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SANDRA MARTINS CARLOS RIBEIRO
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UMA PROPOSTA DE JOGO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFORÇANDO CONCEITOS DE PORCENTAGEM.
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Data: 26/11/2021
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O presente trabalho apresenta a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e em Minas Gerais. Narrando todo estudo desde a época dos Jesuítas, com a vinda da Família Real para o Brasil, até a presente data. Além de trazer as especificidades do público que a frequenta. Ressalta-se que os alunos da EJA possuem um perfil diferenciado, pois a maior parte deles esteve afastada da escola por vários motivos, tanto econômicos como sociais. A maioria dos discentes dessa modalidade são pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, chegando à escola, cansados. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação de ensino e aprendizagem não fique rotineira e desgastante, principalmente na Matemática. Através de uma busca de trabalhos científicos, de artigos, dissertações e teses de vários autores foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, visando averiguar a importância dos jogos para facilitar o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente na EJA. Assim, trazemos a proposta de utilização de um jogo de tabuleiro, chamado de Trilha Financeira, de modo a tornar a aprendizagem lúdica, buscando minimizar as dificuldades presentes nos conteúdos trabalhados com Porcentagens, aproveitando desta forma a interação social já existente, considerando a experiência de vida do aluno da EJA e visando colaborar com a resolução dos problemas no cotidiano dos alunos.
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ELTON RODRIGO DE MORAES
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CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA CIDADE DE MINAS GERAIS.
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Data: 24/11/2021
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Pesquisas apontam que nos anos iniciais do ensino fundamental a matemática e principalmente, a geometria, são muitas vezes negligenciadas. Isso se dá por uma série de fatores, como o fato da maioria dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano) possuírem formação em cursos de Magistério e Pedagogia, os quais apresentam pouco conteúdo de Matemática em sua grade curricular (CAZORLA; SANTANA, 2005), (CLESAR; GIRAFFA, 2020). Sousa (2019) fez um estudo sobre os cursos de pedagogia em Minas Gerais e aponta para essa realidade. Para Lorenzato (1995), esta é uma das principais razões que contribuem para a falta de conhecimentos geométricos necessários por parte dos professores e consequentemente resultam em um ensino deficiente da geometria. Pensando em mudar esse cenário a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - MG, em 2019, incluiu uma aula de geometria por semana nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo lecionada por um professor específico licenciado em matemática. O objetivo dessa pesquisa é contribuir com o ensino de geometria nos anos iniciais, relatando as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de geometria em sala de aula, além das dificuldades encontradas. Foi feita uma pesquisa de campo utilizando uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977).
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MÁRCIA MARIA CARDOSO
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O USO DO SOFTWARE CALC PARA O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NA EJA.
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Data: 27/10/2021
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A busca por novos métodos de ensino não é recente uma vez que, o uso de tecnologias e inovação vem se mostrado eficiente no contexto educacional nas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática utilizando o Software Calc, que pode ser utilizada nas aulas para o ensino de estatística com ênfase na obtenção e organização de dados e na construção de gráficos para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica seguida da elaboração de atividades práticas utilizando o Software Calc. O processo de ensino e aprendizagem de gráficos é de suma importância devido a grande variedade de textos estatísticos que circulam no nosso meio. O uso do computador e do Software Calc possibilita, de forma mais interessante, a construção de tabelas bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no desenvolvimento das atividades. Por isso, este trabalho se torna relevante contribuindo com um material didático que representa a união da educação tecnológica associada ao ensino formal podendo contribuir no que diz respeito a reflexão e análise de informações estatísticas do cotidiano.
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ELSIVÂNIA SANTANA CARVALHO
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PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM O USO DA FERRAMENTA GEOGEBRABOOK.
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Data: 21/10/2021
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Este trabalho consiste na apresentação de uma abordagem para a resolução de problemas de Otimização Linear no Ensino Médio. Para embasamento sobre Programação Linear (PL) e ProgramaçãoInteira (PI), apresenta-se alguns problemas e métodos de solução, a fim de maximizar ou minimizar a função objetivo, determinando, assim, a solução ótima. Para isso, aborda-se o processo de Modelagem Matemática e, a caracterização e importância do modelo no contexto da resolução de problemas de otimização. A presente proposta inclui uma sequência de problemas de programação linear e, é realizada com o uso de uma tecnologia digital, a ferramenta GeoGebraBook, disponibilizada de forma online e gratuita pelo software matemático GeoGebra. O uso do GeoGebraBook possibilita a visualização gráfica e a verificação de propriedades matemáticas de forma dinâmica e interativa. Com esta proposta, busca-se estimular os alunos para o estudo da Matemática, mostrando possibilidades de aplicação desta disciplina em outros contextos, bem como, pretende incentivar professores a abordar problemas de otimização em suas aulas de Matemática no Ensino Médio.
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GABRIELA EGIDIO PENHA SILVA
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UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEORIA DOS CONJUNTOS E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA.
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Data: 18/10/2021
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Esta dissertação consiste em uma revisão de literatura sobre o papel da Teoria dos Conjuntos nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, que teve auge nas décadas de 1960 e 1970. Foi realizado um estudo sobre as evoluções da Matemática que serviram como inspiração para o Movimento da Matemática Moderna. Buscou-se entender os objetivos e motivações desse movimento, bem como sua difusão no Brasil. Relatou-se o declínio do Movimento da Matemática Moderna, ocorrido em meados da década de 1970, bem como o legado dessa iniciativa para o ensino da Matemática. Com base em livros didáticos e outras fontes, foi possível entender que, nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, a Teoria dos Conjuntos representava uma forma de promover um tratamento uniforme e rigoroso para a Matemática estudada na Educação Básica. Além disso, apresentou-se principais conceitos e resultados de tópicos da Teoria dos Conjuntos que passaram a ser tratados na Educação Básica por influência do Movimento da Matemática Moderna.
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