Descrição |
|
-
THAYRINE VILAS BÔAS
-
O CRONOTOPO BAKHTINIANO EM "A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA", DE JOÃO GUIMARÃES ROSA.
-
Data: 22/10/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a novela “A hora e a vez de Augusto Matraga”, presente no livro “Sagarana”, de João Guimarães Rosa, na qual foi adotada, como foco principal, a saga do personagem Augusto Matraga. Nesse contexto, buscou-se responder ao seguinte problema de investigação: como se configura o rito de passagem do personagem Matraga? Fundamentado nos conceitos de cronotopo, acontecimento e mito, assume-se como objetivo geral nesta pesquisa: a partir de tais conceitos, uma análise interpretativa da constituição do rito de passagem do personagem Augusto Matraga. E, como objetivos específicos, buscou-se investigar as nuances da filosofia kantiana na elaboração do conceito bakhtiniano e identificar os elementos constitutivos do embate na novela roseana. Quanto à metodologia, trata-se de estudo qualitativo com procedimento de revisão bibliográfica e ancora-se no referencial teórico de Mikhail Bakhtin e Immanuel Kant para uma delimitação conceitual das ideias de cronotopo e de acontecimento na perspectiva bakhtiniana, além de outros que dialoguem com a temática apresentada. Com esta pesquisa, foi possível alcançar a conclusão segundo a qual a trajetória do personagem se define na relação com os espaços que percorre e com o tempo no qual vai se delineando uma travessia, através da sequência dos acontecimentos que leva ao embate do personagem consigo mesmo.
|
|
|
-
NATÁLIA RODRIGUES SILVA DO NASCIMENTO
-
"HÁ MUITO TEMPO, EM UMA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE...”: ANÁLISE DIALÉTICO-DIALÓGICA DO TOM/DA ENTONAÇÃO DA EQUIPE AUTORAL DE UM FANFILME DE STAR WARS.
-
Data: 28/09/2021
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo precípuo do presente estudo é fazer uma análise dialético-dialógica (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) da constituição verbivocovisual do fanfilme “Hoshino - Star Wars Fan Film” (VITALE; CARRASCO, 2016), a fim de perceber, por meio das escolhas feitas pela equipe autoral, a entonação ou o tom emotivo-volitivo que revela o projeto de sentido dos produtores desse enunciado, inserido na corrente enunciativa. Tal objetivo principal se divide em três objetivos específicos: 1) discorrer acerca dos conceitos de gênero do discurso e de enunciado a partir do viés teórico do Círculo de Bakhtin e, por meio desses conceitos, sobre o campo de atividade humana em que o fanfilme tem vida (o fandom), o qual define as características composicionais, temáticas e estilísticas desse enunciado concreto; 2) abordar o conceito de tom ou entonação para a teoria bakhtiniana; e 3) propor um diálogo entre as concepções do Círculo e o conceito de verbivocovisualidade, a fim de ter subsídios teóricos e metodológicos para a análise do corpus. Nesse sentido, a justificativa da presente análise está não só na relevância que os estudos sobre a verbivocovisualidade têm assumido nas pesquisas do campo bakhtiniano, mas, também, na importância de análises que assumem o viés metodológico dialético-dialógico e que têm como objeto gêneros discursivos em ampla produção, circulação e recepção na atualidade, mormente os que se inserem nos contextos digitais e tecnológicos, como os fanfilmes. O embasamento teórico principal se concentra na obra dos estudiosos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016 [1979]; 2017 [1979]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; 2019 [1930]), com ênfase nos conceitos de gêneros do discurso, enunciado e entonação/tom emotivo-volitivo, bem como nas postulações sobre a verbivocovisualidade (PAULA, 2014; 2017; PAULA; SERNI, 2017; PAULA; LUCIANO, 2020; LUCIANO, 2021; VILLARTA-NEDER, 2020; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020). Já o embasamento teórico auxiliar é composto pelos estudos de Jenkins (2009), sobre a Cultura da Convergência e da Participação, das sistematizações de Lótman e outros estudiosos da Escola de Tártu-Moscou acerca da Semiótica da Cultura ou Semiosfera (LÓTMAN, 1979[1973]; 2019[1999]; MACHADO, 2003; VÓLKOVA AMÉRICO, 2012; 2014) e das teorias sobre cinema (JORGE MACHADO, 2016; MUNSTERBERG, 1983; XAVIER, 2005). A análise dialético-dialógica do discurso (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) é a metodologia utilizada na presente pesquisa. O presente trabalho pode contribuir com as pesquisas de estudiosos contemporâneos que se debruçam sobre a temática da verbivocovisualidade a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin no que diz respeito à linguagem, aos sentidos e aos sujeitos, com ênfase nas questões de entonação/tom que são suscitadas por meio dos enunciados concretos.
|
|
|
-
JOSIANE DE OLIVEIRA PINTO RIBEIRO
-
XICA DA SILVA REVISITADA: O OLHAR DE UM OUTRO TEMPO NO ROMANCE BIOGRÁFICO DE ANA MIRANDA.
-
Data: 13/09/2021
-
Mostrar Resumo
-
Dentre as numerosas obras da escritora contemporânea Ana Miranda, Xica da Silva: A cinderela negra (2016) representa fortemente o que acreditamos ser o projeto literário da autora, visto que suas narrativas, de formas diversas, propiciam novos olhares sobre personalidades ou anônimos da história do Brasil. A obra retrata de forma diferenciada a vida da ex-escravizada que se tornou companheira do contratador das minas de diamantes e aquela que participou ativamente da sociedade do Distrito Diamantino, nas Minas Gerais, no período colonial brasileiro do século XVIII. A protagonista, conhecida inicialmente por meio de narrativas orais, transfigurou-se de várias formas até tornar-se objeto de estudo mais detalhado para a historiografia. Portanto, com base na proposta de Linda Hutcheon, que denomina produções contemporâneas voltadas para temas históricos como "metaficção historiográfica" (HUTCHEON, 1991), e compreendendo a obra de Ana Miranda diante de uma perspectiva contemporânea, a partir de Agamben (2009) e Schollhammer (2009), esse trabalho objetiva desenvolver uma leitura analítico-interpretativa da obra de Ana Miranda visando situá-la no contexto pós-modernista proposto por Hutcheon, a partir da perspectiva historiográfica e do cruzamento dos discursos histórico e ficcional, compreender a hibridez de gêneros, tendo em vista a classificação da obra como “biografia” e a sua efetiva realização em diálogo com a ficção e, ainda, como a presença do “ex-cêntrico” e do conceito de adaptação corroboraram para a ressignificação da história de Xica da Silva.
|
|
|
-
LUIZ GUILHERME ESTEVES DA SILVA
-
A HISTORICIDADE E A COMPETÊNCIA DISCURSIVA: AS CONTRADIÇÕES DA VIOLÊNCIA NO DISCURSO DA VIOLÊNCIA.
