Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • PALOMA MARTINS FERREIRA
  • CIÊNCIAS E CULTURAS DESCOLONIZADORAS: ANÁLISE DE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PIBID E A DISCIPLINA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL

  • Orientador : ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
  • Data: 29/04/2024
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  • A população brasileira apresenta uma grande diversidade sociocultural, resultante da miscigenação entre diferentes etnias, como africanas, indígenas e europeias. Entretanto, tem prevalecido na sociedade um modelo hegemônico, que supervaloriza as culturas dominantes, enquanto que, as demais são silenciadas e omissas. Os povos indígenas enfrentam essa problemática, visto que, tem sua cultura silenciada e não reconhecida pela sociedade. Essa opressão que esses povos sofrem tem reflexo no ambiente escolar já que, essa temática não é muito discutida e quando é feita, é promovida de forma superficial e fragmentada. Isso acontece devido as dificuldades que os professores encontram para promover discussões nesse âmbito. Por isso, é essencial refletir sobre a formação inicial de professores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do diálogo entre aspectos da cultura indígena e a formação inicial de professores a partir das atividades desenvolvidas na disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras pelos alunos participantes do Pibid do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Para isso, esse estudo empregou a abordagem qualitativa de pesquisa e envolveu a participação de dezesseis estudantes. Esses alunos participaram de uma disciplina de pós-graduação e ao término desenvolveram uma atividade com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a cultura dos povos indígenas e o ensino de ciências e biologia. Após o desenvolvimento dessa atividade os estudantes fizeram relatos abordando as contribuições dessa prática para a formação inicial de professores. Assim, os dados obtidos através desses relatos foram analisados através da análise de conteúdo e categorização conforme é proposto por Minayo. Foi possível organizar os dados em quatro categorias. Assim, através dos resultados, pôde-se perceber o quanto foi importante a aproximação entre o Pibid e a disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras para a formação inicial de professores.

  • LEONARDO DIOGO NOGUEIRA
  • Existem discursos racistas nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental de geografia?

     

     


  • Orientador : ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
  • Data: 29/04/2024
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  • O objetivo deste trabalho é investigar a disseminação de discursos racistas sobre os povos indígenas nos livros didáticos do 7º ano de Geografia do edital de 2018 para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Este tipo de recurso pedagógico pode apresentar narrativas distorcidas em seus textos e imagens, passíveis de serem interpretadas por meio das noções de necropolítica, biopoder, biopolítica.Neste trabalho, a metodologia utilizada foi à qualitativa. Assim, foi proposta uma análise tanto das características gerais das obras quanto das informações relacionadas, em específico, ao objeto de estudo – a narrativa exposta sobre os povos originários. Para isso, fizemos a análise das imagens em três categorias: Promove positivamente, meramente ilustrativa e problemática. Dentre as imagens presentes nas 4 obras que analisamos, identificamos 24 imagens sobre os povos indígenas, sendo 9 classificadas como "problemáticas", 9 como "promovem positivamente" e 6 que tem elementos das duas categorias anteriores. Através de toda essa análise anteriormente exposta, chegou-se à conclusão de que, por mais mudanças que ocorreram ao longo do tempo, para maior inclusão dos povos indígenas no processo de ensino-aprendizagem, ainda sim observa-se que existem visões racistas à cerca do tema.

  • HEITOR VIEIRA PASSOS
  • DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS ESTADUAIS DURANTE A PANDEMIA: UM RECORTE DE LAVRAS E IJACI, MG


  • Orientador : JOSE ALBERTO CASTO NOGALES VERA
  • Data: 27/03/2024
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  • O presente trabalho buscou investigar o contexto de ensino da área de Ciências da Natureza nas escolas públicas estaduais localizadas nos municípios de Lavras - MG e Ijaci -MG durante a pandemia do COVID-19, sendo que três escolas concordaram em participar da pesquisa, duas em Lavras e uma em Ijaci (única escola estadual do município), as três instituições de ensino são Escola Estadual Azarias Ribeiro, Escola Estadual Firmino Costa e Escola Estadual Maurício Zákhia. Após o aceite das instituições, entrou-se em contato com os professores das disciplinas de Ciências, Biologia, Química e Física, no intuito de recrutar voluntários para responder a pesquisa, totalizando 10 professores. Em seguida, encaminhou-se aos participantes um questionário para que respondessem; para a análise de dados, utilizou-se a Análise de conteúdo de Bardin (1977), a  teoria das redes complexas com auxílio do software Iramuteq para o tratamento das respostas e montagem das categorias de análise, a partir destas categorias, constatou-se que grande parte das metodologias utilizadas pelos professores foram na contramão das metodologias utilizadas nacionalmente, enquanto a maior parte do Brasil aumentava sua presença nas redes sociais, uma parcela dos docentes de Lavras e Ijaci lançou mão dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, aumentando o uso de recursos audiovisuais; as dificuldades apresentadas estão para a presença dos discentes, que por mais de uma vez encontram-se desmotivados e ausentes das aulas síncronas ou assíncronas, sendo que outra parcela das dificuldades advém das consequências do contexto, como a pouca familiaridade com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), tanto pelos professores quanto pelos estudantes, a necessidade de reestruturação de planejamentos e problemas socioeconômicos que dificultaram o acesso às TIC e a permanência dos educandos na escola. Concluída a parte anterior, constatou-se os professores para pedir uma entrevista, contudo, um único professor mostrou-se aberto a uma entrevista para aprofundar as questões abordadas no questionário, o que levou, primeiramente, a reforçar as metodologias e dificuldades encontradas, com foco em três aspectos, o campo pessoal do professor, sua interação com a escola e sua interação com os educandos.

