebida no Artigo 1, foi analisado de forma empírica nos Artigos 2 e 3. Para isso, entrevistou-se ouvintes do gênero do metal no Brasil, observando-se, também, algumas interações sociais ocorridas nos ambientes digitais. O Artigo 2 aponta que o regime de gosto faz com que os ouvintes se envolvam com as dimensões sonoras, visuais e verbais do estilo musical, levando-os a um processo de escuta e de apreciação que atualiza os significados atribuídos aos (sub)gêneros do metal. À medida em que o ouvinte desenvolve competências culturais para julgar e expressar o gosto, esse indivíduo torna-se capaz de avaliar a postura da crítica musical, das bandas e do público na cena do metal. No intuito de distinguir-se socialmente, os ouvintes elaboram códigos que deixam explicita a especificidade do gosto pelo consumo do gênero do metal. Por sua vez, o Artigo 3 caracterizou as práticas de externalização do gosto, e os resultados foram dispostos em três seções distintas. Nas comunidades virtuais, os ouvintes expressam o gosto diante: as postagens rotineiras e de conteúdo associado; o consumo de vídeos de reações; a exibição de posses nos meios virtuais; e a reprodução de covers artísticos e as colaborações entre musicistas na internet. Quanto à externalização do gosto por meio de performances vocais/via instrumentos musicais, o aprendizado guiado por um tutor ou por meio de instrução autodidata habilita a prática musical do ouvinte, seguida de: busca por aprimoramento técnico; prática conjunta com demais músicos; e influência de instrumentos e equipamentos nesse processo. No que se refere aos espaços que fomentam a cena do metal, o gosto se manifesta nas práticas de consumo guiadas pelas interações sociais entre os ouvintes e os artistas do meio, considerando-se a participação e consumo em shows e locais ligados à cena musical do metal.
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ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO
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O CONSUMO DE MÚSICA E AS RELAÇÕES ENTRE GOSTO E PRÁTICA: UM ESTUDO NO GÊNERO MUSICAL DO METAL
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Data: Dec 21, 2022
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Show Abstract
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O consumo de música é um fenômeno sociocultural que pode ser estudado em uma perspectiva que relaciona o gosto e a prática, sobretudo, no contexto em que os ouvintes desenvolvem suas preferências em função das várias interações realizadas no escopo de uma cena musical. Tendo o gênero do metal enquanto essência do estudo, buscou-se entender de que forma a constituição mútua entre o gosto e as práticas implicam sobre o consumo de música, e como este processo é internalizado e externalizado pelos consumidores situados em uma cena musical. A tese foi estruturada em formato de artigos. No Artigo 1, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para elaborar uma estrutura conceitual, a qual descreve as práticas de internalização e de externalização do gosto. Aponta-se que o processo de aprendizagem em face à formação de um regime de gosto é guiado por ouvintes ativos e/ou plataformas digitais. Desta forma, o gosto é julgado mediante às experiências do ouvinte, o que aprimora sua capacidade de apreciação e o torna um ser diferenciado em uma cena musical. Este indivíduo pode realizar performances de gosto: no âmbito das comunidades virtuais; ao ritualizar práticas musicais; ou ao frequentar espaços estéticos apropriados. O modus operandis descrito na estrutura conceitual concebida no Artigo 1, foi analisado de forma empírica nos Artigos 2 e 3. Para isso, entrevistou-se ouvintes do gênero do metal no Brasil, observando-se, também, algumas interações sociais ocorridas nos ambientes digitais. O Artigo 2 aponta que o regime de gosto faz com que os ouvintes se envolvam com as dimensões sonoras, visuais e verbais do estilo musical, levando-os a um processo de escuta e de apreciação que atualiza os significados atribuídos aos (sub)gêneros do metal. À medida em que o ouvinte desenvolve competências culturais para julgar e expressar o gosto, esse indivíduo torna-se capaz de avaliar a postura da crítica musical, das bandas e do público na cena do metal. No intuito de distinguir-se socialmente, os ouvintes elaboram códigos que deixam explicita a especificidade do gosto pelo consumo do gênero do metal. Por sua vez, o Artigo 3 caracterizou as práticas de externalização do gosto, e os resultados foram dispostos em três seções distintas. Nas comunidades virtuais, os ouvintes expressam o gosto diante: as postagens rotineiras e de conteúdo associado; o consumo de vídeos de reações; a exibição de posses nos meios virtuais; e a reprodução de covers artísticos e as colaborações entre musicistas na internet. Quanto à externalização do gosto por meio de performances vocais/via instrumentos musicais, o aprendizado guiado por um tutor ou por meio de instrução autodidata habilita a prática musical do ouvinte, seguida de: busca por aprimoramento técnico; prática conjunta com demais músicos; e influência de instrumentos e equipamentos nesse processo. No que se refere aos espaços que fomentam a cena do metal, o gosto se manifesta nas práticas de consumo guiadas pelas interações sociais entre os ouvintes e os artistas do meio, considerando-se a participação e consumo em shows e locais ligados à cena musical do metal.
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AUGUSTO CHAVES MARTINS
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CARREIRAS DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM A PROGRAMAÇÃO DE SOTWARES NO SETOR PRIVADO EM BELO HORIZONTE – MG.
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Data: Dec 20, 2022
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Show Abstract
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A partir dos anos 1990, verificaram-se na sociedade mudanças que transformaram o mercado de trabalho e, por consequência, as construções de carreira. Esta época foi marcada pelo surgimento dos trabalhos digitais ou virtuais, presentes no ambiente online. Com a ampla disseminação e com o grande uso de aparelhos digitais, como computadores e celulares, os profissionais responsáveis por desenvolver e programar os sistemas operacionais destes aparelhos começaram a ser cada vez mais requisitados. Todavia, ainda que a atuação dos programadores tenha ampliado com o aumento do uso da tecnologia e da internet no cotidiano, pouco se compreende sobre a carreira desses profissionais, como visto na revisão de literatura deste trabalho. Dessa forma, o presente estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: como se desenvolve a carreira dos profissionais ligados à programação de softwares, considerando que, nos últimos anos, este campo cresceu de forma tão expressiva? O objetivo geral, que guiou a pesquisa, foi: compreender a construção de carreiras de profissionais que trabalham diretamente com a programação de softwares na cidade de Belo Horizonte - MG. A base teórica da pesquisa contextualiza o campo dos estudos em carreira, apresentando a construção do campo e as principais discussões dos últimos anos. Além disso, apresenta conceitos acerca das carreiras digitais da área de Tecnologia da Informação, com foco na programação e nos programadores. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, e a pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa. Os participantes da pesquisa foram indivíduos que trabalham diretamente com a programação de sites e softwares. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada, bem como a aplicação de um questionário sociodemográfico. Para alcançar os participantes da pesquisa, executou-se a técnica bola de neve e, para definir a quantidade de participantes, o ponto de saturação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Nos resultados e discussão, debateram-se os dados encontrados com os resultados de outras pesquisas focadas na área estudada. Descobriu-se o perfil sociodemográfico dos profissionais estudados, bem como a quais componentes objetivos e subjetivos eles mais identificam na construção de suas carreiras. Além disso, descobriu-se também a quais modelos de carreira, os profissionais mais se identificavam, de acordo com seus discursos. Além disso, discute-se também, quais as perspectivas futuras dos programadores frente suas próprias carreiras, de acordo claro, com a teoria estudada e também discutida. Por fim, este trabalho faz sugestões para pesquisas futuras.
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FLAVIO SERGIO LINHARES
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RELAÇÃO ENTRE ENTERPRISE RISK MANAGEMENT, FATORES CONTINGENCIAIS, CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E DESEMPENHO DA FIRMA.
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Data: Dec 6, 2022
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Show Abstract
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A economia global e as recentes crises econômicas e financeiras têm impactado significativamente o sistema de governança corporativa das organizações. Nesse contexto de desafios e oportunidades, a identificação, análise e gerenciamento dos riscos tem se tornado indispensável para a eficácia da governança corporativa e para a obtenção de desempenhos econômicos mais satisfatórios. Com o aumento da complexidade e da incerteza em um cenário cada vez mais desafiador, novas oportunidades e ameaças são constantemente emergidas e pode afetar significativamente as operações das organizações. Nesse contexto, surge a necessidade de uma abordagem estratégica e abrangente para o gerenciamento dos riscos e os sistemas de controle gerencial precisam ser adaptados para lidar com essas circunstâncias cada vez mais comuns nas organizações. Como parte integrante dos sistemas de controle gerencial, Enterprise Risk Management (ERM) abrange esse novo paradigma e enfatiza uma abordagem holística para a gestão dos riscos e representa uma combinação de atividades e processos orientados para identificar possíveis eventos que podem afetar a organização. Em função da exposição aos riscos e uma vez que ERM possibilita identificar as possíveis ocorrências de eventos que podem afetar o desempenho da companhia, o ajuste sistêmico entre ERM, fatores contingenciais e características estruturais da empresa pode minimizar o impacto negativo desses eventos no desempenho da empresa. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar se o valor da firma é contingente à apropriada combinação entre ERM, fatores contingenciais e características estruturais da firma. A amostra da pesquisa foi composta por 91 empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão [B]3 que possuem indicativo de utilização de ERM, e o período amostral compreendeu o primeiro trimestre de 2018 até o quarto trimestre de 2021. Os dados foram analisados pela técnica de análise multivariada por meio da regressão múltipla, estimada pelo método dos Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis. Os resultados confirmaram a hipótese de pesquisa e apresentaram evidências estatisticamente significantes que o valor da firma é contingente à apropriada combinação entre ERM, fatores contingenciais e características estruturais da firma. Os resultados demonstraram que, para todas as empresas da amostra, quanto maior for a variação do índice de Enterprise Risk Management (ERMI) mensurado por meio dos indicadores que representam os quatro objetivos de ERM, em relação ao ERMI estimado com base nos coeficientes de regressão das empresas que apresentam as melhores práticas de combinação entre ERM, fatores contingenciais e características estruturais, menor tende a ser o valor da firma. Os achados confirmam os argumentos teóricos que não é o sistema de controle gerencial que afeta o desempenho, mas o devido ajuste entre os fatores contextuais. Foi possível identificar que as empresas consideradas “referências” nesse estudo apresentaram valor médio do índice de ERMI superior às outras empresas da amostra. Os resultados contribuem por demonstrar que ERM pode ser um mecanismo gerencial integrativo que abrange múltiplos fatores contingenciais e características estruturais e o devido ajuste sistêmico entre esses fatores poderá contribuir para a obtenção de desempenhos econômicos mais satisfatórios.