-
Data: 24/08/2021
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho que apresentamos insere-se na Análise do Discurso em uma perspectiva enunciativa e ancora-se, principalmente, nas discussões de Dominique Maingueneau (2008; 2010; 2015), sendo fruto de pesquisas que se encontram nos estudos do Grupo de Pesquisa Leitura e Produção de Discursos (GPLPD-UFLA). Diante de uma sociedade permeada por situações violentas, tanto no que concerne aos atos quanto às formas mais sutis, como ataques verbais motivados por descriminações, constroem-se maneiras de combate e atenuação dessa mesma violência. Assim, a constituição do discurso da violência passa por um caminho contraditório, pois ao mesmo tempo em que os sujeitos se empenham em opor-se à violência, eles são, em vários aspectos, produtores dela. Baseamo-nos na afirmação de que todo discurso possui uma competência discursiva, como propõe Maingueneau (2008), e que dentro dela há um conjunto de semas que o possibilitam e que designam também os seus contrários. Desse modo, objetivamos analisar como o discurso da violência se apresenta de maneira contraditória. Ademais, a forma como o discurso se estrutura tem por base a sua historicidade, os moldes sociais e psicológicos que o sustentam no decorrer do tempo. Nesse viés, nos embasamos nos estudos das condições sócio-históricas de produção dos discursos (CP), levando em consideração os trabalhos de Orlandi (2015) e Courtine (2014). Além disso, faz-se necessário apresentar uma discussão sobre o modo como o sujeito se constitui e produz o seu dizer determinados pela competência discursiva e pelas condições sócio-históricas de sua produção. Nesse sentido, Orlandi (2015) também nos servirá de base para compreender como se dá a constituição dos posicionamentos e dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados proferidos pelo sujeito discursivo. Além dos teóricos supracitados, nos pautamos em Muchembled (2012), Michaud (1989), Odália (2012), Bourdieu (1989; 2020), entre outros, para a abordagem da violência. O corpus constituído se insere no campo discursivo religioso e é proveniente de duas postagens da rede social Facebook. A primeira é do bispo e presidente da CNBB, Dom Walmor Azevedo, e a segunda é da ONG “Católicas pelo Direito de Decidir”. Os enunciados eleitos tratam sobre o caso de estupro sofrido por uma criança de dez anos e do consequente aborto legal. Adotamos uma metodologia de análise qualitativa para que seja possível aplicar o referencial teórico ao corpus eleito. Como resultados, reconhecemos que a maneira como os enunciados são construídos podem conceber um discurso de violência que se orienta por marcas de historicidade que são perceptíveis por meio das CP. Isso, aliado à competência discursiva, permite observar como é possível que um dizer se materialize de maneira contraditória, tanto em um enunciado proferido por um único sujeito quanto por sujeitos diferentes que circulam dentro de uma mesma formação e campo discursivo.
|
|
|
-
JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA
-
AQUISIÇÃO DAS LÍQUIDAS POR CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL.
-
Data: 10/08/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem por finalidade estudar a aquisição da fala de uma criança com síndrome de Down em um estudo longitudinal, buscando-se investigar suas produções orais. Objetiva-se também descrever a aquisição de sua fala, observando características individuais do desenvolvimento linguístico, levando em consideração essa própria forma de aquisição (SLOBIN, 2015). O enfoque da pesquisa é o estudo da aquisição das consoantes líquidas (/l, R, ʎ e ɾ/) na posição de onset simples e nos encontros consonantais tautossilábicos do português brasileiro. Segundo Lamprecht (2004), as consoantes líquidas são os últimos sons a serem adquiridos e, devido à sua complexidade, a criança busca utilizar estratégias de reparo com o intuito de atingir a língua-alvo, ou seja, a do adulto. Sabendo da complexidade de sua aquisição por crianças de fala típica, foi observado por meio desse estudo de caso longitudinal, a aquisição dessa classe de sons por uma criança de fala atípica (SD). Esse estudo tem por fundamentação teória a Teoria de Exemplares e os Sistemas Adaptativos Complexos (SAC’s). A Teoria de Exemplares é um modelo baseado no uso e multirrepresentacional que defende que o falante estoca em sua mente múltiplos exemplares para o mesmo item linguístico, sendo a palavra o objeto de análise (PIERREHUMBERT, 2001). Os SAC’s defendem que a linguagem é um sistema adaptativo complexo, variável e não linear. Esse modelo dinâmico trata do desenvolvimento infantil de forma geral, porém, pode ser acomodado ao desenvolvimento linguístico infantil. Apontam também para a relevância do estudo longitudinal que permite observar e refletir sobre os avanços e regressões durante o período aquisicional (MILTON; PAIVA, 2011; OLIVEIRA, 2016). É na retroalimentação positiva que esse percurso apresenta momentos de descontinuidades, modificando o estado inicial gerando um desequilíbrio que será recuperado ao longo do percurso, alcançando a estabilização através da retroalimentação negativa em busca da auto-organização (MILTON; PAIVA, 2011; OLIVEIRA, 2016). O modelo de exemplares e o modelo dinâmico possuem pontos em comum como a importância do papel da frequência na organização da língua e a gramática emerge do uso e a não-linearidade, e que a experiência além de afetar a produção, afeta a percepção e o armazenamento dos itens fonológicos. Ao longo da pesquisa, foram realizadas gravações periódicas com a criança e anotações de sua fala, com o envolvimento de membros da família em situações do dia a dia, de forma espontânea, com o intuito de não interferir nas atividades da criança. Observou-se nos dados da informante que a aquisição fonológica se dá de forma complexa e variável e que cada indivíduo utiliza diferentes estratégias para alcançar a mesma estrutura lexical, conforme postula a Teoria de Exemplares. Verificou-se também, a importância do estudo longitudinal para se compreender a variabilidade e a dinamicidade da aquisição fonológica, sendo possível fazer reflexões e levantar hipóteses a partir dos momentos de avanços e regressões, continuidades e descontinuidades presentes nesse percurso na busca do alvo adulto (auto-organização).
|
|
|
-
KÉTICIA LHIRROZI BUENO ALVES DE SOUZA
-
REFERENCIAÇÃO E HUMOR: UMA INVETIGAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO EM CHARGES DE CUNHO POLÍTICO VEICULADAS NO INSTAGRAM
-
Data: 22/06/2021
-
Mostrar Resumo
-
Apothéloz e Béguelin (1995) e Neves (2006) postulam que a recategorização é realizada quando um referente recebe uma designação inicial no texto e após isso passa a ser retomado de outras formas no decorrer da atividade comunicativa. Os estudos e as teorias desses autores são valiosos para a compreensão da referenciação, e consequentemente, do recurso referencial de recategorização. Entretanto, eles descrevem a utilização desse recurso a partir de textos orais e/ou escritos. Sendo assim, ainda se tem campo para o estudo do processo de referenciação em textos multimodais. À vista disso, percebendo o vasto número de interações mediadas pelo computador e observando que os indivíduos têm se apoiado na utilização de textos multimodais, como as charges, para expressarem suas opiniões sobre temas de relevância social, como a política, questionou-se: Como o recurso de recategorização tem sido utilizado enquanto estratégia linguístico-discursiva e semiótica no processo de referenciação e produção de humor em charges? Para responder a esse questionamento, buscou-se embasamento teórico em autores como Flôres (2002), Lakoff e Jhonson (2003), Barton e Lee (2015), Koch (2018), entre outros. Ademais, estabeleceu-se que o objetivo geral desta investigação seria analisar o recurso de recategorização no processo de referenciação e produção de humor em charges de cunho político, veiculadas em páginas de humor no Instagram nos anos de 2019/2020, e que os objetivos específicos seriam i) compreender a função - dentro do texto e contexto- do uso da estratégia de recategorização e ii) discutir as relações semânticas ativadas a partir das recategorizações expostas nas charges. Para responder aos questionamentos e atender aos objetivos propostos adotou-se uma abordagem qualitativa-explicativa, além disso, foram realizadas análises descritivas-interpretativas de quatro charges de cunho político, veiculadas em páginas de humor no Instagram, nos anos de 2019 e 2020. A análise dos dados evidenciou que a recategorização em charges não se realiza de forma linear como em outros textos que são constituídos prioritariamente pela semiose verbal, e que muitos são os fatores envolvidos no processo de recategorização de referentes, entre esses fatores estão inclusos processos mentais que são ativados durante a produção de sentidos.
