Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • ADÉRLON CARLOS DE MOURA
  • O uso da impressão 3D como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática da Educação Básica

  • Orientador : HELVECIO GEOVANI FARGNOLI FILHO
  • Data: 26/04/2024
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  • O objetivo desta dissertação é investigar o uso de impressão 3D como uma ferramenta pedagógica inovadora para ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A pesquisa começa com um resumo histórico da impressão 3D que descreve a evolução da tecnologia, incluindo marcos e inovações ao longo do tempo. Depois dessa breve introdução, os princípios e o funcionamento da impressão 3D são apresentados, o que fornece uma compreensão mais profunda do processo de produção e das possíveis aplicações da tecnologia. A dissertação continua a contextualizar a impressão 3D dentro do sistema educacional brasileiro, onde a Base Nacional Comum Curricular descreve áreas de conhecimento, habilidades e competências que devem ser adquiridas nas escolas do Brasil. O trabalho propõe várias vertentes de assegurar a impressão 3D em sala de aula, desde a criação dos próprios jogos educativos até os planos de aula concebidos recentemente, que fornecem uma abordagem mais tangível e visualmente estimulante dos conceitos matemáticos. O trabalho sugere a adoção da impressão 3D para preparar planos detalhados envolvendo os temas apresentados, como teorema de Pitágoras, volume de pirâmides, função afim e outros. Além disso, o trabalho fornece as reflexões sobre os desafios e limitações da implementação da impressão 3D em sala de aula e fornece possíveis soluções e sugestões para garantir um aprendizado mais eficaz . O apêndice apresenta um guia para a impressão 3D na sala de aula, destinado a ajudar os professores a realizar impressões 3D pela primeira vez. Por fim, a dissertação destaca a importância da integração da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática, ressaltando seu papel na promoção da criatividade, do pensamento crítico e na construção de uma educação mais engajadora e inclusiva para os alunos da educação básica.

  • THAÍS CRISTINA BARROS MACHADO
  • A matriz de Leslie aplicada no segundo ano do Ensino Médio

  • Orientador : MARIA DO CARMO PACHECO DE TOLEDO COSTA
  • Data: 26/04/2024
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  • O modelo de Leslie é um modelo matemático utilizado para prever o crescimento e a distribuição de uma população feminina ao passar do tempo. O modelo calcula o número de indivíduos femininos distribuído em faixas etárias no próximo período de tempo, por meio da multiplicação da chamada matriz de Leslie por uma matriz coluna que contém a distribuição etária inicial feminina da população. Abordamos inicialmente conceitos de Álgebra Linear importantes para compreender o modelo de Leslie, como autovalor, autovetor e diagonalização de matrizes. Fizemos um estudo detalhado da matriz de Leslie, demonstramos os principais resultados e como um exemplo aplicamos o modelo para a população feminina do estado de Minas Gerais utilizando as informações do IBGE a partir do ano de 2010. O objetivo deste trabalho é analisar como o modelo de Leslie pode contribuir para o aprendizado da multiplicação de matrizes, proporcionando ao aluno uma visualização da aplicabilidade de matrizes. Para atender este objetivo foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, que trabalha de maneira construtiva o modelo de Leslie em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública no sul de Minas Gerais. A sequência didática é composta por três atividades contextualizadas que introduz a matriz de Leslie e um questionário para saber a opinião dos alunos sobre as atividades. Para realizar as multiplicações com matrizes foi usado o aplicativo Matrix Calculator. Os resultados da aplicação da sequência didática foram positivos, os alunos gostaram e se sentiram motivados com a atividade diferenciada, mesmos com algumas dificuldades e erros matemáticos cometidos por eles. O uso do aplicativo contribuiu com os resultados positivos, pois tornou a atividade mais chamativa e proporcionou aprofundar na situação problema. Enfim, a sequência didática possibilitou mostrar uma aplicação para o conteúdo de matriz, tornou a aula de matemática mais interessante e tangível.

  • PATRICH FABRICIO GABRIEL
  • Teoremas de Stokes e de Green: aplicação com o planímetro

  • Orientador : ADRIANA XAVIER FREITAS
  • Data: 23/04/2024
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  • Este trabalho versa sobre o Teorema de Green e o Teorema de Stokes, abordando uma breve história sobre os teoremas e os estudiosos que dão nome a eles. Para o estudo dos teoremas, se faz uma revisão de pré-requisitos necessários por meio de um capítulo específico antes de aprofundar nos dois teoremas em si. É utilizada uma metodologia qualitativo explicatória, por meio da qual levantam-se pontos importantes ao se aplicar os teoremas na educação básica, utilizando para isso o planímetro. E por fim, são propostas atividades que possam usar o planímetro na resolução de cálculo de áreas de figuras diversas.