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RAFAELA MAIARA CAETANO
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AMBIENTE INSTITUCIONAL, CHOQUE EXÓGENO E FLUXOS DE INVESTIMENTO: UMA ANÁLISE SOB A NOVA ORDEM DE DESGLOBALIZAÇÃO
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Mentor : CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO
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Data: Nov 30, 2022
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Show Abstract
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No final da década de 1990 e início dos anos 2000 testemunhamos um crescimento significativo da globalização – a crescente integração entre mercados e entre as diversas sociedades em âmbito econômico, social, cultural e político. No entanto, nos últimos anos, especialmente após a crise financeira de 2008, tem-se visto um ceticismo em torno dos benefícios gerados pela globalização, gerando basicamente duas preocupações decorrentes desse movimento antiglobalização: a distribuição desigual dos benefícios da globalização e as restrições emergentes à soberania nacional. As implicações da desglobalização em termos econômicos, sociais e políticos informam uma agenda de pesquisa frutífera e ainda pouco explorada na literatura de negócios internacionais (NI’s) quando relacionada ao fenômeno do protecionismo e ao comportamento dos formuladores de política, especialmente estudos empíricos acerca deste tema. Esta pesquisa contará com três artigos para investigar o relacionamento entre o fenômeno da desglobalização e as questões adjacentes ao estudo dos NI’s, ancoradas pela Teoria Institucional. O primeiro artigo tem por objetivo traçar um panorama da globalização nos últimos anos, demonstrando aspectos que são relevantes ao estudo dos NI e reforçar seu relacionamento com o ambiente institucional e político. Após traçar esse panorama e entender o relacionamento do fenômeno com os NI, o segundo artigo pretende analisar o relacionamento entre o ambiente institucional e a desglobalização, evidenciando estes efeitos em termos do aspecto econômico, social e político, além de demonstrar quais as variáveis do ambiente possuem maior impacto sobre a globalização ou a falta dela. Por fim, após verificar que este relacionamento existe, o objetivo do terceiro artigo se dará no sentido de analisar como o ambiente regulatório do país em termos da facilidade de fazer negócios impacta os fluxos de investimento. Adicionalmente, demonstrar como se comporta o IDE na presença do protecionismo. Os resultados encontrados sugerem que, apesar de ser um fenômeno recente, as implicações da desglobalização e do protecionismo já podem ser sentidas a nível do país. Na presença do protecionismo, os fluxos de IDE são prejudicados. Outra descoberta relevante foi o relacionamento do ambiente institucional com a globalização em seus desdobramentos econômicos, sociais e políticos. As contribuições deste estudo perpassam as questões da Teoria Institucional e seu relacionamento com os NI, evidenciando que ela é capaz de explicar variações em categorias chaves para tal agenda. Em relação à globalização, não é uma tentativa de advogar pelo seu fim, mas demonstrar que os próximos anos – especialmente após os choques exógenos do COVID-19 e da guerra entre Ucrânia e Rússia – tendem a testemunhar uma globalização diferente daquela que anterior à crise financeira.
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RENATO BORGES FERNANDES
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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO.
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Data: Nov 28, 2022
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Show Abstract
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A escolha de ingresso no ensino superior é permeada por duas decisões finais: a escolha do curso superior e a escolha da instituição de ensino superior (IES), que não compartilham, necessariamente, os mesmos fatores influenciadores na escolha de cada um. Especificamente, com relação à escolha da IES, estudantes do último ano do ensino médio representam a maior parcela de ingressantes no ensino superior e são o maior público-alvo das IES. Constituir um instrumento de pesquisa validado que consiga avaliar os diversos fatores que influenciam na escolha de uma IES é fundamental para que as instituições entendam e se preparem para atender às necessidades deste público. Assim, o objetivo desta tese é elaborar e validar um instrumento de pesquisa que avalie o grau de influência de fatores relacionados à escolha de instituições de ensino superior por estudantes do último ano do ensino médio, denominado AI-EIES-ME. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem quali-quantitativa, inicialmente, levantando os fatores influenciadores em uma revisão sistemática de literatura. Em seguida, foi conduzida uma pesquisa de campo com estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. Validações de conteúdo, convergente e de construto foram realizadas, chegando ao instrumento final. Os resultados demonstraram ser possível validar um instrumento com 40 variáveis, distribuídas em oito construtos, sendo eles: Reputação e qualidade, IES e eu: valores e interações, Grupos e indivíduos influenciadores, Processos e serviços da IES, Status proporcionado pela IES, Empregabilidade e remuneração proporcionadas pela IES, Condições econômicas do estudante e Infraestrutura da IES. Como conclusão, é possível afirmar que se obteve um instrumento abrangente, que busca atender às principais necessidades das IES referentes ao entendimento sobre os influenciadores na escolha de uma instituição por alunos formandos do ensino médio
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RAFAEL FARIAS DE SOUZA
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CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA CONSTRUÇÃO DE MERCADOS.
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Data: Nov 25, 2022
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Show Abstract
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Com o aumento exponencial da população global nas próximas décadas, estima-se que, para evitar crises alimentícias, deve-se aumentar a produção de alimentos em cerca de 70%. Para atender a demanda, levando em consideração a redução de mão de obra nas fazendas e a redução proporcional de terras para plantio, aponta-se a utilização de tecnologias voltadas à otimização sustentável da capacidade de cultivo, o que é conhecida como agricultura inteligente (smart farming). Nessas circunstâncias surgem a aplicação de inovações tecnológicas de outras áreas na agricultura, como os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que se apresentam como uma das ferramentas capazes de contribuir para atenuar os impactos entre oferta e demanda de alimentos. A utilização dos VANTs ainda se mostra em processo de consolidação, afinal seu uso direcionado à área é recente, contudo, a compreensão desse mercado pode dar direcionamentos para novas inovações tecnológicas, dado seu caráter transformador. Tendo como base a lente teórica dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), buscou-se analisar, em uma perspectiva histórica e longitudinal, como se deu o processo de construção do mercado de VANTs agrícolas no Brasil, destacando práticas, atores e arranjos (agenciamentos) deste mercado, uma vez que o entendimento das dinâmicas desse mercado, pode possibilitar que sejam feitas melhorias no campo como um todo. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, os quais foram separados em categorias a partir da análise de conteúdo. No primeiro momento foram identificados e descritos os dispositivos sociotécnicos e os atores responsáveis pelas transformações nesse mercado a nível nacional. Em seguida, foram identificadas e descritas as principais práticas tomadas por parte dos actantes, diante do crescimento das transações e investimentos nele. Sequencialmente foi identificado e descrito de que forma os elementos sociotécnicos se configuraram em diferentes arranjos de mercado para a construção desse mercado. Os resultados sinalizam favoravelmente que, cada vez mais, a agricultura inteligente tende a ser uma realidade, com a tecnologia sendo utilizada como elemento fomentador da produtividade no campo. Os estudos do mercado de VANTs e sua dinâmica possibilitam, portanto, a inferência de próximos passos e direcionamentos de mercado.
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GLENER ALVARENGA MIZAEL
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BRAND MANAGEMENT: ESTUDO DA PERSONALIDADE DA MARCA DE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS DE ENSINO SUPERIOR.
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Data: Nov 18, 2022
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Show Abstract
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A temática de gestão da marca se torna um grande diferencial competitivo nas organizações que pretendem distinguir seus produtos da concorrência. Assim, a gestão de marcas, conhecida como “branding” ou “branding management”, cria identidade das organizações no mercado, de forma que os clientes/consumidores lembrem e reconheçam uma marca de sucesso. Branding pode ser considerado uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Os atributos funcionais e simbólicos representam traços de personalidade da marca e vêm sendo comunicados pelas organizações. No contexto das Instituições de Ensino Superior – IES, uma comunicação clara da personalidade da marca possibilita a criação da identidade dos estudantes com a IES, promove engajamento, além de posicionar e diferenciar a IES no mercado (OPOKU et. al., 2012). Neste sentido, o objetivo do estudo foi propor um modelo de análise para mapear os atributos funcionais e simbólicos da personalidade da marca das universidades brasileiras. Para tanto, a pesquisa utilizou de abordagem qualitativa, com realização de estudo multicaso envolvendo três IES mineiras. Os resultados estão apresentados em 3 artigos. No primeiro artigo realizou-se uma revisão de literatura para mapear os estudos relacionados à personalidade marca, identificando que existem poucos estudos relacionados a personalidade da marca no contexto das universidades, sobretudo com os atributos funcionais e simbólicos. O segundo artigo teve por objetivo compreender o processo de comunicação das IES por meio de entrevistas em profundidade realizadas com os gestores das universidades. Os processos de comunicação institucional ainda são de caráter noticioso (conteúdo jornalístico), não trabalhando os aspectos da gestão da marca, mas sim de reputação, prestígio e reconhecimento nas mídias. E o terceiro artigo, por meio dos instrumentos de planejamento e gestão e também das informações disponíveis nos websites, realizou-se uma análise documental visando identificar os atributos funcionais e simbólicos por meio da análise temática do software estatístico WordStat9. Quando se fala das dimensões da personalidade da marca que se fizeram mais evidentes no estudo, pode-se apontar as dimensões da personalidade da marca: competência (AAKER, 1997; PEÑALOZA et al., 2016), prestígio (RAUSCHNABLE, 2016) e credibilidade (MUNIZ e MARCHETTI, 2012). Dentre os atributos mapeados, identificou-se o predomínio de atributos funcionais (indicadores quantitativos): estrutura (instalações); corpo docente; pesquisa; ensino e; extensão. Entre os atributos simbólicos: qualificação docente; sustentabilidade; reputação acadêmica; integridade; competência; sofisticação; credibilidade e; prestígio. Portanto, observou-se que por mais que as IES não trabalhe a gestão da marca de forma holística, ou seja, nas dimensões que compreendem a identidade, imagem e personalidade da marca, elas realizam o marketing institucional, especificamente o marketing da performatividade ao priorizar os indicadores quantitativos, visando obter reconhecimento, reputação e credibilidade na sociedade. Logo, necessário se faz uma reflexão dos atributos funcionais e simbólicos utilizados pelas IES nos canais de comunicação e mídias sociais, de forma consciente e planejada, a fim de projetar a imagem institucional que se pretende transmitir para a comunidade interna e externa à organização.
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SHELDON WILLIAM SILVA
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EFICIÊNCIA RELATIVA DA GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS FINANCEIROS EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS.
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Data: Oct 31, 2022
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Show Abstract
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A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, possui 38 Institutos Federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A necessidade de analisar o desempenho nas organizações, principalmente aquelas que utilizam recursos públicos financeiros, justifica a realização dessa pesquisa. Nesse sentido, a tese tem como proposta central analisar a aplicação de recursos públicos financeiros em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) brasileiros, por meio de uma investigação em torno do conceito de eficiência e sua concepção analítica acerca de instituições públicas de ensino. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, empreendeu-se um estudo de revisão bibliográfica sobre a eficiência em instituições públicas de ensino para subsidiar a discussão em torno do problema de pesquisa e posterior escolha do método para análise de eficiência. Dessa forma, a pesquisa utiliza a técnica de Análise por Envoltória de Dados (DEA) para mensurar a eficiência relativa desses 38 institutos no quadriênio 2016-2019 e vale-se do modelo de análise de regressão Tobit para verificar os fatores condicionantes desses níveis de eficiência. Posteriormente, procedeu-se com uma análise geoestatística para analisar aspectos relacionados à disposição geográfica das unidades de análise e seus níveis de desempenho, com vistas a verificar se existe dependência espacial entre as instituições pesquisadas. Como resultados, observa-se que a produção científica que trata da eficiência na educação pública é bastante diversa, contemplando desde estudos teóricos (discussão conceitual) a pesquisas aplicadas em diversos países (mensuração da eficiência de instituições). Chama atenção o fato de que a maioria dos artigos observados adota a DEA (Data Envelopment Analysis) como técnica de análise para calcular a eficiência relativa de unidades produtivas. Com relação à eficiência relativa da gestão dos recursos públicos financeiros, identificou-se grande heterogeneidade entre as instituições analisadas no período, revelando que menos da metade dos 38 IFETs brasileiros operam acima do escore médio de eficiência relativa. As instituições que apresentaram os melhores escores de eficiência ampliaram gradativamente a oferta de cursos para otimizar a força de trabalho já existente. Constatou-se que apesar de haver dependência espacial entre as instituições analisadas, houve uma diminuição dessa dependência com o passar dos anos, evidenciando o deslocamento dos níveis de eficiência para o interior do país, cumprindo assim um dos objetivos da Lei nº 11.195/2005, que trata do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional em sua proposta de interiorização dessas unidades educacionais.
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HUMBERTO RODRIGUES MARQUES
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UNIVERSIDADE E EMPREENDEDORISMO: FATORES DETERMINANTES PARA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS.