|
|
|
-
EDER DA SILVEIRA MARTINS
-
A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
Data: 21/06/2021
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como tema pensar a linguagem nas mensagens trocadas via aplicativos de comunicação instantânea. Seu objetivo geral consiste em analisar pesquisas acadêmicas buscando verificar se elas apontam como os aplicativos de mensagens instantâneas – ICQ, MESSENGER, TWITTER, WHATSAPP, INSTAGRAN - influenciam a estrutura da linguagem na escrita da língua portuguesa. Tem como base teórica os estudos de Barton e Lee (2015) sobre linguagem online e Laurence Bardin (2011) com a Teoria de Análise do Conteúdo como escopo metodológico. A pesquisa em questão se constitui por meio de um levantamento bibliográfico de estudos acadêmicos que investigaram a linguagem mediada pelas tecnologias digitais. Portanto, se configura em uma pesquisa qualitativa de características bibliográfica e exploratória, pois tem seu foco na análise de dados de estudos acadêmicos que discutem a linguagem online.
|
|
|
-
ALINE CRISTINA TEIXEIRA SILVA
-
FACES DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DA OBRA CAMINHO DE DENTRO DE CARMEM QUINTÃO DE CASTRO
-
Data: 15/06/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho busca estudar a memória pessoal ficcionalizada nos textos em prosa e poesia de Carmem Quintão de Castro, nas suas únicas obras Caminho de Dentro e Páginas Soltas, publicadas respectivamente nos anos de 1987 e 1994, investigando como a autobiografia se inscreve nesses textos e como a memória pessoal se transfigura numa memória ficcionalizada. Dessa maneira, delineia-se o principal ponto de investigação desta pesquisa, qual seja: como a matéria autobiográfica se reconfigura ficcionalmente nos poemas e nas crônicas de Carmem Quintão de Castro e com que finalidade? Para responder a essa principal questão, serão trabalhados os seguintes objetivos, distribuídos ao longo de 3 capítulos: 1)- discutir o conceito de ficção, expandido para a autobiografia; 2)- avaliar como a literatura autobiográfica se apresenta, para uma freira salesiana, como via de sensibilização para a realidade humana e social no seu sentido universal para além da doutrina cristã; 3) - analisar poesias e crônicas, mostrando como a vida se transforma em signo estético na literatura, com base em procedimentos que provocam um efeito estético no leitor, impulsionando-o para um sentimento empático em relação ao que é apresentado texto. A pesquisa se baseia em autores que discutem teoria da biografia e da ficção, tais como Antonio Candido, Wellek e Warren, Phillipe Lejeune, Leonor Arfuch entre outros.
|
|
|
-
LUCIMARA GRANDO MESQUITA
-
CINECLUBE: A ARQUITETÔNICA DO SUJEITO ESPECTADOR A PARTIR DO AUDIOVISUAL.
-
Data: 28/05/2021
-
Mostrar Resumo
-
O ser humano relaciona-se com seus semelhantes por meio da língua(gem) que é considerada o pilar de toda sociedade. Dessa forma, estudos como o do Círculo de Bakhtin consideram o diálogo como um processo de interação mútua, ou seja, a constituição do sujeito acontece a partir do encontro com o outro na/pela linguagem, no qual os sujeitos constituem-se mutuamente e, a partir disso compreendem o mundo, atribuindo sentidos a tudo que está a sua volta. Nesse sentido, o Círculo de Bakhtin, a partir de suas reflexões, deixaram uma vasta obra rica em contribuições acerca da Filosofia da Linguagem e muitas dessas contribuições estão relacionadas à constituição dos sujeitos e à singularidade desses dentro de um acontecimento, ou seja, um processo dialógico que se fundamenta no eu-outro. Isso posto, o objetivo principal desta pesquisa é verificar o processo de formação e constituição do sujeito espectador do espaço de cineclube a partir dos debates presentes nesse ambiente. Para tanto, este estudo de caráter qualitativo, teve como embasamento teórico-metodológico os pressupostos dos estudos do Círculo de Bakhtin a partir de conceitos como sujeito, enunciado, acontecimento, arquitetônica e excedente de visão, bem como os estudos de pesquisadores que se debruçam sobre a questão da imagem e do audiovisual. Para alcançarmos nossos objetivos a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa realizadas a partir da entrevista com grupo focal, no qual, a partir da transcrição das falas dos sujeitos participantes analisamos esse corpus mediante as relações arquitetônicas e os processos de constituição dos sujeitos e do acontecimento do espaço de cineclube, sob o ponto de vista discursivo do Círculo. Dessa forma, as teorias bakhtinianas nos possibilitaram realizar uma abordagem a partir da sistematização dialógica da linguagem e da constituição dos sujeitos em uma inter-relação constitutiva mútua, com isso, foi possível observar a constituição dos sujeitos a partir das discussões presentes no espaço do cineclube e como as interações entre os participantes possibilitaram a sua formação a partir da representação do eu-outro. Portanto, esta pesquisa apresenta grande relevância ao possibilitar que os debates sobre as temáticas abordadas nas sessões do cineclube permitam aos sujeitos discutir e conhecer opiniões diferentes das suas, assim como promove uma formação mais crítica e consciente sobre diferentes temáticas presentes na situação social na qual os participantes estão inseridos. Esperamos, portanto, que essa pesquisa possa vir a contribuir para os estudos referentes aos espaços de cineclube e do sujeito participante desse acontecimento, a partir dos referenciais teóricos bakhtinianos.
|
|
|
-
KARINA APARECIDA MASCARENHAS
-
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS FAKE NEWS SOBRE AS VACINAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO ANTIVACINA NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E YOUTUBE.
-
Data: 28/05/2021
-
Mostrar Resumo
-
Considerando o impacto da pós-verdade sobre a sociedade, principalmente no meio digital, buscamos, neste trabalho, problematizar como esse fenômeno compromete as campanhas de saúde pública, dentre os quais, as de vacinação no Brasil. Nesse contexto, assumimos como objetivo principal compreender como o discurso do movimento antivacina se constrói e se propaga nas redes sociais. Quanto aos objetivos específicos, visaram identificar as estratégias enunciativas do movimento antivacina que circulam nas redes sociais e comparar tais estratégias com as presentes no discurso oficial do Ministério da Saúde, divulgado por meio das notícias no site oficial e no Facebook e Youtube do órgão. Para tanto, o procedimento metodológico contou com a análise de fragmentos de algumas postagens extraídas de páginas do movimento antivacina no Facebook e no Youtube que trouxeram elementos constitutivos da pós-verdade, no intuito de examinarmos se houve e, quais foram as estratégias utilizadas pelo Ministério da Saúde para se contrapor ao discurso erigido por tal movimento antivacina. Tal análise ancorou-se nos conceitos de verdade e poder, de Michel Foucault, discurso das mídias, de Patrick Charaudeau e de Pós-verdade, a partir de Pollyana Ferrari, Lúcia Santaella, entre outros autores que pesquisam a construção enunciativa da Pós-verdade. Dentre os resultados obtidos na análise, observamos que o discurso do movimento antivacina pode ser visto como uma resposta ao poder institucional do Ministério da Saúde, que promove o ódio e a desinformação dentro de bolhas de fake news espalhadas pelas redes sociais. Tal discurso se tornou um ponto de embate que tem sido confrontado pelas agências de checagem e pela mídia tradicional, no intuito de conscientizar a população acerca do caráter duvidoso de postagens antivacinas. Desse modo, esta pesquisa buscou contribuir para um olhar mais criterioso e provocar reflexões acerca dos impactos da Pós-Verdade, sobretudo no campo da saúde, onde a alienação pode resultar em danos irreversíveis.