2023
Descrição
  • NAYARA CARVALHO SANTOS DA SILVA
  • ESTUDO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 


  • Orientador : GRAZIANE SALES TEODORO
  • Data: 20/12/2023
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  • O presente trabalho faz um estudo sobre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais, procura conhecer suas prováveis influências e apresentar possíveis soluções práticas que ajudem alunos(as) e professores(as) a superar essa dificuldade. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Realizou-se um estudo de campo, no qual foi aplicada uma sequência didática que aborda inicialmente as crenças já existente dos(as) alunos(as), assim como suas emoções e atitudes ao desenvolver as atividades matemáticas solicitadas e por fim uma roda de conversa para verificar os pontos de mais atenção citados pelos(as) alunos(as) sobre suas percepções, listando possíveis soluções práticas para uso de aluno(as) e/ou professores(as). A pesquisa foi desenvolvida nas turmas do sexto ao nono ano, de uma escola cristã da rede privada na cidade de Divinópolis – MG, nas quais a pesquisadora leciona.Durante o decorrer das atividades foi possível notar que nem todas as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem da Matemática são de cunho cognitivo. Existem muitas influências afetivas e emocionais, como a não identificação com o(a) professor(a), crenças anteriores limitantes em relação à Matemática ou ansiedade do aluno perante os temas estudados nos momentos ou anteriormente.


  • APARECIDA DOS REIS EUFRASIO PEREIRA
  • Mapeamento e análise de projetos aprovados na chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018: ações para equidade de gênero nas ciências exatas

  • Orientador : EVELISE ROMAN CORBALAN GOIS FREIRE
  • Data: 09/12/2023
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  • Esta dissertação, de abordagem qualitativa, tem o objetivo realizar um
    mapeamento dos projetos que foram aprovados na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018
    - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, e por meio deste estabelecer
    categorias que favoreçam a análise dos dados com o propósito de incentivar a
    divulgação de tais projetos que apoiam e contribuem para a difusão de conhecimento
    nas áreas estabelecidas na Chamada em questão para o público feminino. Para
    desenvolver este mapeamento realizou-se a análise de conteúdo, de documentos,
    relacionados à Chamada e levantamento de dados, segundo três fases fundamentais
    listadas por Godoy (1995, p. 24) "pré-análise, exploração do material e tratamento dos
    resultados". Assim, constatou-se que a região brasileira e a Instituição com o índice de
    mais projetos aprovados é a Região Sul (29,2 %) e a Universidade Federal de Alagoas
    com 6 projetos, respectivamente. Na área de conhecimento dos projetos, a categoria
    Interdisciplinar foi a que teve mais representação, enquanto que esta categoria em
    relação aos(as) coordenadores(as), com ênfase na primeira Graduação, é a Engenharia.
    Alguns projetos não foram identificados, nem sequer o nome, depois de uma busca
    árdua mediante variados métodos de tentativas. E, dos que foram identificados, apenas
    uma parcela, pouco mais da metade, mantém ou mantiveram (no caso de o projeto estar
    concluído) um contato com o público em geral por meio de redes sociais ou páginas na
    web. O que sugere que uma divulgação ampla dos projetos se faz necessária e, buscando
    contribuir efetivamente nessa tarefa essa pesquisa resultou em um trabalho diferente,
    apresentando uma nova maneira de conhecer os projetos apoiados na Chamada
    CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação,
    utilizando a ferramenta Instagram, como meio de divulgação sem fins lucrativos.