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Data: Sep 22, 2022
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Show Abstract
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As universidades estão cada vez mais aderindo a uma perspectiva empreendedora, a partir de sua terceira missão de extensão, juntamente com suas funções tradicionais de ensino e pesquisa básica. Nesta perspectiva, o papel do empreendedor acadêmico se faz necessário, em especial do professor, considerado um dos principais atores do empreendedorismo acadêmico e responsável pela transferência de conhecimento. Para tanto, investigar a intenção empreendedora, principal preditor para que ações empreendedoras ocorram, de professores universitários é essencial, com a finalidade de investigar e entender as peculiaridades da relação entre os docentes e os processos de inovação. Assim, esta tese teve como objetivo geral propor o “radar dos determinantes da intenção empreendedora de professores”, um modelo de fatores críticos de sucesso (FCS), associado ao gráfico de radar, para estudo, análise e avaliação da intenção empreendedora de docentes e que possa ser aplicado em diferentes contextos acadêmicos. O objetivo geral está dividido em três objetivos específicos, cada um correspondente a um artigo específico, sendo estes: (i) realizar uma revisão sistemática da literatura associada à revisão por especialistas, com o propósito de investigar o constructo de intenção empreendedora de professores universitários e propor um modelo de fatores críticos de sucesso (FCS) com representação em gráfico radar; (ii) aplicar, discutir e validar o “radar dos determinantes da intenção empreendedora de professores”, desenvolvido no Artigo 1, em um estudo multicaso, para avaliar a intenção empreendedora dos professores universitários em determinados contextos; (iii) investigar a intenção empreendedora de docentes em universidades brasileiras, a partir da aplicação do “radar dos determinantes da intenção empreendedora de professores”. Metodologicamente, a tese é caracterizada como aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivos e com abordagem qualitativa e quantitativa, subsidiada por revisão sistemática de literatura, revisão por especialistas e estudos multicasos. Como resultados, propôs-se e validou-se um modelo de radar, constituído de 4 dimensões com 3 fatores críticos de sucesso (FCS) cada – totalizando 12 FCS, sendo as dimensões e seus respectivos FCS: Competência (visão criativa, aptidão organizacional e experiência de negócios), Personalidade (confiança em si, atitude empreendedora e percepção de retorno), Rede (rede pessoal, rede acadêmica, rede Profissional) e Suporte (suporte institucional, suporte de mercado e suporte político-econômico). O modelo associa duas perspectivas negligenciadas na literatura, porém importantes para a análise das intenções empreendedoras, as motivações intrínsecas, representadas pelas dimensões Competência e Personalidade, e as motivações extrínsecas, representadas pelas dimensões Rede e Suporte. Concluiu-se que o modelo desenvolvido corrobora para a análise das intenções empreendedoras em diferentes contextos universitários, uma vez que constitui um modelo de fácil aplicação e análise. Ainda, o modelo possibilita que pesquisadores, gestores e governantes identifiquem os melhores e os piores FCS de cada instituição de ensino superior e desenvolvam ações e políticas voltadas para impulsionar ou melhorar cada FCS e suas respectivas dimensões, uma vez que se bem gerenciadas contribuirão para melhores resultados de inovação e empreendedorismo de professores universitários.
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SAMUEL GONZAGA DE ANDRADE
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CANTO DOS ESTÁDIOS: COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE TORCEDORES FANÁTICOS DE FUTEBOL EM TEMPOS DE CRISE.
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Data: Sep 12, 2022
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Show Abstract
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Uma das grandes paixões da sociedade brasileira é o futebol. Por aqui, é normal as pessoas dedicarem parte de seu tempo para acompanhar seu time preferido e se engajarem em torcidas organizadas e grupos de torcedores que acompanham jogos e discutem assuntos relacionados ao clube e ao esporte. Nesse cenário, um dos clubes mais populares no Brasil é o Cruzeiro Esporte Clube. Esse clube, desde o ano 2019, por questões extracampo, vive a maior crise de sua centenária existência – crise essa que foi impulsionada pelo baixo desempenho dentro de campo (o que resultou em um rebaixamento inédito para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro) e pela pandemia que assola o mundo todo desde o início de 2020 – a COVID-19. Dentro disso, este estudo surge a partir da seguinte questão: “Qual o impacto da pandemia covid-19 e da crise financeira e esportiva vivenciada pelo Cruzeiro Esporte Clube no comportamento de consumo dos seus fãs/torcedores?”. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como a crise vivida pelo Cruzeiro Esporte Clube e a pandemia do covid-19 afetaram o comportamento de consumo dos torcedores fanáticos do time. Dessa forma, as referências teóricas têm o foco em melhor compreender a relação do consumo e cultura, as subculturas de consumo, bem como o consumo esportivo. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado a abordagem qualitativa e, como procedimento, a Netnografia com os torcedores do Cruzeiro pertencentes ao grupo Pró-Cruzeiro e a torcida organizada Máfia Azul. Nisso, este trabalho conteve as seguintes etapas netnográficas: (I) Entrada Cultural - Nessa, o pesquisador do presente estudo pertence aos grupos Pró-Cruzeiro e Máfia Azul; (II) Coleta de Dados: por meio de interações online nas comunidades e entrevistas com alguns dos membros para completar o material; (III) Análise e Interpretação dos Dados – Para isso, foram identificadas categorias e, por interpretadas essas categorias com base na literatura estudada. Desse modo, observou-se que a maioria dos torcedores fanáticos aumentou seu nível de engajamento com o clube depois do início da crise. Além disso, esses torcedores afunilaram suas relações dentro dos fandoms, uma vez que eles aumentaram seu comprometimento com o clube e, por isso, se afastaram das pessoas que não tiveram o mesmo comportamento e justamente esse caminho que originou o grupo Pró-Cruzeiro. Já a pandemia COVID-19 teve impacto negativo no comportamento dos torcedores fanáticos, principalmente nos aspectos causados pelas restrições, como ida ao estádio, e pelos reflexos financeiros. Porém, fica claro que os respondentes não diminuíram o nível de compromisso com o clube, uma vez que buscaram alternativas para suprir essas perdas.
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JOSÉ KENNEDY LOPES SILVA
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ESFERAS PÚBLICAS SOBRE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
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Data: Aug 31, 2022
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Show Abstract
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A Amazônia brasileira, diante de sua relevância, envolve diversas discussões a partir de seu contexto histórico e de suas relações com o Estado, o Mercado e a Sociedade, o que possibilita afirmar que há diversas esferas públicas dominantes e subalternas sobre esse importante território para o Brasil e para o mundo. Isso justifica a atenção que lhe é dirigida por parte de diversos atores e movimentos sociais, além da academia. Assim, com a intenção de contribuir para o debate científico, social e político sobre as esferas públicas formadas sobre a Amazônia brasileira, este projeto de tese tem a proposta de discutir como foram formadas as esferas públicas, dominantes e subalternas, no âmbito nacional e internacional, sobre esse território nos discursos das publicações dos jornais Folha de São Paulo, El País, Le Monde, The Guardian e The New York Times, das organizações ambientalistas e das comunidades de povos tradicionais, considerando os últimos 28 anos e tendo em vista o contexto das relações históricas entre o ser humano e a natureza e as conexões entre Estado, Mercado e Sociedade no Brasil. Para isso: i) será analisado o contexto histórico da região Amazônica brasileira nos últimos 28 anos, explicitando os problemas ambientais, os conflitos e as políticas públicas relacionadas à proteção ambiental; ii) serão mapeados os discursos das principais publicações das mídias nacionais e internacionais (Folha de São Paulo, El País, Le Monde, The Guardian e The New York Times) sobre a Amazônia brasileira e, em seguida, analisados no sentido de identificar e caracterizar as esferas públicas dominantes e subalternas nos últimos 28 anos; iii) serão analisados os discursos das organizações ambientalistas sediadas na Amazônia brasileira, ao longo de suas trajetórias de atuação, confrontando- os com os discursos das mídias, no sentido de identificar convergências ou divergências na formação das esferas públicas; e iv) serão analisados os discursos dos diferentes povos tradicionais que habitam secularmente a região em relação aos principais problemas ambientais, confrontando-os com os discursos das mídias e das organizações ambientalistas, no sentido de identificar convergências ou divergências na formação das esferas públicas. Para responder à questão de pesquisa e atender aos objetivos do trabalho, buscar-se apoio na fundamentação teórica e analítica da Gestão Social, da Teoria da Ação Comunicativa (TAC) e das Esferas Públicas de Jürgen Habermas e da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Norman Fairclough.
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ELIZA PINTO NARCISO SALTARELLI
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Um conto de fadas moderno: A história de casais de docentes de universidades públicas sob a perspectiva Dual Career
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Data: Aug 30, 2022
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Show Abstract
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O estudo do fenômeno dual career tem sido amplamente explorado na literatura internacional e recentemente tem se demonstrado fecundo para a realização de pesquisas no contexto brasileiro. Baseado na concepção de uma família em que o casal desenvolve suas carreiras simultaneamente com a manutenção de uma vida familiar, os estudos tem privilegiado aspectos organizacionais e objetivos. A proposta desta tese está em explorar aspectos subjetivos e individuais das dual careers, a partir de um conceito de carreira que contemple as dimensões objetivas e subjetivas e entenda-a como uma trajetória dinâmica, instável e contextualizada no tempo e espaço. Utilizando-se do método história de vida, da técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturas, da técnica de análise de conteúdo temática, e sob uma perspectiva qualitativa e socioconstrucionista, esta tese teve como objetivo compreender a vivência da dual career a partir do relato de casais de docentes de universidades públicas brasileiras. Buscou-se responder a seguinte questão: Como é vivenciada a dual career entre docentes de universidades públicas? As categorias discutidas e analisadas foram: a história dos casais, a rotina doméstica, a rotina profissional, o planejamento da carreira e da família. Como categorias emergentes foram discutidas o impacto da pandemia na rotina do casal e gênero. Por fim, conseguiu-se estabelecer características da dual career entre docentes de universidades federais e avanços significativos para o campo de pesquisa , destacando-se a importância e o impacto do uso de metodologias qualitativas como história de vida e a perspectiva socioconstrucionista para compreender a construção da realidade dual career.
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ELIZA PINTO NARCISO SALTARELLI
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UM CONTO DE FADAS MODERNO: A HISTÓRIA DE CASAIS DE DOCENTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS SOB A PERSPECTIVA DUAL CAREER.
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Data: Aug 30, 2022
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Show Abstract
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O estudo do fenômeno dual career tem sido amplamente explorado na literatura internacional e recentemente tem se demonstrado fecundo para a realização de pesquisas no contexto brasileiro. Baseado na concepção de uma família em que o casal desenvolve suas carreiras simultaneamente com a manutenção de uma vida familiar, os estudos tem privilegiado aspectos organizacionais e objetivos. A proposta desta tese está em explorar aspectos subjetivos e individuais das dual careers, a partir de um conceito de carreira que contemple as dimensões objetivas e subjetivas e entenda-a como uma trajetória dinâmica, instável e contextualizada no tempo e espaço. Utilizando-se do método história de vida, da técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturas, da técnica de análise de conteúdo temática, e sob uma perspectiva qualitativa e socioconstrucionista, esta tese teve como objetivo compreender a vivência da dual career a partir do relato de casais de docentes de universidades públicas brasileiras. Buscou-se responder a seguinte questão: Como é vivenciada a dual career entre docentes de universidades públicas? As categorias discutidas e analisadas foram: a história dos casais, a rotina doméstica, a rotina profissional, o planejamento da carreira e da família. Como categorias emergentes foram discutidas o impacto da pandemia na rotina do casal e gênero. Por fim, conseguiu-se estabelecer características da dual career entre docentes de universidades federais e avanços significativos para o campo de pesquisa , destacando-se a importância e o impacto do uso de metodologias qualitativas como história de vida e a perspectiva socioconstrucionista para compreender a construção da realidade dual career.