|
|
|
-
SARA GUIMARÃES RIBEIRO
-
A CENOGRAFIA E O ETHOS DISCURSIVO NO INSTAGRAM: O DISCURSO DA BRANQUITUDE NAS REDES SOCIAIS
-
Data: 14/05/2021
-
Mostrar Resumo
-
A Análise do Discurso possibilita reflexões sobre os sentidos, os sujeitos e a sociedade, considerando a inscrição histórica deles. O interesse desta pesquisa está nas relações raciais, principalmente no lugar ocupado pela branquitude, como forma de questionar a ação dos sujeitos brancos nas desigualdades raciais. Para analisar essa questão, buscou-se constituir um corpus de análise a partir da interação dos sujeitos em redes sociais virtuais. As redes sociais tomaram grande proporção nas últimas décadas e recorrentemente pautas sociais viram discussões entre os sujeitos nesse espaço. Desse modo, esta pesquisa reúne o estudo do discurso em um espaço virtual buscando problematizar o lugar do sujeito branco nas relações raciais, ou seja, o discurso da branquitude nas redes sociais. No aporte teórico foram utilizados os estudos da Análise do Discurso de Maingueneau (2007; 2008; 2015; 2016), bem como os estudos de importantes pesquisadores das Ciências Sociais, como Bento (2002; 2014) e Cardoso (2008; 2010; 2014; 2017). A principal pergunta para o desenvolvimento deste trabalho é de que modo o discurso da branquitude faz perpetuar, tanto simbólica quanto materialmente, o racismo, o privilégio dos brancos e todas as desigualdades em torno das relações raciais. Como objetivo central procuramos verificar, no Instagram, como se constituiu o discurso da branquitude, a partir das noções de ethos discursivo e de cenografia. Além disso, como objetivos específicos, procurou-se definir as características do discurso da branquitude; como os sujeitos pertencentes ao grupo social branco podem ser identificados, utilizando os conceitos de branquitude crítica e branquitude acrítica; a forma como o discurso da branquitude atravessa o discurso das redes sociais; e a relação interdiscursiva que sustenta os ideais da manutenção do lugar social dos brancos. Por meio de análise teórico-metodológica e qualitativa, a constituição do corpus se deu a partir de uma postagem no Instagram feita por uma atriz que relata sobre o relacionamento interracial que teve com um ator; além disso, complementando a constituição do corpus, foram selecionados alguns comentários publicados por sujeitos (coenunciadores) que interagiram nessa publicação. Os resultados da análise mostraram estratégias discursivas da branquitude para modalizarem as ações racistas propagando o discurso da branquitude que se assegura na estrutura social racista.
|
|
|
-
NAYARA DIAS FERRAZ
-
AS RELAÇÕES RACIAIS NO DISCURSO JORNALISTICO: UMA ANALISE A PARTIR DAS CATEGORIAS DE SUBENTENDIDO E SILENCIAMENTO
-
Data: 14/05/2021
-
Mostrar Resumo
-
Os estudos brasileiros a respeito da branquitude, tais como os de Bento (2002; 2014), de Cardoso (2008; 2010; 2014; 2017) e outros autores que são citados nessa dissertação, tem se pautado na questão do poder associado à identidade branca, lugar dado a ela a partir das hierarquizações cultural e racial impostas pelo colonialismo, o qual tinha o Outro como seu subordinado. O foco desse trabalho é, por meio da Análise do Discurso, verificar como ocorre a construção do discurso da branquitude, o qual se constitui a partir do momento que verificamos nos discursos dos sujeitos a ideologia pautada no poder da identidade branca, em matérias jornalísticas. Formulamos os seguintes questionamentos: Partindo da premissa que o discurso da branquitude se encontra dentro das estruturas da sociedade, como ele se apresenta e se constrói dentro do discurso jornalístico? Além disso, o discurso da branquitude circula abertamente ou transita de forma subentendida dentro de um texto jornalístico? Para desenvolver esse trabalho utilizamos do aporte da Análise do Discurso, especialmente o de linha francesa, baseando-se principalmente nas teorias de Dominque Maingueneau (2000, 2008, 2010a, 2010b, 2011) para cumprir o objetivo geral: verificar a constituição do discurso da branquitude dentro do campo jornalístico; tendo como objetivos específicos: pesquisar como esse discurso da branquitude se estrutura e se caracteriza dentro da narrativa jornalística, além de investigar em qual classificação desenvolvida por Dominique Maingueneau se encaixa o discurso da branquitude: tópico, atópico ou paratópico. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, e nos utilizamos da Análise do Discurso, tanto enquanto teoria, quanto aporte para análise do corpus. Elegemos três categorias de análise para cumprir os objetivos: utilizamos o subentendido e o silenciamento para verificarmos o lugar do dizer do discurso da branquitude. Optamos por um corpus curto, utilizando o jornal Folha de S. Paulo para recolher as notícias, dentro do período entre janeiro e julho de 2020, com o racismo como filtro de pesquisa, ou seja, levamos em consideração apenas as notícias que relatam algum tipo de evento que envolva o racismo. Para constituição do referencial teórico, são abordadas conceituações acerca da Análise do Discurso, das características do discurso jornalístico, do racismo e da branquitude. Os resultados encontrados a partir da análise são: é possível identificar a presença do discurso da branquitude no campo jornalístico, no entanto de forma muito sutil; dentro do discurso jornalístico, o discurso da branquitude torna-se silenciado ou modalizado pelos enunciadores. Em relação ao lugar de dizer do discurso, o discurso da branquitude pode ser considerado atópico, pois assim como o discurso racista, ele transita de forma oculta na sociedade e são abordados em locais específicos e não em público.
|
|
|
-
SÍLVIO GERALDO FERREIRA DA SILVA
-
O MITO DE NGOLA GINGA MBANDI KAKOMBE E AS SUAS RE-ELABORAÇÕES LITERÁRIAS POR PACAVIRA E AGUALUSA.
-
Data: 07/05/2021
-
Mostrar Resumo
-
A Rainha Ginga Mbandi Kakombe é uma das mais célebres personalidades de Angola. No século XVII, Ginga protagonizou um governo marcado pela imposição ao domínio dos portugueses e, ao mesmo tempo, de negociações com os citados europeus. Ela foi uma figura importante, pois os seus deslocamentos geográficos e a luta pela manutenção de seus reinos – Ndongo e Matamba – foram elementos fundamentais para a construção territorial de Angola. Por ter sido uma personagem de importância no contexto sociopolítico angolano seiscentista, foi imortalizada como um mito nacional. Ginga Mbandi pode ser compreendida como uma mulher, no mínimo, contraditória. A história e a literatura procuraram recriar a sua figura através de diferentes perspectivas ao longo dos tempos, demonstrando o quão enigmática ela foi. O corpus desta investigação conta com as obras Nzinga Mbandi (1975), de Manuel Pedro Pacavira, e A Rainha Ginga: e de como os africanos inventaram o mundo (2015), de José Eduardo Agualusa. A justificativa desta pesquisa é a necessidade de se conhecer e analisar a mulher-mito que Ginga Mbandi Kakombe é hoje considerada. Objetiva-se, com este trabalho, apresentar a ngola através de diferentes perspectivas – literárias e históricas – e corroborar com a manutenção de sua memória como importante personagem para a consolidação sociopolítica, cultural e identitária de Angola.
|
|
|
-
LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS
-
INTERCULTURALIDADE E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO.