2022
Descrição
  • ANDRÉ RENAN PEREIRA
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇÕES TRATADAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO CÁLCULO DIFERENCIAL

  • Data: 23/02/2022
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  • A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é conhecida pelos estudantes, como uma disciplina difícil, com alta taxa de não aprovação. E isso causa emoções negativas nesses estudantes proporcionando bloqueios e aumentando ainda mais a chance de insucesso dos mesmos. O que alguns não sabem, é que esta disciplina já compôs o currículo da educação básica, sendo definitivamente excluída do currículo na década de 1960 com o Movimento da Matemática Moderna. No entanto, a inexistência na grade curricular não implica em uma proibição em estudar Cálculo Diferencial durante o Ensino Médio. Nesse contexto, o presente trabalho propõe abordar algumas estratégias de como o Cálculo Diferencial pode ser inserido no Ensino Médio, no estudo das propriedades de funções. Visto que nos estudos das funções e suas propriedades é comum aos estudantes de Ensino Médio lidar com taxa de variação, pontos de máximos e mínimos e também o conceito de aproximação. Desta forma, a familiarização de algumas ideias do Cálculo Diferencial pode auxiliar a compreensão de conceitos vinculados às funções estudadas no Ensino Médio, dando mais significado aos estudos, evitando um simples acúmulo de fórmulas e a memorização de conceitos. Podendo também auxiliar estudantes que pretendem seguir na área das Ciências Exatas, pois a familiarização precoce de conceitos atrelados ao Cálculo Diferencial e Integral humaniza a disciplina evitando bloqueios na aprendizagem.

2021
Descrição
  • SANDRA MARTINS CARLOS RIBEIRO
  • UMA PROPOSTA DE JOGO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFORÇANDO CONCEITOS DE PORCENTAGEM.

  • Data: 26/11/2021
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  • O presente trabalho apresenta a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e em Minas Gerais. Narrando todo estudo desde a época dos Jesuítas, com a vinda da Família Real para o Brasil, até a presente data. Além de trazer as especificidades do público que a frequenta. Ressalta-se que os alunos da EJA possuem um perfil diferenciado, pois a maior parte deles esteve afastada da escola por vários motivos, tanto econômicos como sociais. A maioria dos discentes dessa modalidade são pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, chegando à escola, cansados. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação de ensino e aprendizagem não fique rotineira e desgastante, principalmente na Matemática. Através de uma busca de trabalhos científicos, de artigos, dissertações e teses de vários autores foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, visando averiguar a importância dos jogos para facilitar o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente na EJA. Assim, trazemos a proposta de utilização de um jogo de tabuleiro, chamado de Trilha Financeira, de modo a tornar a aprendizagem lúdica, buscando minimizar as dificuldades presentes nos conteúdos trabalhados com Porcentagens, aproveitando desta forma a interação social já existente, considerando a experiência de vida do aluno da EJA e visando colaborar com a resolução dos problemas no cotidiano dos alunos.

  • ELTON RODRIGO DE MORAES
  • CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA CIDADE DE MINAS GERAIS.

  • Data: 24/11/2021
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  • Pesquisas apontam que nos anos iniciais do ensino fundamental a matemática e principalmente, a geometria, são muitas vezes negligenciadas. Isso se dá por uma série de fatores, como o fato da maioria dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano) possuírem formação em cursos de Magistério e Pedagogia, os quais apresentam pouco conteúdo de Matemática em sua grade curricular (CAZORLA; SANTANA, 2005), (CLESAR; GIRAFFA, 2020). Sousa (2019) fez um estudo sobre os cursos de pedagogia em Minas Gerais e aponta para essa realidade. Para Lorenzato (1995), esta é uma das principais razões que contribuem para a falta de conhecimentos geométricos necessários por parte dos professores e consequentemente resultam em um ensino deficiente da geometria. Pensando em mudar esse cenário a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre - MG, em 2019, incluiu uma aula de geometria por semana nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo lecionada por um professor específico licenciado em matemática. O objetivo dessa pesquisa é contribuir com o ensino de geometria nos anos iniciais, relatando as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de geometria em sala de aula, além das dificuldades encontradas. Foi feita uma pesquisa de campo utilizando uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977).

  • MÁRCIA MARIA CARDOSO
  • O USO DO SOFTWARE CALC PARA O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NA EJA.

  • Data: 27/10/2021
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  • A busca por novos métodos de ensino não é recente uma vez que, o uso de tecnologias e inovação vem se mostrado eficiente no contexto educacional nas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática utilizando o Software Calc, que pode ser utilizada nas aulas para o ensino de estatística com ênfase na obtenção e organização de dados e na construção de gráficos para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica seguida da elaboração de atividades práticas utilizando o Software Calc. O processo de ensino e aprendizagem de gráficos é de suma importância devido a grande variedade de textos estatísticos que circulam no nosso meio. O uso do computador e do Software Calc possibilita, de forma mais interessante, a construção de tabelas bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no desenvolvimento das atividades. Por isso, este trabalho se torna relevante contribuindo com um material didático que representa a união da educação tecnológica associada ao ensino formal podendo contribuir no que diz respeito a reflexão e análise de informações estatísticas do cotidiano.