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ELVIS MAGNO DA SILVA
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CONSTITUIÇÃO E REMODELAGEM DO MERCADO MINEIRO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE: UMA ABORDAGEM À LUZ DE PRÁTICAS SOCIOTÉCNICAS PARA O ESTUDO DE MERCADOS
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Data: Aug 16, 2022
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Show Abstract
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Os movimentos sociotécnicos do mercado da cachaça de alambique do Estado de Minas Gerais vem promovendo ao longo de sua história uma reestruturação de sua rede de agentes, bem como uma ressignificação do próprio produto (cachaça de alambique), os quais têm provocado mudanças significativas no mercado. Portanto, esta tese propõe-se a investigar o processo de constituição e reconfiguração do mercado formal mineiro de cachaça de alambique sob a ótica de seus diferentes agentes, enfatizando a reconfiguração das práticas sociotécnicas constitutivas deste mercado. Por meio de um estudo empírico, sob a ótica construtivista e com uso de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a coleta de dados primários e secundários respeitando as questões da credibilidade, transferibilidade, confiabilidade e confirmabilidade das fontes dos dados. Para análise optou-se pela análise de conteúdo temático e análise documental. O estudo resgatou a história do surgimento do mercado da cachaça no Brasil e no Estado de Minas Gerais, apresentando sua evolução ao longo do tempo, tanto na questão dos agentes humanos (social) quanto não-humanos (técnico) para performatividade e criação do Ator-Rede deste mercado. Constatou-se que este se trata de um mercado compreendido por práticas sociotécnicas as quais abrigam um conjunto de saberes e pressupostos como valores, crenças, convicções sociais, culturais e históricas, que configuram e remodelam constantemente este mercado. Observou-se que estas práticas e pressupostos regulam (e desregulam) e são efetivadas no cotidiano das diversas inter-relações dos seus agentes.
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ELVIS MAGNO DA SILVA
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PRÁTICAS SOCIOTÉCNICAS PARA O ESTUDO DE MERCADOS: CONSTITUIÇÃO E REMODELAGEM DO MERCADO MINEIRO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE
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Data: Aug 16, 2022
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Show Abstract
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Os movimentos sociotécnicos do mercado da cachaça de alambique do Estado de Minas Gerais vem promovendo ao longo de sua história uma reestruturação de sua rede de agentes, bem como uma ressignificação do próprio produto (cachaça de alambique), os quais têm provocado mudanças significativas no mercado. Portanto, esta tese propõe-se a investigar o processo de constituição e reconfiguração do mercado formal mineiro de cachaça de alambique sob a ótica de seus diferentes agentes, enfatizando a reconfiguração das práticas sociotécnicas constitutivas deste mercado. Por meio de um estudo empírico, sob a ótica construtivista e com uso de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a coleta de dados primários e secundários respeitando as questões da credibilidade, transferibilidade, confiabilidade e confirmabilidade das fontes dos dados. Para análise optou-se pela análise de conteúdo temático e análise documental. O estudo resgatou a história do surgimento do mercado da cachaça no Brasil e no Estado de Minas Gerais, apresentando sua evolução ao longo do tempo, tanto na questão dos agentes humanos (social) quanto não-humanos (técnico) para performatividade e criação do Ator-Rede deste mercado. Constatou-se que este se trata de um mercado compreendido por práticas sociotécnicas as quais abrigam um conjunto de saberes e pressupostos como valores, crenças, convicções sociais, culturais e históricas, que configuram e remodelam constantemente este mercado. Observou-se que estas práticas e pressupostos regulam (e desregulam) e são efetivadas no cotidiano das diversas inter-relações dos seus agentes.
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JULIANA VIEIRA BORGES
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“MENOS É MAIS”: MINIMALISMO COMO PRÁTICA DE CONSUMO
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Data: Aug 11, 2022
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Show Abstract
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A sociedade pós-moderna é compreendida como uma sociedade consumista, em que as relações sociais são sustentadas pelo consumo cultural, aquisição e descarte imediato de bens. Movimentos anticonsumistas, contrários a este cenário, emergem em meio à fluidez das relações sociais. Este trabalho tem como foco o minimalismo, que representa a busca por um estilo de vida mais simples e com maior satisfação a partir de do consumo mais consciente, onde as posses não devam constituir formas de representação e classificação social. Para entender este fenômeno utilizou-se como base teórica a abordagem da prática, por meio dos estudos de Sckatzki (1996, 2002, 2005, 2010), onde a realidade social é entendida e construída, adaptada e readaptada como resultado de práticas sociais que se transformam continuamente, a partir de elementos humanos e não-humanos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi compreender como se estrutura o consumo dos indivíduos que se autodeclaram minimalistas, a partir desta perspectiva. Para este fim, como base metodológica, utilizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de um estudo Netnográfico, focado em três comunidades virtuais do Facebook que tinham como temática o minimalismo. Foram realizadas observações não-participantes, coletas de postagens com inserção ativa e passiva nos grupos, bem como entrevistas em profundidade com 22 membros, e, em conjunto, os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Dez categorias foram elencadas a fim de compreender os elementos constituintes das práticas de consumo minimalista: entendimentos, procedimentos, valores e expectativas, emoções e sentimentos, interconectividade prática, materialidade, atividades mentais, conhecimento e aprendizagem, motivações e engajamento. Propõe-se um framework de análise das inter-relações entre estas categorias, bem como os conceitos de ‘macropráticas e ‘micropráticas’. Acredita-se que para explicar as ‘macropráticas’, tal como a minimalista, a teoria de Schatzki precisa de refinamento teórico a fim de abarcar mais elementos, visto que identificamos que o ‘tamanho’ da prática diferencia seu poder explicativo. Para o minimalismo, elementos ‘psicológicos’ são essenciais para explicar como acontece a inserção e a manutenção na prática. Este estudo tem o potencial de agregar conhecimento científico à temática do minimalismo, bem como sugerir aprimoramentos das teorias da prática para diferentes perfis de práticas. Por fim, ainda traz luz a novos estudos que possam melhorar as propostas apresentadas ou buscar a generalização para os resultados adquiridos.
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LILIANE FRANCIOLE FRAZÃO
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QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS NA AMÉRICA LATINA.
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Data: Jun 29, 2022
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Show Abstract
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A participação ativa do setor privado em ações de Desenvolvimento Sustentável tem sido considerada um imperativo e não mais uma escolha das empresas. Neste sentido, além de agir as organizações precisam comunicar de maneira satisfatória suas ações de modo a obter legitimação diante de seus stakeholders. Assim, este estudo objetiva analisar a qualidade dos relatos das ações de sustentabilidade das maiores empresas da América Latina, identificando com que qualidade as comunicações estão sendo realizadas bem como que fatores internos e externos influenciam esta qualidade. Os resultados apontam que ainda há muito espaço para melhoria na qualidade dos relatos, sendo que a utilização de Relatório Integrado, maior número de páginas e a adoção de outras normas e padrões, como Pacto Global, SASB e ODS em conjunto com as normas do Global Reporting Initiative (GRI) parecem impactar positivamente a qualidade dos relatórios. Em relação aos fatores externos que influenciam a qualidade, foi encontrada relação positiva e significativa entre a pontuação total de qualidade dos relatórios e inserção da empresa em setores controversos assim como a origem em país com melhores Índices de Responsabilidade Social Corporativa Nacional. Entre os fatores internos, a presença de verificação externa foi altamente significativa.
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THALES MARDEN SILVA SALGADO
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ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE LOGÍSTICA
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Data: Jun 28, 2022
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Show Abstract
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No mercado competitivo da atualidade, a inovação surge como uma das principais opções estratégicas quando se pretende alavancar a competitividade organizacional. Ela pode estar relacionada a diversos recursos, como: novos produtos, serviços, processos, implementação de tecnologias, métodos de comercialização, abertura de novos mercados e ou novos modelos de negócio. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar as características da inovação adotada por uma grande empresa do setor de logística e sua adequação estratégica. A presente pesquisa classifica-se, quanto a sua natureza, como aplicada. Possuindo objetivos de caráter exploratório-descritivos e abordagem qualitativa. Fundamentada em revisão bibliográfica conceitual envolvendo o assunto estratégia e inovação em logística, foi realizado um estudo de caso único, apoiado por observação direta, pesquisa documental e entrevistas com uso de roteiro semiestruturado. O objeto do presente estudo é uma empresa da área de logística, com Matriz situada no Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi realizado no período de Janeiro a Maio de 2022. Quanto aos sujeitos da pesquisa, foram entrevistados 9 profissionais ligados ao processo de inovação e estratégias organizacionais e que atuam no processo de decisões e implementações das ações relacionadas à essas áreas. Verificou-se que 6 dos entrevistados tem acima de 10 anos de atuação na empresa. Dos entrevistados, um é o diretor presidente, três são gerentes, dois supervisores, um controller, um analista júnior e um auxiliar de operações. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Observou-se que a empresa apresenta uma cultura familiar e com certa abertura para inovações, porém muito lenta para realizar as mudanças. Todavia, a empresa se encontra em fase de desenvolvimento, marcada principalmente nos últimos cinco anos, após a criação do conselho deliberativo. As principais inovações que ocorrem na empresa estão voltadas para o atendimento aos requisitos e a satisfação dos clientes. A empresa investe muito pouco em projetos que visem novos produtos e serviços. Com isso, a implantação de um conselho recentemente, visa colaborar com o desenvolvimento da empresa. Os departamentos da empresa encontram-se inseridos nos horizontes um ou dois de inovação. O horizonte 1 representa aquilo que gera o maior lucro e fluxo de caixa, já o horizonte 2 trata das oportunidades emergentes de novos negócios, criando extensões do negócio atual já consolidado (BAGHAI; COLEY; WHITE, 2000). Estes departamentos, são dotados de ferramentas de inovação, dentre as quais foram destacadas: Design Sprint e Thinking, PMBOK, Scrum, Swot, Fluig, AS IS, MS Project, Business Model Canvas, Governança, Brainstorming, Monday e, uma leve tendência para adoção da internet das coisas. Conclui-se que as estratégias de inovação no contexto da empresa de logística situada no Sul do Estado de Minas Gerais é do tipo fechada, com incentivos internos e voltados para o cliente. Estas estratégias adotadas pela empresa têm permitido que ela mantenha seus clientes antigos e conquiste novos.
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JOÃO BATISTA FERREIRA
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GESTÃO DE RISCOS DE PREÇOS NA CAFEICULTURA: UMA PROPOSTA PARA AGENTES DA CADEIA PRODUTIVA.
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Data: May 4, 2022
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Show Abstract
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de gestão de riscos de preços adotadas pelos produtores de café e propor um modelo de gestão de riscos de preços na cafeicultura. A metodologia adotada nesta pesquisa trata-se de uma revisão integrativa a fim de construir uma estrutura conceitual sobre a temática, sendo base para o Modelo de Gestão de Riscos de Preços na Cafeicultura proposto. Para retratar as práticas de gestão de riscos pelos cafeicultores foram adotados os fundamentos da Teoria da Prática, especificamente Estratégia como Prática visto que a melhor maneira de compreender as estratégias como prática é através do strategising cuja finalidade é conhecer como às práticas sociais de gestão de riscos de preços são realizadas, as estratégias adotadas e os praticantes. Os resultados demonstraram o apoio das cooperativas e do governo são fundamentais para que os agricultores, principalmente os de baixa renda e com menos conhecimento, tenham acesso a instrumentos de mitigação de riscos. A necessidade de capacitação e conhecimento dos cafeicultores e auxilio nos processos produtivos são essenciais, porém a garantia de rentabilidade é algo incerto e depende de proteção de riscos. O modelo de gestão de riscos de preços de café proposto teve como finalidade básica destacar um método prático de seguros de preços de café, através das opções de venda, desvinculado dos processos de comercialização. Conclui-se que a mitigação de riscos, principalmente os riscos de preços de café, tornou-se importante para o sucesso dos negócios agrícolas, devido aos fatores impactantes na produção, na renda e nos resultados. Os derivativos agrícolas têm papel importante na gestão de riscos envolvendo a comercialização dos produtos, seja na compra de insumos ou na venda da produção.
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THAÍS ASSIS DE SOUZA
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RESPONSIBLE INNOVATION IN MOBILITY SYSTEMS: A SUPPORT FOR GOVERNANCE OF SMART AND SUSTAINABLE UNIVERSITIES CAMPUSES.