-
Data: 29/04/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem por objetivo investigar e compreender os efeitos das experiências de alguns intercambistas, especificamente: (a) como se deu a aprendizagem de língua adicional por imersão, (b) como eles entendem a relação entre língua e cultura e (c) se eles desenvolveram competência intercultural nesse processo. Além disso, busca constatação linguística por meio do subsistema atitude do Sistema de Avaliatividade nos questionários respondidos pelos participantes. Participaram deste estudo de caso oito intercambistas, de três nacionalidades que responderam um questionário auto aplicado sobre sua experiência. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados. A teoria que fundamentou as interpretações apoiam-se nas perspectivas de ensino-aprendizagem de línguas de Leffa e Irala (2014), Leffa (2016), Giraldello e Tedesco (2016), de autonomia, agência e estratégia, conforme destacado por Mota (2017), Esternarck (2017), Jordão (2010), Ludwig e Ferreira (2017), sobre aprendizagem de línguas por imersão, em Savage e Hughes (2014), Kramsch (2017), Figueiredo, (2012), interculturalidade conforme sugerido por Peres (2000), Corbett (2003), Tílio (2009), a educação, o falante e a competência intercultural no ensino aprendizagem de línguas em Figueiredo (2012, 2019), Siqueira e Barros (2013), Figueredo (2010), Dutra e Penna (2018), Dutra (2019). A discussão sobre a linguística sistêmica funcional, o contexto de cultura e o sistema de avaliatividade apoiou-se em Fuzer e Cabral, (2014), Barbara e Macedo (2009), Hood (2019) e Almeida (2010). Esta pesquisa possibilitou entender as implicações e efeitos da aprendizagem de línguas por imersão, por meio da relação entre língua e cultura e suas desenvolturas e a necessidade de se ter falantes que desenvolvem competência intercultural, além disso, identificou estratégias utilizadas pelos participantes em sua aprendizagem, como também, por meio da LSF pode-se perceber linguisticamente a relevância dessa experiência de diferentes maneiras. Portanto, este trabalho valoriza a experiência internacional tanto socialmente quanto educacionalmente. [Resultados serão especificados na defesa].
|
|
|
-
MARCIANO RENATO RIBEIRO
-
A REPRESENTAÇÃO ESCRITA DO FONEMA /S/ NA APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA.
-
Data: 01/04/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo investigar, com vistas a compreender parte do processo de aquisição da escrita, o seguinte fenômeno: a representação gráfica do fonema /s/ por alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental- EF. Realiza-se aqui uma discussão sobre a alfabetização, o processo de aquisição da escrita infantil e o sistema de escrita alfabético, considerando a interferência das práticas do uso linguístico oral na escrita, nas variações ou desvios ortográficos (FERREIRO E TEBEROSKY, 1985; ALVARENGA et al., 1989; ABAURRE, 1999; CAGLIARI, 2009; LEMLE, 1994; OLIVEIRA, 2005; MIRANDA; CAGLIARI, 2009; MORAIS, 2012; SOARES, 2016). Este estudo tem como suporte teórico o Modelo Baseado no Uso, segundo o qual a experiência de uso da língua é fundamental para a organização da informação linguística na mente humana (BYBEE, 2001; FERRARI, 2011). Nessa teoria, a questão da frequência é central, pois quanto mais frequente é um item lexical ou um padrão linguístico, mais forte será a sua representação mental, bem como mais fácil será o acesso. Para proceder ao presente estudo, realizou-se uma coleta de dados de produção escrita por alunos do 3o, 4o e 5o anos do EF, em fase de consolidação da alfabetização, de uma escola pública, do Município de Bom Sucesso (MG). Os procedimentos metodológicos basearam-se em Rocha et al. (2010). Os resultados deste trabalho indicam que o conhecimento linguístico é baseado no uso, na experiência e que, além disso, o fator frequência de ocorrência é relevante para o aprendizado da criança que se encontra no processo de aquisição ortográfica quanto ao fenômeno linguístico investigado neste estudo.
|
|
|
-
LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA
-
CONTRIBUIÇÕES DO ESBOÇO DE UM ATLAS LINGUÍSTICO DE MINAS GERAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DIDÁTICAS.
-
Data: 26/03/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho propõe discussões sobre as variações linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa do ensino básico, enfatizando a heterogeneidade linguística do Brasil. Assim, utiliza-se os pressupostos da Dialetologia e as cartas que compõem o Esboço de um atlas linguístico de Minas Gerais (RIBEIRO et al. 1977), com vistas a estabelecer reflexões sobre esse tema. Para alcançar tal objetivo, optou-se por selecionar algumas cartas linguísticas lexicais do campo semântico Folguedos infantis, presentes no referido atlas. Com este estudo, é possível refletir sobre o modo de como a heterogeneidade linguística é tratada nas aulas de língua portuguesa, sobretudo, no que tange à variação diatópica, por meio de atividades que levem os alunos e professores a refletirem sobre a diversidade dialetal do Português Brasileiro, em especial a de Minas Gerais. Outra contribuição é a discussão levantada sobre a relevância dos atlas linguísticos como fontes seguras para o conhecimento e descrição da pluralidade de falares do Brasil, neste caso, os falares mineiros. Além disso, o trabalho preconiza os avanços de uma Dialetologia Educacional que esteja aliada aos avanços da área de Dialetologia e Geolinguística e que contribua para que a efetivação do conhecimento das variações diatópicas seja realizada no ensino de língua portuguesa, possibilitando aos professores e alunos o acesso aos estudos sobre as heterogeneidades dialetais desenvolvidos no âmbito de pesquisa acadêmica.
|
|
|
-
JOÃO FERNANDO CÁ
-
ASPECTOS LINGUÍSTICOS DO GUINEENSE: REFLEXÕES ACERCA DE UMA LÍNGUA.