  • ELSIVÂNIA SANTANA CARVALHO
  • PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM O USO DA FERRAMENTA GEOGEBRABOOK.

  • Data: 21/10/2021
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  • Este trabalho consiste na apresentação de uma abordagem para a resolução de problemas de Otimização Linear no Ensino Médio. Para embasamento sobre Programação Linear (PL) e ProgramaçãoInteira (PI), apresenta-se alguns problemas e métodos de solução, a fim de maximizar ou minimizar a função objetivo, determinando, assim, a solução ótima. Para isso, aborda-se o processo de Modelagem Matemática e, a caracterização e importância do modelo no contexto da resolução de problemas de otimização. A presente proposta inclui uma sequência de problemas de programação linear e, é realizada com o uso de uma tecnologia digital, a ferramenta GeoGebraBook, disponibilizada de forma online e gratuita pelo software matemático GeoGebra. O uso do GeoGebraBook possibilita a visualização gráfica e a verificação de propriedades matemáticas de forma dinâmica e interativa. Com esta proposta, busca-se estimular os alunos para o estudo da Matemática, mostrando possibilidades de aplicação desta disciplina em outros contextos, bem como, pretende incentivar professores a abordar problemas de otimização em
    suas aulas de Matemática no Ensino Médio.

  • GABRIELA EGIDIO PENHA SILVA
  • UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEORIA DOS CONJUNTOS E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA.

  • Data: 18/10/2021
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  • Esta dissertação consiste em uma revisão de literatura sobre o papel da Teoria dos Conjuntos nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, que teve auge nas décadas de 1960 e 1970. Foi realizado um estudo sobre as evoluções da Matemática que serviram como inspiração para o Movimento da Matemática Moderna. Buscou-se entender os objetivos e motivações desse movimento, bem como sua difusão no Brasil. Relatou-se o declínio do Movimento da Matemática Moderna, ocorrido em meados da década de 1970, bem como o legado dessa iniciativa para o ensino da Matemática. Com base em livros didáticos e outras fontes, foi possível entender que, nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, a Teoria dos Conjuntos representava uma forma de promover um tratamento uniforme e rigoroso para a Matemática estudada na Educação Básica. Além disso, apresentou-se principais conceitos e resultados de tópicos da Teoria dos Conjuntos que passaram a ser tratados na Educação Básica por influência do Movimento da Matemática Moderna.

  • THAÍSE GRACIELE DE CASTRO SILVA
  • RESGATANDO O PRAZER EM SE APRENDER MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AOS ALUNOS DO SEXTO ANO.

  • Data: 18/08/2021
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  • MARIANA GONÇALVES COSTA
  • A AFETIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINACEIRA

  • Data: 16/07/2021
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  • ANTONIO MARCOS CARVALHO DE SOUSA
  • O CORPO DOS NÚMEROS COMPLEXOS SOB A ÓTICA HISTÓRICA, PRÁTICA E DIDÁTICA.

  • Data: 26/02/2021
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2020
Descrição
  • FILIPE CÉSAR ARCHÂNGELO E SILVA
  • CADEIAS DE MARKOV - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.

  • Data: 15/12/2020
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  • JUNIANE ELLEN DA CUNHA LARA
  • ESTUDANDO FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM O LANÇAMENTO DE OBJETOS - ATIVIDADES COM O CELULAR E GEOGEBRA.

  • Data: 11/12/2020
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  • MARIANA MERCÍLIO DE OLIVEIRA
  • GEOMETRIA DO TÁXI: UMA INTRODUÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 26/11/2020
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  • NÃO INFORMADO

  • VIVIAN DA SILVEIRA MIRANDA
  • EXPLORANDO OS NÚMEROS PRIMOS E UMA DE SUAS APLICAÇÕES ATUAIS: A CRIPTOGRAFIA.

  • Data: 24/11/2020
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  • KARINA DE KASSIA ABREU
  • UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Data: 27/08/2020
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  • JONAS DUTRA SOARES
  • PROBABILIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR NO ENSINO MÉDIO.

  • Data: 23/07/2020
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  • RENATO RESENDES FLÔRES
  • O ENSINO DE FUNÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA.

  • Data: 08/06/2020
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