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Data: Apr 13, 2022
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Show Abstract
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The mobility system is one of the urban systems that support urban livability. New demands are emerging emphasizing the importance of the integrity of natural, economic, and social systems, requiring adequate and integrated governance. Considering this panorama, we propose discussions based on the concepts of the quintuple helix (5H) and responsible innovation (RI). This thesis aims to identify and discuss the critical factors to support the development of a responsible urban mobility system as a component of smart and sustainable cities. By addressing a community context, we propose an application in university campuses (Brazil and France). However, the discussions developed can support projects in other contexts, such as cities. The critical success factors identified are proposed to support the development of a governance that is integrative (stakeholders), prospective, responsive, aware of the impacts for future generations, and able to create, capture and assimilate values from the dynamic scenario of innovations.
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ELAINE SANTOS TEIXEIRA CRUZ
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GESTÃO SOCIAL DA ÁGUA COMO BEM COMUM: AÇÃO COMUNICATIVA NO ÂMBITO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS
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Mentor : JOSE ROBERTO PEREIRA
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Data: Mar 31, 2022
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Show Abstract
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As discussões sobre a água como bem comum e/ou bem público, os conflitos relacionados a gestão e escassez hídrica em todo o mundo, bem como a mobilização de grupos em defesa da água nortearam de uma forma geral o tema deste trabalho. As discussões sobre justiça da água apresentadas aqui consideram que o desenvolvimento de ações gerenciais sobre os conflitos relacionados a água depende dos processos de resistência da sociedade civil. Essa resistência da sociedade civil, segundo Habermas (1997), representa uma forma democrática de influência na esfera pública. Essa influência pode culminar em alterações no sistema político e contribuir efetivamente para mudanças sociais. Mudanças essas que podem ser desde atitudes e comportamentos individuais até o nível de diretrizes institucionais e leis. O objetivo desta tese é discutir a perspectiva teórica da Gestão Social e da Teoria do Bem Comum, sistematizar e avançar nas discussões teóricas e propor o bem comum como categoria de análise da Gestão Social. Neste sentido, propõe-se construir um diálogo teórico-conceitual entre gestão social e gestão de bens comuns. O objetivo é mostrar que ao agregar os elementos teóricos da ação comunicativa na gestão dos comuns, a gestão social poderá se fortalecer epistemologicamente como paradigma de gestão capaz de oferecer recursos teóricos-conceituais e metodológicos que podem contribuir para resolver conflitos sociais e ambientais. A tese está organizada em quatro partes: Parte I deste trabalho foi apresentada a contextualização do tema central da tese, bem como referencial teórico norteador para as análises e metodologias utilizadas para elaboração dos estudos. Parte II está organizada em três artigos conforme os objetivos específicos. A Parte III da tese apresenta as considerações finais com base nas análises realizadas a partir dos artigos elaborados, bem como a sistematização e avanços teóricos da Gestão Social e bem comum. Na Parte IV estão todos os anexos com material utilizado para elaboração dessa tese. O artigo 1 apresentou a relação entre a gestão social e a gestão dos comuns. Essa discussão possibilitou a sugestão da categoria bem comum para a Gestão Social. O artigo 2 confirmou o Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) como importante técnica de pesquisa para a Gestão Social. O artigo 3 apresentou uma construção de diálogo teórico-conceitual entre gestão social e gestão de bens comuns, explorou os aspectos da ação comunicativa dos participantes de uma ação coletiva, em âmbito internacional, que se organizaram para proteger e gerenciar a água como bem comum diante dos interesses privados. A evolução dos casos analisados por meio das discussões apresentadas pelos atores sociais envolvidos nos conflitos, demonstrou que o papel desses atores sociais foi essencial para que o coletivo avançasse para uma nova racionalidade sobre o uso da água. Sobre o tema central dessa tese, água, acreditamos que as discussões sobre uma gestão da água mais democrática e justa é de longa data, sempre existirão propostas de privatização da água e, em contrapartida, mobilização e resistência de comunidades afetadas, EJOs, entre outros. Assim como os casos apresentados nessa tese são exemplos de resistência há mais de 10 anos e os grupos mobilizados se mantêm em alerta constante, os debates sobre gestão da água e os conflitos relacionados nesse trabalho não finalizam aqui.
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ELAINE SANTOS TEIXEIRA CRUZ
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GESTÃO SOCIAL DA ÁGUA COMO BEM COMUM: AÇÃO COMUNICATIVA NO ÂMBITO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS
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Mentor : JOSE ROBERTO PEREIRA
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Data: Mar 31, 2022
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Show Abstract
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As discussões sobre a água como bem comum e/ou bem público, os conflitos relacionados a gestão e escassez hídrica em todo o mundo, bem como a mobilização de grupos em defesa da água nortearam de uma forma geral o tema deste trabalho. As discussões sobre justiça da água apresentadas aqui consideram que o desenvolvimento de ações gerenciais sobre os conflitos relacionados a água depende dos processos de resistência da sociedade civil. Essa resistência da sociedade civil, segundo Habermas (1997), representa uma forma democrática de influência na esfera pública. Essa influência pode culminar em alterações no sistema político e contribuir efetivamente para mudanças sociais. Mudanças essas que podem ser desde atitudes e comportamentos individuais até o nível de diretrizes institucionais e leis. O objetivo desta tese é discutir a perspectiva teórica da Gestão Social e da Teoria do Bem Comum, sistematizar e avançar nas discussões teóricas e propor o bem comum como categoria de análise da Gestão Social. Neste sentido, propõe-se construir um diálogo teórico-conceitual entre gestão social e gestão de bens comuns. O objetivo é mostrar que ao agregar os elementos teóricos da ação comunicativa na gestão dos comuns, a gestão social poderá se fortalecer epistemologicamente como paradigma de gestão capaz de oferecer recursos teóricos-conceituais e metodológicos que podem contribuir para resolver conflitos sociais e ambientais. A tese está organizada em quatro partes: Parte I deste trabalho foi apresentada a contextualização do tema central da tese, bem como referencial teórico norteador para as análises e metodologias utilizadas para elaboração dos estudos. Parte II está organizada em três artigos conforme os objetivos específicos. A Parte III da tese apresenta as considerações finais com base nas análises realizadas a partir dos artigos elaborados, bem como a sistematização e avanços teóricos da Gestão Social e bem comum. Na Parte IV estão todos os anexos com material utilizado para elaboração dessa tese. O artigo 1 apresentou a relação entre a gestão social e a gestão dos comuns. Essa discussão possibilitou a sugestão da categoria bem comum para a Gestão Social. O artigo 2 confirmou o Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) como importante técnica de pesquisa para a Gestão Social. O artigo 3 apresentou uma construção de diálogo teórico-conceitual entre gestão social e gestão de bens comuns, explorou os aspectos da ação comunicativa dos participantes de uma ação coletiva, em âmbito internacional, que se organizaram para proteger e gerenciar a água como bem comum diante dos interesses privados. A evolução dos casos analisados por meio das discussões apresentadas pelos atores sociais envolvidos nos conflitos, demonstrou que o papel desses atores sociais foi essencial para que o coletivo avançasse para uma nova racionalidade sobre o uso da água. Sobre o tema central dessa tese, água, acreditamos que as discussões sobre uma gestão da água mais democrática e justa é de longa data, sempre existirão propostas de privatização da água e, em contrapartida, mobilização e resistência de comunidades afetadas, EJOs, entre outros. Assim como os casos apresentados nessa tese são exemplos de resistência há mais de 10 anos e os grupos mobilizados se mantêm em alerta constante, os debates sobre gestão da água e os conflitos relacionados nesse trabalho não finalizam aqui.
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NILMAR DIOGO DOS REIS
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ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS POR CAFEICULTORES DO SUL DE MINAS GERAIS PARA ATENDER EXIGÊNCIAS DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS
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Data: Mar 16, 2022
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Show Abstract
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Nos últimos anos, o interesse sobre a temática das cadeias de suprimentos tem aumentado significativamente, e questões de práticas sustentáveis têm acompanhado esta expressiva atenção, seja na área acadêmica, seja no setor privado. Desta maneira, as cadeias de suprimentos sustentáveis (Sustainable Supply Chain Management – SSCM) tornaram-se indispensáveis para as tomadas de decisões das organizações e também de ações governamentais. Às preocupações acercas das práticas sustentáveis têm, originalmente, destacado sobremaneira nas organizações ao redor do mundo, porém, a corresponsabilidade entre os agentes da cadeia de suprimentos passou ser mais evidentes e necessárias, obrigando que as ações sustentáveis passassem a serem introduzidas e realizadas de forma otimizada. Uma vez que se um agente da cadeia age de forma dissonante nas práticas sustentáveis ante aos demais, toda o processo produtivo ao longo da cadeia, poderá ser comprometido. Embora estudos no que concerne as cadeias de suprimentos, assim como os sobre SSCM’s tenham ganhado notoriedade nos últimos anos, pouco se tem sobre as percepções dos cafeicultores. Pretende-se então, com este trabalho, preencher esta lacuna e captar as perspectivas dos cafeicultores da região do Sul de Minas Gerais, a fim de entender como se dão as práticas sustentáveis na cadeia cafeeira. Através da abordagem da Economia dos Custos de Transação (ECT), as análises foram realizadas para se categorizar e criar um panorama das práticas sustentáveis realizadas pelos cafeicultores. Este trabalho pautou-se em analisar, em sua primeira parte, o aspecto dos estudos voltadas para a cadeia de suprimentos sustentáveis através de análise documental e bibliométrico. Na segunda parte, foram realizadas entrevistas com os cafeicultores da região do Sul de Minas Gerais a fim de compreender como e porquê, eles cafeicultores, buscam agir de forma sustentável dentro da cadeia cafeeira. Os resultados encontrados foi que há uma considerável lacuna entre os estudos que buscam entender os cafeicultores dentro da cadeia de suprimentos e os que estudam as organizações e que, quando se trata de práticas sustentáveis, há mais estudos que focam nas organizações e stakeholders do que nos próprios cafeicultores. Quando entrevistados, percebeu-se que há entre os cafeicultores uma assimetria informal considerável no que tange os conceitos do que é as cadeias de suprimentos, as práticas sustentáveis e oportunidades de novos negócios, embora tenham ciência e praticam o manejo de forma sustentáveis em suas propriedades. Por fim, notou-se que, embora não haja um consenso entendimento de onde advém as motivações em agir de forma sustentável, foi possível concluir que entre todos os entrevistados, é uníssimo que as certificações tem um papel vital para que os cafeicultores passem a conhecer e adotar boas práticas de manejo, produção e até comercialização de seus cafés, de forma sustentável, garantindo assim, um café mais competitivo no mercado nacional e sobretudo, no mercado internacional.
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NILMAR DIOGO DOS REIS
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Estrutura e dinâmica das cadeias de suprimentos sustentáveis no agronegócio café em países emergentes: um constructo do direct trade através das lentes dos cafeicultores do sul de Minas Gerais.