-
Data: 23/03/2021
-
Mostrar Resumo
-
A língua é a marca identitária e cultural importante para seus falantes, registra a história de um povo. O guineense é uma língua que ilustra bem esse aspecto, uma língua proveniente do contato entre português e algumas línguas étnicas da costa oeste africana e desempenha o papel da língua de unidade nacional entre os vários grupos étnicos que compõem a população da Guiné-Bissau. A presente dissertação tem por objetivo descrever os aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos do guineense comparando-os com os do português e de quatro línguas étnicas africanas: pepel, balanta, mandinga e mandjaco. Para realizar este objetivo, o estudo se pautou em gramáticas históricas acerca das mudanças sofridas pelas palavras ao longo do tempo. A partir de uma revisão da literatura dos escassos estudos que descrevem o guineense, apresentam-se aspectos sumários que podem contribuir para a descrição dessa língua e refletir sobre a necessidade de estudos para aprofundar a temática. Para validar alguns dados fonéticos, elaborou-se um instrumento de coleta de dados com base no Questionário Fonético-Fonológico do Projeto ALiB (COMITE NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001). As entrevistas foram feitas com oito informantes falantes do guineense, sendo quatro de ensino superior e quatro com ensino médio concluído. A entrevista foi feita à distância e de duas maneiras: para os informantes com ensino médio completo, foram aplicados os questionários fonético-fonológicos por meio da chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, com devidos cuidados a fim de obtenção dos dados o mais fidedignos possíveis; para os do ensino superior, foram elaborados os questionários dos aspectos morfossintáticos e enviados para responderem pelo e-mail. Os resultados apontaram, no concernente aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos, para o fato de que o guineense é resultante do processo de transmissão linguística irregular (LUCCHESI; BAXTER, 2009) e, por ser produto de línguas diferentes, está no meio entre essas línguas, ou seja, no que diz respeito à estrutura gramatical, recebe a influência de igual modo do português e línguas da Guiné-Bissau (COUTO, 1996). Igualmente, verificou-se que o guineense moderno difere do antigo, apontando para a obsolência deste em prol daquele. Com efeito, conclui-se, por meio de todas as discussões nesta dissertação, que a base do guineense é o português e que o uso do termo “crioulo” para designar a língua é inadequado por seu caráter estigmatizante.A língua é a marca identitária e cultural importante para seus falantes, registra a história de um povo. O guineense é uma língua que ilustra bem esse aspecto, uma língua proveniente do contato entre português e algumas línguas étnicas da costa oeste africana e desempenha o papel da língua de unidade nacional entre os vários grupos étnicos que compõem a população da Guiné-Bissau. A presente dissertação tem por objetivo descrever os aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos do guineense comparando-os com os do português e de quatro línguas étnicas africanas: pepel, balanta, mandinga e mandjaco. Para realizar este objetivo, o estudo se pautou em gramáticas históricas acerca das mudanças sofridas pelas palavras ao longo do tempo. A partir de uma revisão da literatura dos escassos estudos que descrevem o guineense, apresentam-se aspectos sumários que podem contribuir para a descrição dessa língua e refletir sobre a necessidade de estudos para aprofundar a temática. Para validar alguns dados fonéticos, elaborou-se um instrumento de coleta de dados com base no Questionário Fonético-Fonológico do Projeto ALiB (COMITE NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001). As entrevistas foram feitas com oito informantes falantes do guineense, sendo quatro de ensino superior e quatro com ensino médio concluído. A entrevista foi feita à distância e de duas maneiras: para os informantes com ensino médio completo, foram aplicados os questionários fonético-fonológicos por meio da chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, com devidos cuidados a fim de obtenção dos dados o mais fidedignos possíveis; para os do ensino superior, foram elaborados os questionários dos aspectos morfossintáticos e enviados para responderem pelo e-mail. Os resultados apontaram, no concernente aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos, para o fato de que o guineense é resultante do processo de transmissão linguística irregular (LUCCHESI; BAXTER, 2009) e, por ser produto de línguas diferentes, está no meio entre essas línguas, ou seja, no que diz respeito à estrutura gramatical, recebe a influência de igual modo do português e línguas da Guiné-Bissau (COUTO, 1996). Igualmente, verificou-se que o guineense moderno difere do antigo, apontando para a obsolência deste em prol daquele. Com efeito, conclui-se, por meio de todas as discussões nesta dissertação, que a base do guineense é o português e que o uso do termo “crioulo” para designar a língua é inadequado por seu caráter estigmatizante.
|
|
|
-
REYNALDO DE AZEVEDO GOSMÃO
-
A PRODUÇÃO DO DISCURSO DA PSICANÁLISE EM TEMPOS DE CONSUMO.
-
Data: 22/03/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa buscou analisar a produção do discurso da psicanálise em tempos de consumo. Tendo como objetivo geral a análise dos possíveis efeitos de sentidos entre o discurso da psicanálise e o discurso do consumismo através das categorias de condições de produção do discurso e a constituição do sujeito no interior do discurso psicanalítico em diferentes momentos históricos. Buscou-se fazer esta análise através de estratégias linguístico-discursivas dos posicionamentos desses sujeitos e os possíveis efeitos de sentido decorrentes. A Análise do Discurso é o aparato teórico e analítico do projeto, por meio dos conceitos de interdiscurso, condições de produção do discurso e sujeito. Assim, levantamos as formas de representação do discurso do consumismo e do discurso da psicanálise e também o lugar do sujeito no interior desses processos em um corpus que represente marcadores de diferentes épocas da psicanálise em um percurso sócio-histórico. Sendo o corpus os prefácios das obras: Estudos sobre a histeria (1895-1990), de autoria de Sigmund Freud e Josef Breuer, que servirá de contraste e contraponto a análise do prefácio da obra: O mal, o bem e mais além (2006), de Flávio Gikovate. Os autores que referenciam essa pesquisa são Dominique Maingueneau, Jean Jacques Courtine, Eni Orlandi e Erving Goffman. Como conclusão desta análise, compreendemos que no interior do discurso da psicanálise a historização e as filiações dos sujeitos às formações ideológicas são um fator que interfere diretamente nos deslizamentos dos sentidos do discurso da psicanálise, de um descurso próximo ao discurso científico para o discurso do consumismo, deslizamentos que integram as CP do discurso e que são respostas a efeitos sociais de um dado momento histórico.
|
|
|
-
LUANA NAYARA PENA
-
AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS DISCURSOS DAS FEMINILIDADES: SUJEITOS E SENTIDOS ENCENADOS.
-
Data: 16/03/2021
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho investiga sobre as condições de produção dos discursos das feminilidades e os efeitos de sentidos produzidos a partir deles. A pesquisa insere-se nos estudos da Análise do Discurso (AD), e no âmbito do Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD-UFLA). A partir dos estudos feministas e de gênero, as feminilidades se tornaram um tema de relevância social e acadêmica. Visto o caráter multidisciplinar da Análise do Discurso, busca-se articular os saberes de outras áreas para que funcionem a serviço da AD. Assim, o corpus da pesquisa é constituído por postagens de fan pages do Instagram que tem como temática a feminilidade. O corpus foi separado em três tipos a partir dos seus posicionamentos em relação às condições de produção, sendo eles, a feminilidade enfatizada, a feminilidade idealizada e a feminilidade resistente. As cenas de enunciação, em especial a cenografia e as condições de produção sócio-históricas foram as categorias de análise usadas para compreender os discursos das feminilidades. Além disso, também abordamos a questão do sujeito discursivo e como ele é constituído e encenado, a partir dos estudos de Orlandi (2015), Maingueneau (2015), e Goffman (1995). As cenas de enunciação, categoria desenvolvida por Maingueneau (2015), possibilitam pensar na dimensão da enunciação e dos papéis que os coenunciadores assumem no discurso. A cenografia ainda compreende a encenação do dizer e as cenas mobilizadas para validar o discurso. As condições de produção, trabalhadas a partir de Courtine (2014) e Orlandi (2015), assumem centralidade no trabalho, pois elas são pensadas a partir do seu potencial de encapsulamento dos sujeitos e dos sentidos. Dessa forma, foi feita uma recuperação histórica das condições de produção das feminilidades, a partir, principalmente, dos trabalhos de Priore (2005) e Wolf (2019). Os resultados da pesquisa apontam para a complexidade do sujeito da feminilidade, revelando múltiplas identidades possíveis na contemporaneidade. Além disso, percebe-se a disputa de sentidos das feminilidades, que se colocam no limite entre a memória e a reformulação do discurso e das identidades, destacando a relação interdiscursiva que se estabelece nesses discursos.
|
|
|
-
POLLYANNA REIS DIAS
-
ENTRE FATOS E FICÇÃO NA NARRATIVA DE VIDA DE EX-PRESAS POLÍTICAS DURANTE A DITADURA: A CONSTRUÇÃO DE MIRIAM LEITÃO E DILMA ROUSSEFF EM BIOGRAFIAS.
-
Data: 25/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação se dedica a investigar em que medida a biografia como texto criativo e texto ancorado em fatos verificáveis na vida real pode propor a recuperação da memória de um tempo que não pode ser esquecido no Brasil: o obscuro passado da ditadura militar. A biografia é uma forma de apropriação do testemunho de ex-presos políticos; de outro, vamos discutir como essa apropriação via biografia tende também à ficcionalização desses fatos e da memória. As naturezas do biográfico e do literário foram estudadas a partir das obras Em nome dos pais e A vida quer é coragem, fomentando discussões sobre a relação entre o real e a ficção; o conceito de ficção pensado na perspectiva do gênero biográfico; a recepção do texto biográfico para além de uma leitura aderente ao real e as contribuições e os limites do texto biográfico como matéria documental de testemunho. Baseado na concepção de que “a biografia é um verdadeiro romance”, como afirma François Dosse (2015), o trabalho retoma a reflexão sobre o campo literário e sua natureza ficcional, discutido por vários autores, de correntes teóricas diversas, que se dedicaram a compreender a natureza específica da linguagem literária e os limites entre a literatura e outros gêneros textuais. Desse modo, tenta-se pensar em que medida a imaginação e a transgressão do real estão implicados num gênero que tem como base fatos verificáveis no real, o biográfico, e em que medida esse gênero funciona como lugar de uma memória necessita ser preservada.
|
|
|
-
JOÃO MILLER DA SILVA
-
UMA ANÁLISE DAS METAFUNÇÕES DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL EM VIDEOANIMAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A LEITURA DE TEXTOS EM MOVIMENTO.