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Data: Mar 16, 2022
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Show Abstract
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Nos últimos anos, o interesse sobre a temática das cadeias de suprimentos tem aumentado significativamente, e questões de práticas sustentáveis têm acompanhado esta expressiva atenção, seja na área acadêmica, seja no setor privado. Desta maneira, as cadeias de suprimentos sustentáveis (Sustainable Supply Chain Management – SSCM) tornaram-se indispensáveis para as tomadas de decisões das organizações e também de ações governamentais. Às preocupações acercas das práticas sustentáveis têm, originalmente, destacado sobremaneira nas organizações ao redor do mundo, porém, a corresponsabilidade entre os agentes da cadeia de suprimentos passou ser mais evidentes e necessárias, obrigando que as ações sustentáveis passassem a serem introduzidas e realizadas de forma otimizada. Uma vez que se um agente da cadeia age de forma dissonante nas práticas sustentáveis ante aos demais, toda o processo produtivo ao longo da cadeia, poderá ser comprometido. Embora estudos no que concerne as cadeias de suprimentos, assim como os sobre SSCM’s tenham ganhado notoriedade nos últimos anos, pouco se tem sobre as percepções dos cafeicultores. Pretende-se então, com este trabalho, preencher esta lacuna e captar as perspectivas dos cafeicultores da região do Sul de Minas Gerais, a fim de entender como se dão as práticas sustentáveis na cadeia cafeeira. Através da abordagem da Economia dos Custos de Transação (ECT), as análises foram realizadas para se categorizar e criar um panorama das práticas sustentáveis realizadas pelos cafeicultores. Este trabalho pautou-se em analisar, em sua primeira parte, o aspecto dos estudos voltadas para a cadeia de suprimentos sustentáveis através de análise documental e bibliométrico. Na segunda parte, foram realizadas entrevistas com os cafeicultores da região do Sul de Minas Gerais a fim de compreender como e porquê, eles cafeicultores, buscam agir de forma sustentável dentro da cadeia cafeeira. Os resultados encontrados foi que há uma considerável lacuna entre os estudos que buscam entender os cafeicultores dentro da cadeia de suprimentos e os que estudam as organizações e que, quando se trata de práticas sustentáveis, há mais estudos que focam nas organizações e stakeholders do que nos próprios cafeicultores. Quando entrevistados, percebeu-se que há entre os cafeicultores uma assimetria informal considerável no que tange os conceitos do que é as cadeias de suprimentos, as práticas sustentáveis e oportunidades de novos negócios, embora tenham ciência e praticam o manejo de forma sustentáveis em suas propriedades. Por fim, notou-se que, embora não haja um consenso entendimento de onde advém as motivações em agir de forma sustentável, foi possível concluir que entre todos os entrevistados, é uníssimo que as certificações tem um papel vital para que os cafeicultores passem a conhecer e adotar boas práticas de manejo, produção e até comercialização de seus cafés, de forma sustentável, garantindo assim, um café mais competitivo no mercado nacional e sobretudo, no mercado internacional.
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SAMANTA BORGES PEREIRA
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“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO. SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”: NARRATIVAS DE PESQUISADORES DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL DE PESQUISA
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Data: Mar 11, 2022
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Show Abstract
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Esta tese propõe pensar o processo de produção de conhecimento da perspectiva da experiência sensível de pesquisa, na qual a sensibilidade se relaciona com a maneira com que pesquisadores e pesquisadoras vivenciam as múltiplas relações que acontecem durante esse processo. Partimos da crítica à ciência moderna feita pelo pensamento decolonial para revelar as experiências de conhecimento desperdiçadas, orientando-nos pela noção de experiência/sentido, de Bondía, e de condição sensível, de Haroche. A experiência sensível de pesquisa contrapõe a concepção de experimento de pesquisa, pautado na universalidade, neutralidade e objetividade. Nesse sentido, perguntamos: como se constroem as experiências sensíveis de pesquisa e como contribuem para a produção de conhecimento? Não restringimos a pesquisa à pesquisa de campo, mas a todos os acontecimentos e interações que vivenciamos nesse processo. A ciência moderna desconfia do conhecimento que emerge da experiência. Os afetos, desconfortos e equívocos vivenciados no processo de produção de conhecimento são desprezados, considerados como externalidades. Diante disso, o objetivo geral desta tese é compreender os processos de pesquisa de doutorandos e doutorandas dos Estudos Organizacionais da perspectiva da experiência sensível de pesquisa, e como tal perspectiva afeta escolhas, decisões, histórias e a construção de conhecimento. Como objetivos específicos, pretendemos: (i) resgatar as histórias sobre as experiências de doutorado de pesquisadores e pesquisadoras de EOR; (ii) identificar elementos que revelam a condição sensível das experiências de pesquisa; (iii) analisar as implicações pessoais, sociais e cientificas das experiências sensíveis de pesquisa. Para revelar a condição sensível dessas experiências, construímos um caminho que se fez no caminhar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que produziu as informações utilizando relato autoetnográfico; pesquisa documental; entrevista semiestruturada. A escolha das/dos participantes baseou-se nos seguintes critérios: (a) serem do campo dos Estudos Organizacionais; (b) terem desenvolvido pesquisas qualitativas em suas teses; (c) terem realizado pesquisa de campo no doutorado; (d) terem defendido a tese nos últimos 10 anos. A seleção de novas e novos participantes foi feita pela técnica “bola de neve”. Entrevistamos 17 pesquisadoras e pesquisadores, de oito instituições diferentes, sendo onze mulheres e seis homens. A análise das informações privilegiou o método de Análise de Narrativas. Construímos oito categorias de análise, as quais são: (1) Um gesto de interrupção; (2) Uma abertura para o desconhecido: pesquisas imprevisíveis; (3) Antiexperiências; (4) O tempo da tese: tempo de entregar-se e conectar-se; (5) Os outros que nos apoiam em nossas vulnerabilidades; (6) Envolver-se e deixar se envolver com os sujeitos do campo; (7) Tornar experiências visíveis e credíveis; (8) Dar sentido a quem somos e ao que nos acontece. Compreender a condição sensível das experiências de pesquisa revelou que as dúvidas, culpas, angústias, preocupações não as/os fizeram pesquisadoras e pesquisadores menos competentes, mas as/os tornaram pessoas mais humanas. Romper com as formas estreitas de produzir conhecimento e com ideia de um pesquisador impávido, implica em dar mais vida ao processo de pesquisa, um processo mais prazeroso, mais pulsante, mais condizente com a nossa condição humana.
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SAMANTA BORGES PEREIRA
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“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO. SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”: NARRATIVAS DE PESQUISADORES DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL DE PESQUISA
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Data: Mar 11, 2022
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Show Abstract
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Esta tese propõe pensar o processo de produção de conhecimento da perspectiva da experiência sensível de pesquisa, na qual a sensibilidade se relaciona com a maneira com que pesquisadores e pesquisadoras vivenciam as múltiplas relações que acontecem durante esse processo. Partimos da crítica à ciência moderna feita pelo pensamento decolonial para revelar as experiências de conhecimento desperdiçadas, orientando-nos pela noção de experiência/sentido, de Bondía, e de condição sensível, de Haroche. A experiência sensível de pesquisa contrapõe a concepção de experimento de pesquisa, pautado na universalidade, neutralidade e objetividade. Nesse sentido, perguntamos: como se constroem as experiências sensíveis de pesquisa e como contribuem para a produção de conhecimento? Não restringimos a pesquisa à pesquisa de campo, mas a todos os acontecimentos e interações que vivenciamos nesse processo. A ciência moderna desconfia do conhecimento que emerge da experiência. Os afetos, desconfortos e equívocos vivenciados no processo de produção de conhecimento são desprezados, considerados como externalidades. Diante disso, o objetivo geral desta tese é compreender os processos de pesquisa de doutorandos e doutorandas dos Estudos Organizacionais da perspectiva da experiência sensível de pesquisa, e como tal perspectiva afeta escolhas, decisões, histórias e a construção de conhecimento. Como objetivos específicos, pretendemos: (i) resgatar as histórias sobre as experiências de doutorado de pesquisadores e pesquisadoras de EOR; (ii) identificar elementos que revelam a condição sensível das experiências de pesquisa; (iii) analisar as implicações pessoais, sociais e cientificas das experiências sensíveis de pesquisa. Para revelar a condição sensível dessas experiências, construímos um caminho que se fez no caminhar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que produziu as informações utilizando relato autoetnográfico; pesquisa documental; entrevista semiestruturada. A escolha das/dos participantes baseou-se nos seguintes critérios: (a) serem do campo dos Estudos Organizacionais; (b) terem desenvolvido pesquisas qualitativas em suas teses; (c) terem realizado pesquisa de campo no doutorado; (d) terem defendido a tese nos últimos 10 anos. A seleção de novas e novos participantes foi feita pela técnica “bola de neve”. Entrevistamos 17 pesquisadoras e pesquisadores, de oito instituições diferentes, sendo onze mulheres e seis homens. A análise das informações privilegiou o método de Análise de Narrativas. Construímos oito categorias de análise, as quais são: (1) Um gesto de interrupção; (2) Uma abertura para o desconhecido: pesquisas imprevisíveis; (3) Antiexperiências; (4) O tempo da tese: tempo de entregar-se e conectar-se; (5) Os outros que nos apoiam em nossas vulnerabilidades; (6) Envolver-se e deixar se envolver com os sujeitos do campo; (7) Tornar experiências visíveis e credíveis; (8) Dar sentido a quem somos e ao que nos acontece. Compreender a condição sensível das experiências de pesquisa revelou que as dúvidas, culpas, angústias, preocupações não as/os fizeram pesquisadoras e pesquisadores menos competentes, mas as/os tornaram pessoas mais humanas. Romper com as formas estreitas de produzir conhecimento e com ideia de um pesquisador impávido, implica em dar mais vida ao processo de pesquisa, um processo mais prazeroso, mais pulsante, mais condizente com a nossa condição humana.
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LUDMILA MARTINS FLORIS
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CADEIAS GLOBAIS DE VALOR: PARTICIPAÇÃO, POLÍTICA INDUSTRIAL E UPGRADING NA INDÚSTRIA MINERAL.
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Data: Mar 11, 2022
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Show Abstract
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O advento das cadeias globais de valor (CGVs) como uma característica dominante da produção global forneceu aos mercados emergentes oportunidades de desenvolvimento. De forma específica, por meio dessa dinâmica produtiva, países ricos em recursos naturais podem capturar valor a partir do setor extrativista e aumentar sua integração em estágios mais avançados dessas cadeias. Diante deste contexto, o primeiro objetivo desta pesquisa consistiu em investigar os fatores que permitem a maior participação da indústria mineral mundial nas CGVs e a posição da indústria mineral brasileira (IMB) nestas cadeias em relação a indústria mineral de outros países. Para tanto, foram utilizados modelos de dados em painel referente a 62 países, correspondendo ao período de 2001 a 2015. O resultado do modelo sugere que a abertura comercial e a qualificação da mão de obra são fundamentais para elevar a participação desta indústria nas CGVs e apontou que 77% dos países em desenvolvimento da amostra possuem baixa participação de suas respectivas indústrias minerais nas CGVs. O segundo objetivo da pesquisa foi analisar a eficiência e a produtividade dos países ricos em recursos minerais em realizar o upgrading nas CGVs além de investigar quais são os fatores que podem explicar a mudança de produtividade. Para esta finalidade, em uma primeira etapa, foi aplicada a técnica de análise envoltória de dados (DEA) e o índice de Malmquist. Em uma segunda etapa, foi empregado o modelo de efeito fixo para investigar os fatores que podem influenciar a mudança de produtividade. Os resultados apontaram que houve uma melhora significativa no índice de eficiência dos vinte países analisados entre 1995 à 2018 em realizar o upgrading nas CGVs a partir da indústria mineral. A média geral da Tfpch, ou seja, da produtividade total destes países, sugere que está ocorrendo um aumento da eficiência dos países, sobretudo nos países de economia emergente. Quando a Tfpch é decomposta em mudança de eficiência técnica (Effch) e mudança de eficiência tecnológica (Techch) observou- se que esta última vem contribuindo mais para propiciar o aumento da produtividade. O terceiro objetivo da pesquisa foi verificar se a implementação da PI orientada às CGVs na IMB está surtindo efeito ao longo do tempo e promovendo o upgrading. Para tanto foram ajustados modelos auto-regressivos de médias móveis e de intervenção para o período 2005-2020 sob um conjunto de dimensões que caracterizam esta política. Verificou- se que, dentre os seis instrumentos implementados na IMB: Investimento Estrangeiro Direto (IED), inovação, desenvolvimento de nichos especializados, desenvolvimento de empresas locais, integração regional, e sustentabilidade, somente os instrumentos referentes ao IED e inovação foram significativos, ou seja, seus efeitos foram perceptíveis ao longo do período analisado. Além disso, a análise descritiva mostrou que esses instrumentos foram eficazes em capturar valor nas CGVs. Por fim, o quarto e o último objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar os mecanismos propulsores de upgrading que podem favorecer a captura de valor da IMB nas CGVs. Utilizando o método empírico-indutivo, os resultados indicaram oportunidades de utilização das vantagens comparativas dinâmicas, no fortalecimento de ligações para frente da IMB e no desenvolvimento de fornecedores locais.
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ELISA PEREIRA MURAD
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AÇÕES EMPREENDEDORAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NO CONTEXTO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL
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Data: Mar 8, 2022
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Show Abstract
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A presente pesquisa tem como tema as ações empreendedoras sociais na educação básica no contexto de inovação educacional. Surge do entendimento de que diante de uma realidade complexa composta por múltiplas dimensões faz-se necessário desenvolver práticas inovadoras e processos de aprendizagem em que alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento e na busca de soluções para os problemas que existem na sociedade. Para isso, é importante uma educação que valorize a combinação dos saberes e proporcione um aprendizado que vá além das tradicionais salas de aula, explorando a potencialidade educativa de diferentes espaços e relações, em uma perspectiva cooperativa e solidária. Nesse contexto, se desenvolve a Ação Empreendedora Social (AES), contemplando a relação entre diferentes atores com foco em gerar transformações sociais a partir da educação, estimulando o protagonismo social por meio de ações dialógicas e colaborativas. Assim, articulam-se duas temáticas até então distantes: o Empreendedorismo Social e a Inovação Educacional, tendo em vista que não foram identificados estudos com foco em realizar essa aproximação. Portando, a fim de compreender como ocorre essas ações no contexto educacional, a pesquisa tem como questão: De qual maneira ocorre e quais são os elementos constituintes do processo de uma AES no contexto de inovação educacional? Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo e os elementos constituintes de uma AES no contexto de inovação educacional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso interpretativo de abordagem qualitativa de dois projetos desenvolvidos por estudantes em conjunto com seus professores com propósito de gerar soluções para as problemáticas identificadas em suas realidades, de modo a gerar mudanças positivas e significativas. São projetos que se destacam pelo protagonismo dos estudantes, pelo trabalho em equipe, pela criatividade e pela empatia, elementos esses que os tornaram reconhecidos por uma iniciativa global que premia iniciativas na educação. Para o levantamento de dados foram utilizadas como técnicas a análise de documento e a realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi realizada a Análise de Narrativa, a partir das falas dos entrevistados a respeito do histórico da iniciativa, os sentimentos, motivações e conhecimentos envolvidos, as atividades realizadas, os recursos mobilizados, a solução desenvolvida, os resultados obtidos, e questões relacionadas à inovação na educação e transformação social. Assim, buscou-se analisar o processo da AES tendo em vista os elementos que foram elaborados a partir da fundamentação teórica e do contato com o campo, os quais são: agente; ação coletiva e cooperativa; identificação de oportunidades; desenvolvimento da solução; intervenção; geração de valor social. A partir disso foi possível analisar as iniciativas e o contexto de inovação educacional, bem como os elementos da Ação, e assim compreender o processo de uma AES na Educação, culminando na criação de um esquema teórico para embasar novas ações inovadoras pela educação que visem gerar valor social. Por meio dos resultados foi possível identificar que os projetos desenvolvidos envolveram um processo de aprendizagem em que alunos, com a orientação de seus professores, realizaram reflexões, questionamentos e investigações, definiram problemáticas e empreenderam ações, por meio da identificação de oportunidades para resolver problemas sociais. Os estudantes, em interação com diferentes atores sociais, no contato com a comunidade e com os saberes do território, criaram soluções inovadoras para os problemas identificados, combinando conhecimentos e gerando intervenções, com foco em melhorias no processo para atender as necessidades percebidas. Ao final, vê-se o desenvolvimento dos indivíduos, contemplando uma gama de competências a partir da experiência com problemas reais, bem como a geração de valor social a partir das soluções elaboradas, as quais foram colocadas em prática. Deste modo, emerge a transformação social, a qual evidencia o protagonismo dos estudantes e o potencial que possuem de gerar mudanças positivas no mundo. Com isso, vê-se que a tese proposta no estudo foi respondida, concluindo que a Ação Empreendedora Social é um importante caminho para o desenvolvimento de novas práticas na educação que visam desenvolver estudantes como agentes de transformações, ao atuarem em iniciativas que geram valor social, a partir da identificação de oportunidades e da mobilização de recursos para gerar soluções inovadoras. Logo, a Ação ocorre em um contexto de inovação educacional, onde os sujeitos lidam com diferentes desafios, dentre eles os relativos a um modelo de educação tradicional que sofre constantes questionamentos, os quais demandam por mudanças e novas perspectivas. Nesse sentido, a abordagem defendida na presente tese torna-se relevante, por desvelar alternativas por meio de ações que visam gerar transformações por meio da formação de indivíduos, questão essa que ainda não foi identificada na literatura, mas que ganha interesse tendo em vista a importância do empreendedorismo social para a sociedade.
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MILENA ABREU ÁVILA
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AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA
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Data: Mar 7, 2022
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Show Abstract
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A ação empreendedora tem ganhado atenção tanto na literatura científica nacional quanto na internacional em contraponto à perspectiva individual do empreendedorismo, que centraliza o papel do indivíduo no processo empreendedor. Isto porque, a ação empreendedora enfatiza as práticas e os resultados desempenhados, podendo ser manifestada em diferentes âmbitos. Visto a relevância do papel da ação empreendedora e também o crescimento de estudos voltados para o empreendedorismo no setor público, a presente pesquisa tem como objeto de estudo ações empreendedoras de prefeituras municipais. No contexto público, o empreendedorismo tem sido compreendido mediante três marcos principais: a atuação dos agentes públicos em busca da resolução de problemas pontuais, a legitimação do papel do empreendedor público em prol de benefícios e lucro político e a atuação conjunta de indivíduos inseridos no interior e/ou no exterior das organizações públicas que buscam atuar em prol de transformações de todo o sistema organizacional da administração pública. O último marco se relaciona a definição da ação empreendedora no setor público, que pode ser conceituada como o estabelecimento de articulações entre Estado, Mercado e Sociedade em prol do atendimento dos interesses e necessidades coletivas. A ação empreendedora no setor público ainda é uma temática pouco explorada na literatura, contudo, alguns pesquisadores brasileiros têm se dedicado a temática. Os estudos de Nascimento e Andrade (2019) e Lacerda e Andrade (2021) propuseram o desenvolvimento de modelos teóricos para identificar como a ação empreendedora se incorpora no contexto público. Ambos os autores tiveram como marco a pesquisa de Spedale e Watson (2014) que propuseram um modelo de surgimento da ação empreendedora, identificando que o fenômeno pode ser estudado para além de uma perspectiva focada estritamente no contexto empresarial e no indivíduo. Lacerda e Andrade (2021) aperfeiçoaram o modelo teórico desenvolvido por Nascimento e Andrade (2019) identificando que a ação empreendedora no setor público ocorre mediante o entrelaçamento de algumas categorias chave: orientação de vida, ação individual ou coletiva, oportunidade ou situação de tensão, contexto organizacional, contexto externo, prática inovadora, interação e resultados sociais. Assim, o presente estudo objetiva verificar as interrelações entre as categorias do modelo teórico da ação empreendedora no setor público por meio do desenvolvimento de uma escala a ser aplicada em prefeituras municipais. Buscou-se compreender e conceituar as categorias da ação empreendedora no setor público, validar a face e o conteúdo da escala proposta e descrever os principais aspectos relacionados à ação empreendedora em prefeituras municipais. Em termos metodológicos esta pesquisa se caracteriza como exploratória e apresenta uma abordagem multimétodo. Elaborou-se um questionário estruturado que foi utilizado como o principal instrumento para coleta dos dados. Definiu-se como critério para seleção dos entrevistados servidores públicos ocupantes de cargo, emprego ou função pública em prefeituras de Minas Gerais. Os dados foram tabulados e operacionalizados nos softwares estatísticos: SPSS 22.0 e SmartPLS 3, sendo utilizadas técnicas de análise de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Destarte, a principal contribuição deste estudo é o entrelaçamento teórico e empírico, visto que mediante as análises realizadas foi possível identificar as categorias que mais se interrelacionam. Além disso, o instrumento desenvolvido pode ser utilizado como uma ferramenta para avaliar as capacidades e potencialidades empreendedoras das estruturas administrativas no âmbito municipal.
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MILENA ABREU ÁVILA
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AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA
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Data: Mar 7, 2022
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Show Abstract
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A ação empreendedora tem ganhado atenção tanto na literatura científica nacional quanto na internacional em contraponto à perspectiva individual do empreendedorismo, que centraliza o papel do indivíduo no processo empreendedor. Isto porque, a ação empreendedora enfatiza as práticas e os resultados desempenhados, podendo ser manifestada em diferentes âmbitos. Visto a relevância do papel da ação empreendedora e também o crescimento de estudos voltados para o empreendedorismo no setor público, a presente pesquisa tem como objeto de estudo ações empreendedoras de prefeituras municipais. No contexto público, o empreendedorismo tem sido compreendido mediante três marcos principais: a atuação dos agentes públicos em busca da resolução de problemas pontuais, a legitimação do papel do empreendedor público em prol de benefícios e lucro político e a atuação conjunta de indivíduos inseridos no interior e/ou no exterior das organizações públicas que buscam atuar em prol de transformações de todo o sistema organizacional da administração pública. O último marco se relaciona a definição da ação empreendedora no setor público, que pode ser conceituada como o estabelecimento de articulações entre Estado, Mercado e Sociedade em prol do atendimento dos interesses e necessidades coletivas. A ação empreendedora no setor público ainda é uma temática pouco explorada na literatura, contudo, alguns pesquisadores brasileiros têm se dedicado a temática. Os estudos de Nascimento e Andrade (2019) e Lacerda e Andrade (2021) propuseram o desenvolvimento de modelos teóricos para identificar como a ação empreendedora se incorpora no contexto público. Ambos os autores tiveram como marco a pesquisa de Spedale e Watson (2014) que propuseram um modelo de surgimento da ação empreendedora, identificando que o fenômeno pode ser estudado para além de uma perspectiva focada estritamente no contexto empresarial e no indivíduo. Lacerda e Andrade (2021) aperfeiçoaram o modelo teórico desenvolvido por Nascimento e Andrade (2019) identificando que a ação empreendedora no setor público ocorre mediante o entrelaçamento de algumas categorias chave: orientação de vida, ação individual ou coletiva, oportunidade ou situação de tensão, contexto organizacional, contexto externo, prática inovadora, interação e resultados sociais. Assim, o presente estudo objetiva verificar as interrelações entre as categorias do modelo teórico da ação empreendedora no setor público por meio do desenvolvimento de uma escala a ser aplicada em prefeituras municipais. Buscou-se compreender e conceituar as categorias da ação empreendedora no setor público, validar a face e o conteúdo da escala proposta e descrever os principais aspectos relacionados à ação empreendedora em prefeituras municipais. Em termos metodológicos esta pesquisa se caracteriza como exploratória e apresenta uma abordagem multimétodo. Elaborou-se um questionário estruturado que foi utilizado como o principal instrumento para coleta dos dados. Definiu-se como critério para seleção dos entrevistados servidores públicos ocupantes de cargo, emprego ou função pública em prefeituras de Minas Gerais. Os dados foram tabulados e operacionalizados nos softwares estatísticos: SPSS 22.0 e SmartPLS 3, sendo utilizadas técnicas de análise de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Destarte, a principal contribuição deste estudo é o entrelaçamento teórico e empírico, visto que mediante as análises realizadas foi possível identificar as categorias que mais se interrelacionam. Além disso, o instrumento desenvolvido pode ser utilizado como uma ferramenta para avaliar as capacidades e potencialidades empreendedoras das estruturas administrativas no âmbito municipal.
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MILENA ABREU ÁVILA
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AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA.