-
Data: 24/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
Recorrentemente, as imagens têm assumido posição de destaque na ciência linguística, visto que congregam diferentes recursos multissemióticos que integram a textualização das produções textuais e que são decisivos para o processo de produção de sentidos. Nesse seguimento, diante da nova configuração textual, a intensificação de circulação dos textos multissemióticos na sociedade da informação exige do sujeito letrado novas habilidades interpretativas básicas para atender as necessidades da vida diária, como as que são exigidas pelos locais de trabalho e do mundo contemporâneo. Diante do exposto, a Gramática do Design Visual, (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]) revela-se como uma proposta teórica que possibilita a análise de recursos semióticos na textualização de textos multissemióticos. Com vistas a problematizar os processos de leitura de textos multissemióticos, este trabalho elege como objeto de estudo o processo de textualização do gênero multissemiótico videoanimação. Nessa direção, a questão que norteia essa pesquisa é: De que modo as metafunções propostas pela Gramática do Design Visual podem contribuir para a compreensão do processo de produção dos sentidos na leitura de videoanimações? Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar por meio da análise da videoanimação Snack attack as contribuições das diferentes linguagens para a produção de sentido, a partir das metafunções representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual, proposta por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]). Para a realização da pesquisa proposta empreendeu-se um estudo teórico acerca de teorias que abarcam o gênero textual/ discursivo videoanimação (Ferreira, Cardoso, Furtado, 2019; Ferreira, Villarta-Neder, 2017,2018); a Semiótica Social (Moran, 1995; Lima, 2015; Silveira, 2019); e a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (2006 [1996]); Novellino, 2007; Silva, 2017; Brito e Pimenta, 2009) entre outros autores. Além da pesquisa teórica, o presente trabalho apresenta um corpus de análise da videoanimação Snack attack em busca de uma reflexão sobre os processos de sentido. Espera-se que as discussões decorrentes deste trabalho possam favorecer avanços para novas pesquisas sobre os textos multissemióticos em movimento.
|
|
|
-
AMANDA JACKELINE SANTOS DA SILVA
-
UMA ANÁLISE DA MODALIZAÇÃO EM UMA VIDEOANIMAÇÃO.
-
Data: 22/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
A popularização dos recursos tecnológicos tem proporcionado uma maior acessibilidade aos textos multissemióticos, no que tange não somente ao consumo, mas também à produção desses textos. Nessa perspectiva, observa-se uma pluralidade de recursos semióticos compondo esses textos, como exemplo, imagens, cores, sons, movimentos, entre tantos outros, que cooperam para a produção dos sentidos. Enfatiza-se então que os textos que são produzidos abarcam necessidades, interesses relacionados às diversas situações de interação no contexto social, ressaltando, assim, estratégias que foram utilizadas com a finalidade de interagir com os interlocutores, ou seja, a leitura e a compreensão de um texto devem levar em consideração todos os recursos semióticos que o compõe, pois a cooperação entre esses recursos podem evidenciar o posicionamento, intenções, sentimentos e atitudes de seu produtor, tanto nos textos estáticos como nos textos em movimento. Considerando o exposto e pautando-se no pressuposto teórico de Leal e Pinto (2009) que pontuam que as modalizações podem figurar implicitamente nos mais diferentes gêneros discursivos, mesmo não sendo instanciadas por marcadores linguísticos, a questão que norteia esta pesquisa é: Como se apresenta o fenômeno da modalização em textos multissemióticos no contexto de análise da organização semiótico-discursiva proposta pela GDV? Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como o fenômeno da modalização se configura nos textos multissemióticos em movimento, de modo restrito, nas videoanimações, com vistas a ampliar o estudo das modalidades preconizadas pela GDV. Salienta-se a relevância da pesquisa com vistas a contribuir para ampliação dos estudos relacionados aos textos multissemióticos em movimento, considerando-se que a expansão dos recursos visuais e sonoros nas práticas sociais da linguagem coopera para aproximar o leitor, assim como sugerir caminhos interpretativos que contemplem as múltiplas semioses na produção de sentidos dos textos tão disseminados na contemporaneidade. A pesquisa delineia-se por um viés teórico analítico visando fundamentar os pressupostos basilares que concernem à teoria da GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SILVA, 2017; BRITO E PIMENTA, 2009), à modalização como fenômeno discursivo (BRONCKART, 2012; CASTILHO E CASTILHO, 2002; NEVES, 2007; KOCH, 2011 e 2012) aos textos multissemióticos (SILVESTRE; VIEIRA, 2015; SEGATO, 2013; ROJO; MOURA, 2012) e ao gênero Videoanimação (FERREIRA; ALMEIDA, 2018; RODRIGUES, 2010; DIAS; SILVA; SILVEIRA, 2019), o que subsidiará a análise da videoanimação “Alegoria das Longas Colheres” que abrange uma questão social emergente e que, de certa maneira, pode contribuir para os estudos sobre textos multissemióticos em movimento, ainda tão escassos na literatura Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de maneira significativa para a ampliação dos estudos relacionados aos textos multissemióticos em movimento, principalmente no que concerne aos fenômenos não instanciados pelos códigos verbais.
|
|
|
-
LEONARDO DE OLIVEIRA
-
DIÁLOGOS ENTRE O VERBAL E O NÃO VERBAL: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DOS TONS EMOTIVO-VOLITIVOS EM FILMES PUBLICITÁRIOS SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
-
Data: 19/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
Expressão da singularidade dos sujeitos, o tom é um aspecto que permeia toda enunciação, em maior ou em menor grau. Na dinâmica discursiva, o tom está intimamente ligado às representações que um enunciador tem acerca do seu auditório social, o que pressupõe a atribuição de um dado peso sócio-hierárquico ao(s) seu(s) interlocutor(es). Com base nessas representações do outro e, ainda, da situação enunciativa, do contexto sócio-histórico e do partilhamento de saberes (conhecidos ou pressupostos) entre os sujeitos envolvidos, o enunciador assume esse ou aquele tom emotivo-volitivo nos enunciados que profere, o que, na linguagem verbal, revela seus traços em escolhas lexicais, sintáticas e/ou de entonação da voz. Contudo, o Círculo de Bakhtin tem uma concepção mais ampla de enunciado, compreendendo como tal qualquer conjunto coerente de signos partilhados e passíveis de compreensão por uma coletividade. Assim assimiladas, as considerações do Círculo quanto aos enunciados contemplam o fato de que eles também se manifestam tendo como suporte signos de natureza diversa da do signo linguístico, razão pela qual assumimos a premissa de que, uma vez inerentes a qualquer enunciado, os tons atravessam não só a linguagem verbal, mas qualquer materialidade sígnica por meio da qual os enunciados venham a se concretizar. Em acréscimo a essas ideias, Paula e Serni (2017), ao investigarem as potencialidades extraverbais do enunciados, trazem ao estudo dos mesmos o conceito de verbivocovisualidade, com o qual dão conta das suas dimensões sonora e visual e do qual lançaremos mão nesse trabalho. Levando em conta essa visão expandida das enunciações, esta pesquisa pretende demonstrar como tons emotivo-volitivos determinam a escolha e o arranjo das diferentes semioses que compõem de forma integrada filmes publicitários dedicados à preservação ambiental. Pensando ainda na influência que fatores socioideológicos exercem sobre os processos enunciativos e, consequentemente, sobre os tons que assumem, selecionamos três filmes publicitários oriundos de diferentes esferas sociais e com projetos de sentido divergentes, no intuito de evidenciar com mais clareza o impacto desses fatores sobre os seus respectivos e distintos tons emotivo-volitivos. Para tanto, selecionamos um filme institucional do Ministério do Meio Ambiente, outro promovido pelo conglomerado Unilever e um terceiro de iniciativa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Pretendemos comeste enfoque no tom pelo viés da verbivocovisualidade contribuir para o enriquecimento das pesquisas devotadas ao estudo dos gêneros do discurso, visto que o conceito é ainda pouco explorado, sobretudo no tocante aos enunciados que congregam expressamente semioses verbais e não verbais.