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Data: Mar 7, 2022
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Show Abstract
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A ação empreendedora tem ganhado atenção tanto na literatura científica nacional quanto na internacional em contraponto à perspectiva individual do empreendedorismo, que centraliza o papel do indivíduo no processo empreendedor. Isto porque, a ação empreendedora enfatiza as práticas e os resultados desempenhados, podendo ser manifestada em diferentes âmbitos. Visto a relevância do papel da ação empreendedora e também o crescimento de estudos voltados para o empreendedorismo no setor público, a presente pesquisa tem como objeto de estudo ações empreendedoras de prefeituras municipais. No contexto público, o empreendedorismo tem sido compreendido mediante três marcos principais: a atuação dos agentes públicos em busca da resolução de problemas pontuais, a legitimação do papel do empreendedor público em prol de benefícios e lucro político e a atuação conjunta de indivíduos inseridos no interior e/ou no exterior das organizações públicas que buscam atuar em prol de transformações de todo o sistema organizacional da administração pública. O último marco se relaciona a definição da ação empreendedora no setor público, que pode ser conceituada como o estabelecimento de articulações entre Estado, Mercado e Sociedade em prol do atendimento dos interesses e necessidades coletivas. A ação empreendedora no setor público ainda é uma temática pouco explorada na literatura, contudo, alguns pesquisadores brasileiros têm se dedicado a temática. Os estudos de Nascimento e Andrade (2019) e Lacerda e Andrade (2021) propuseram o desenvolvimento de modelos teóricos para identificar como a ação empreendedora se incorpora no contexto público. Ambos os autores tiveram como marco a pesquisa de Spedale e Watson (2014) que propuseram um modelo de surgimento da ação empreendedora, identificando que o fenômeno pode ser estudado para além de uma perspectiva focada estritamente no contexto empresarial e no indivíduo. Lacerda e Andrade (2021) aperfeiçoaram o modelo teórico desenvolvido por Nascimento e Andrade (2019) identificando que a ação empreendedora no setor público ocorre mediante o entrelaçamento de algumas categorias chave: orientação de vida, ação individual ou coletiva, oportunidade ou situação de tensão, contexto organizacional, contexto externo, prática inovadora, interação e resultados sociais. Assim, o presente estudo objetiva verificar as interrelações entre as categorias do modelo teórico da ação empreendedora no setor público por meio do desenvolvimento de uma escala a ser aplicada em prefeituras municipais. Buscou-se compreender e conceituar as categorias da ação empreendedora no setor público, validar a face e o conteúdo da escala proposta e descrever os principais aspectos relacionados à ação empreendedora em prefeituras municipais. Em termos metodológicos esta pesquisa se caracteriza como exploratória e apresenta uma abordagem multimétodo. Elaborou-se um questionário estruturado que foi utilizado como o principal instrumento para coleta dos dados. Definiu-se como critério para seleção dos entrevistados servidores públicos ocupantes de cargo, emprego ou função pública em prefeituras de Minas Gerais. Os dados foram tabulados e operacionalizados nos softwares estatísticos: SPSS 22.0 e SmartPLS 3, sendo utilizadas técnicas de análise de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Destarte, a principal contribuição deste estudo é o entrelaçamento teórico e empírico, visto que mediante as análises realizadas foi possível identificar as categorias que mais se interrelacionam. Além disso, o instrumento desenvolvido pode ser utilizado como uma ferramenta para avaliar as capacidades e potencialidades empreendedoras das estruturas administrativas no âmbito municipal.
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FERNANDA CAVALHEIRO RUFFINO RAUBER
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CARREIRAS COM A TATUAGEM: UMA ANÁLISE TEMÁTICA SOBRE AS TRAJETÓRIAS DE TATUADORES.
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Data: Feb 14, 2022
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Show Abstract
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O estudo sobre carreiras possibilita abranger sujeitos e contextos em suas análises, oferecendo abordagens por meio das quais é possível compreender trajetórias individuais situadas histórica e socialmente. Com efeito, estudar as carreiras abrange questões pertinentes para os estudos organizacionais e para as pesquisas em administração, além de alcançar ocupações diversas nas sociedades, regulamentadas ou não, formais ou informais, com atividades artísticas, culturais e sociais. Neste sentido, é pertinente estudar a carreira de tatuadores, especificamente por não se tratar de uma carreira convencional e que envolve aspectos marcantes no que se refere à sua aceitação ou não pela sociedade, ao reconhecimento ou não do público e das instituições de trabalho. Além disso, a ocupação de tatuador vem apresentando expansão na forma de uma atividade mercantil no contexto brasileiro. Assim, esta pesquisa teve por objetivo central apreender as experiências vividas por tatuadores em suas trajetórias de vida, particularizando as dimensões objetiva e subjetiva da carreira. Os procedimentos metodológicos seguiram uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados realizada por meio das técnicas de pesquisa documental e entrevista narrativa complementada pelo uso do diário de campo. Os sujeitos de pesquisa foram aqueles atuantes na ocupação de tatuador na cidade de São Paulo em estúdios de tatuagem formalmente registrados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temática. A análise da dimensão objetiva da carreira dos tatuadores evidenciou movimentos ambivalentes considerando o contexto ao longo do tempo: a) a presença crescente de orientações para estruturação do trabalho, sobretudo, para a formalização, a fiscalização e a biossegurança nos estúdios de tatuagem; b) a ausência contínua do registro da ocupação que envolve a tatuagem em seres humanos dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Com a análise da dimensão subjetiva foi revelado que os tatuadores reconhecem e estabelecem interconexões com contextos diversos para a construção de suas carreiras. Estas foram indicadas como construções que não derivam unicamente do exercício ocupacional individualizado em estúdio de tatuagem, de outro modo, recobrem também outras experiências em contextos, espaços e tempos no decorrer de suas trajetórias de vida. Nesse sentido, a ligação com expressões artísticas desde a infância, a realização de cursos de pintura e artes antes da decisão pelo exercício ocupacional, além das interações sociais na família e nos contextos de trabalho, foram narrados como relevantes para a construção da carreira. O contexto com a virtualização crescente modificou em alguma medida os processos de trabalho, sendo que a carreira foi apresentada como construção de redes de relacionamento também com o uso de plataformas digitais. A busca pela valorização artística e cultural da atividade ao longo do tempo, o atendimento do mercado consumidor por meio dos estúdios de tatuagem com critérios de biossegurança, bem como o uso de plataformas digitais, foram revelados como contribuintes para a projeção de uma imagem de carreira e trabalho profissionalizados. Além disso, interpretaram que essas condutas auxiliam no confronto de questões de estigma que ainda podem incidir sobre as suas carreiras, de outros tatuadores e das pessoas tatuadas.
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ISABEL TASSIANE ALVES SEVERINO
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FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS EVENTOS COM EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NEGOCIADAS NA B3
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Data: Feb 14, 2022
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Show Abstract
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A literatura empírica e alguns modelos teóricos existentes evidenciam que as operações de fusões e aquisições podem resultar na geração de sinergias para as organizações. Desse modo, este trabalho busca investigar se as fusões e aquisições das empresas do setor de saúde brasileiro geram ganhos sinérgicos. Utilizando dados de empresas do setor de saúde que possuem capital aberto e estão listas na bolsa de valores brasileira B3, foram analisadas as operações de F&A ocorridas no período entre 2013 a 2018. As informações sobre as negociações de F&A foram obtidas dos fatos relevantes divulgados pela B3, enquanto as informações contábeis foram extraídas da base de dados Economática ®. Utilizando para a análise o método de diferenças de médias e o modelo de regressão linear diff-in-diff foi verificada a geração de sinergia por meio de indicadores de criação de valor, de sinergia operacional, além dos de rentabilidade e lucratividade. Os resultados dos testes realizados evidenciam que as fusões e aquisições não resultaram em ganhos sinérgicos para as organizações analisadas. Percebe-se ainda que o efeito pós-fusões e aquisições impactaram de forma negativa alguns indicadores financeiros. Desse modo, os resultados reforçam a importância de avaliar se existem as condições adequadas para a obtenção de ganhos sinérgicos antes de adotar esse tipo de operação.
Palavras-chave: Fusões e Aquisições. Ganhos Sinérgicos. Setor de Saúde.
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LOUISE RODRIGUES SILVA
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CARREIRAS DE MULHERES NEGRAS EM PROFISSÕES PRODUZIDAS COMO IMPERIAIS: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL.
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Data: Feb 11, 2022
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Show Abstract
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Essa dissertação traz a proposta de utilizar a interseccionalidade como ferramenta analítica para apreender a articulação de múltiplos demarcadores de diferenças e desigualdade trabalhando com o conceito de interseccionalidade, que envolve a articulação das múltiplas dimensões que, interrelacionadas, atuam na construção de desigualdades, sublinhadas por: gênero, raça, classe. O conceito de interseccionalidade, ferramenta teórica, metodológica e ativista, propõe articular, em conjunto, os marcadores de diferenças identitárias sociais que produzem injustiças sociais. Foram evidenciados debates e aspectos relevantes das relações entre interseccionalidade e carreira. Esta dissertação trouxe as profissões produzidas como imperiais: medicina, advocacia e engenharia. Ao deparar com a construção sócio histórica brasileira observou-se que há um maior número de mulheres negras em carreiras subalternizadas, como as trabalhadoras domésticas. Essas construções se opõem aos espaços sociais de protagonistas e em posições em profissões imperais. Diante deste cenário, e de dados socioeconômicos que foram apresentados, emergiu a necessidade de fazer uma análise do ponto de vista de gênero, raça e classe, e essa pesquisa buscou reflexões dos fatores que geram consequências na ascensão social de mulheres negras, e o papel coletivo da sociedade e dos marcadores identitários nesse processo. Compreendo a importância de perceber interseccionalmente os grupos construídos como marginalizados, e que não se findam nas mulheres negras. Apesar disso, essa dissertação foi pensada no recorte das carreiras construídas como imperiais e a participação das mulheres negras na contemporaneidade. Diante disso, está dissertação buscou responder como marcadores estruturais de diferenças identitárias de mulheres negras afetam o processo de construção de carreiras em profissões imperiais.
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KARINA KELEN DA CRUZ
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FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: ESTUDO DE ATITUDES, CRENÇAS, VALORES E VIESES EM DECISÕES FINANCEIRAS DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA E PÓS-GRADUANDOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
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Data: Feb 10, 2022
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As decisões que envolvem aspectos financeiros são complexas considerando que o dinheiro tem vários significados e múltiplas representações as quais variam de pessoa para pessoa e entre culturas. Tal complexidade tem despertado o interesse dos pesquisadores em investigar as atitudes e comportamentos das pessoas com relação ao dinheiro e suas escolhas financeiras. Diante da importância do tema, almejando a contribuição ao campo de Finanças Comportamentais e Psicologia Econômica, o presente trabalho tem por objetivo identificar se os vieses Efeito Certeza, Efeito Reflexão e Efeito Isolamento estão presentes na tomada de decisão financeira dos estudantes (graduandos do curso de Agronomia e graduados em Agronomia que estão realizando pós-graduação) de uma universidade pública brasileira, e se é possível observar associações entre seu comportamento financeiro, perfil e a possível existência desses vieses em suas tomadas de decisões. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, quantitativa exploratória-descritiva, por meio da aplicação de uma survey aos estudantes. Os dados coletados foram processados nos softwares Excel e IBM SPSS e analisados por meio de estatística descritiva, aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson de independência e aderência, teste exato de Fisher, análise do coeficiente Phi, estatística V de Cramer e Resíduo ajustado. A partir dos resultados, as hipóteses testadas mostraram-se coerentes ao levantamento teórico, assim, conclui-se que para a amostra estudada, os vieses efeito certeza, efeito reflexão e isolamento estão presentes na tomada de decisão dos estudantes, e que de tal modo, esses não agem de forma estritamente racional, sendo suas preferências nem sempre amparadas somente em sua utilidade atribuída. Além disso, o comportamento financeiro dos estudantes é dependente do sexo, experiência/conhecimento financeiro, origem da renda, experiência familiar e referências financeiras ao longo do tempo. Em síntese, entende-se que este trabalho contribui para a ampliação ao debate do campo das Finanças Comportamentais e ao público estudado, por apresentar implicações sobre os aspectos comportamentais que podem influenciar em sua tomada de decisão financeira.
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