|
|
|
-
BERNARDO ALEXANDRE INTIPE
-
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS EM GUINÉ-BISSAU.
-
Data: 18/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
Conforme os relatos oriundos de Couto e Embaló (2010) e Namone e Timbane (2017), a Guiné-Bissau é um país que conta com um conjunto de mais de 20 línguas nacionais e tendo o português como a única língua do ensino, uma das línguas menos falada e conhecida entre o povo guineense. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho centra-se em compreender as concepções de linguagem de professores de português de Guiné-Bissau, bem como identificar as teorias de linguagem mais privilegiadas por professores de língua portuguesa. A discussão teórica deste trabalho correlaciona-se aos conceitos de lingua(gem), gramática, função de língua dentro da perspectiva das três teorias de linguagem, conforme apontadas por Fuza; Ohuschi e Menegassi (2011); Barcellos (2013); Koch (2015) e Possenti (2012). Discutimos também a teoria Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) de Michael A. K. Halliday (1994), uma vez que serviu para analisar os dados e compreender a maneira como os docentes manifestam linguisticamente as suas práticas através de suas atitudes e suas crenças na aula. Nessa teoria, embasemos as nossas discussões em Santos (2014); Vian Jr. (2012); Oliveira (2014); Farencena e Fuzer (2018); Hood (2019). Em relação à metodologia, este trabalho centra-se na pesquisa qualitativa e interpretativista de natureza etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008; GRANDE, 2011; SOUZA; KERBAUY, 2017; PROETTI, 2018). Os colaboradores desta pesquisa foram os professores de escola pública do ensino médio de 10º a 12º ano. A metodologia também compreendeu a coleta e discussão/interpretação de dados por meio de aplicação de questionários aos nove professores residentes em Guiné-Bissau. Os resultados finais desta pesquisa demonstram que os professores colaboradores privilegiam a concepção da linguagem como instrumento de comunicação, a teoria que descreve as normas a serem seguidas, com vista a ter sucesso em aprendizagem. Sendo assim, percebe-se, também, que esta pesquisa se relaciona a teoria de decolonialidade, pois trata-se de propor o ensino que contemple a realidade local dos alunos sem ter que referenciar no modelo do ensino de língua estabelecido pelo sistema educacional do colonizador.
|
|
|
-
LUCIMARA GRANDO MESQUITA
-
CINECLUBE: A ARQUITETÔNICA DO SUJEITO ESPECTADOR
-
Data: 17/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
O ser humano relaciona-se com seus semelhantes por meio da linguagem, assim a língua(gem) é considerada o pilar de toda sociedade. Dessa forma, estudos como o do Círculo de Bakhtin consideram o diálogo como um processo de interação mútua, ou seja, a constituição do sujeito acontece a partir do encontro com o outro na/pela linguagem, no qual os sujeitos constituem-se mutuamente e, a partir disso compreendem o mundo, atribuindo sentidos a tudo que está a sua volta. Nesse sentido, o Círculo de Bakhtin, a partir de suas reflexões, deixaram uma vasta obra rica em contribuições acerca da Filosofia da Linguagem e muitas dessas contribuições estão relacionadas à constituição dos sujeitos e à singularidade desses dentro de um acontecimento, ou seja, um processo dialógico que se fundamenta no eu-outro. Isso posto, o objetivo principal desta pesquisa é verificar o processo de formação e constituição do sujeito espectador do espaço de cineclube a partir dos debates presentes nesse ambiente. Para tanto, este estudo de caráter qualitativo, teve como embasamento teórico-metodológico os pressupostos dos estudos do Círculo de Bakhtin a partir de conceitos como sujeito, enunciado, acontecimento, arquitetônica e excedente de visão, bem como os estudos de pesquisadores que se debruçam sobre a questão da imagem e do audiovisual. Para alcançarmos nossos objetivos a metodologia utilizada foi a entrevista com grupo focal, no qual, a partir da transcrição das falas dos sujeitos participantes analisamos esse corpus mediante as relações arquitetônicas e os processos de constituição dos sujeitos e do acontecimento do espaço de cineclube sob o ponto de vista discursivo do Círculo. Dessa forma, as teorias bakhtinianas nos possibilitaram realizar uma abordagem a partir da sistematização dialógica da linguagem e da constituição dos sujeitos em uma inter-relação constitutiva mútua, com isso, foi possível observar a constituição dos sujeitos a partir das discussões presentes no espaço do cineclube e como as interações entre os participantes possibilitaram a sua formação a partir da representação do eu-outro. Portanto, esperamos que essa pesquisa possa vir a contribuir para os estudos referentes aos espaços de cineclube e do sujeito participante desse acontecimento, a partir dos referencias teóricos bakhtinianos.
|
|
|
-
AVELINO VAZ
-
IDENTIDADE DOCENTE NO RELATO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DA GUINÉ-BISSAU.
-
Data: 11/02/2021
-
Mostrar Resumo
-
Nas últimas quatro décadas, o tema de identidade docente tem intrigado pesquisadores iniciantes e experientes de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes países, sendo considerado como condição central para o aprimoramento dos programas e cursos de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa observação, buscamos com esta pesquisa compreender como os professores de português, em exercício da profissão no ensino secundário e superior da Guiné-Bissau, concebem a sua identidade docente e atribuem significados às suas experiências formadoras. A investigação foi desenvolvida à luz da teoria de narrativas (auto)biográficas e formação de professores, da teoria decolonial e do modelo de descrição e análise da Linguística Sistémico-Funcional de Michael A. K. Halliday e coparticipantes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, que envolveu a revisão da literatura científica publicada nos últimos dez anos sobre o assunto. A metodologia incluiu também a coleta, análise e interpretação do corpus coletado por meio do emprego de questionários a um grupo de cinco professores de português de instituições escolares de Bissau e o exame linguístico para referendar a interpretação teórica dos dados. A análise do corpus desenvolvida mostrou que os sujeitos pesquisados associam a identidade de professor da língua portuguesa a imagem da figura mais importante para o acesso à Ciência, e cujo êxito do seu trabalho procede o êxito do trabalho de professores das demais Disciplinas escolares e, por conseguinte, o sucesso da educação escolar. Isso, dada a centralidade dessa língua no ensino guineense e em todas as esferas da Ciência, o que também reflete a hegemonia político-legal do português no país. Os sujeitos pesquisados tendem a atribuir significados às suas experiências formadoras com base nas suas vivências e experiências do período da formação teórica, experiências dos primeiros anos de exercício docente e com base nas experiências de suas participações em eventos de formação permanente, dado os impactos que esses momentos deixaram em sua vida pessoal e profissional.
|
|