  • GABRIELLY MAGALHÃES AGUIAR
  • Educação inclusiva e as práticas pedagógicas dos professores de uma escola municipal no Sul de Minas Gerais: um estudo de caso

  • Data: 07/02/2024
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  • O presente trabalho se insere no âmbito de pesquisas voltadas para práticas pedagógicas com alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar, considerando o capacitismo nos espaços escolares. O objetivo geral do trabalho foi compreender como são as práticas pedagógicas dos professores para com os alunos com deficiência de uma escola municipal no sul de Minas Gerais, bem como o processo de ensino aprendizagem. Optou-se por descaracterizar a escola, pois em paralelo a data de observações, foi retirado pela secretaria de Educação, da cidade, o cargo de professor de apoio. Portanto alguns alunos com deficiência não estavam indo mais às aulas, o que ocasionou também o encerramento das observações.  Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotado uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso do tipo observação participante, o qual envolveu a investigação da formação e práticas dos docentes da escola em questão.  Foi utilizado como instrumento de coleta de dados observações livres da prática dos professores sujeitos principais da pesquisa e caderno de campo para as observações.  A análise dos dados foi a partir de elementos da teoria da Análise de Conteúdo Categorial, na perspectiva de Bardin (2011), considerando as categorias: “Formação das docentes”, “Experiências com alunos com deficiência” e “Capacitismo”. Como resultados dos estudos consideramos que uma formação continuada com práticas reflexivas e adesão de novas metodologias de ensino podem favorecer a aprendizagem dos alunos com deficiência e as práticas pedagógicas dos professores. Embora a formação atual deixe a desejar, no que se refere a educação inclusiva, as ações e atitudes dos professores precisam ir de encontro a essas reflexões, indicando a possibilidade da real efetivação de políticas e uma educação inclusiva. 

  • FLÁVIA HÉVILA MARTINS BEZERRA
  • CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO
    ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Data: 05/02/2024
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  • A inclusão é uma quebra de paradigma no meio educacional, pois colabora para
    refletirmos sobre a diversidade e a importância do respeito à particularidade de cada
    pessoa. Após a implementação da inclusão na educação, as escolas não poderiam
    seguir da mesma forma que estavam, com metodologias de ensino antiquadas que
    contribuem para a exclusão de alunos que não se encaixam em seus parâmetros.
    Por esse motivo, o Desenho Universal Para Aprendizagem é uma ferramenta
    crucial. Ele sugere um esforço por parte das instituições educacionais para modificar
    seu método de ensino. O DUA propõe adotar uma abordagem que venha a
    considerar as particularidades dos estudantes com deficiência e de todos presentes
    no meio escolar. Por esse motivo, a presente pesquisa tem por finalidade explorar
    como o Desenho Universal Para Aprendizagem (DUA) pode auxiliar na inclusão de
    alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
    ou superdotação. Especificamente, o estudo se concentra na aplicação desta
    abordagem no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Com
    caráter bibliográfico e de campo, foi realizada em uma abordagem metodológica
    qualitativa, com o intuito de se realizar uma intervenção pedagógica. O estudo em
    questão focalizou a análise da inclusão no ensino de ciências em uma instituição da
    rede municipal de Juiz de Fora. Observando as lacunas no processo educacional,
    discutindo como estratégias baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem
    podem contribuir para a promoção da inclusão de crianças com deficiência. Na
    intervenção, colocando as diretrizes do DUA em prática, contribuiu para o
    envolvimento do aluno na aula, não houve brecha para desregulação do aluno. No
    decorrer da intervenção, houve apresentação do que era esperado que o aluno
    alcançasse, fornecendo uma maior compreensão sobre o conteúdo que seria
    abordado, a metodologia de ensino e o conhecimento que iriam adquirir com a aula.
    Consecutivamente, houve maior interação do discente com deficiência com os
    demais colegas da turma e com professoras. Portanto, o DUA se apresenta como
    um método que fornece princípios e diretrizes essenciais para efetiva inclusão no
    ensino de ciências. Isso ocorre porque, ao usar o DUA e uma variedade de
    recursos, fornece a possibilidade de uma participação ativa de todos os alunos.

2023
Descrição
  • CLÁUDIA MARIA DOS ANJOS
  • Percepção Ambiental, reconhecimento e inclusão dos catadores: um estudo de caso de uma Associação de coletadores de recicláveis no sudeste brasileiro.

  • Orientador : ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM
  • Data: 22/12/2023
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  • O crescimento desordenado e acelerado das cidades é acompanhado do aumento na produção de resíduos sólidos e recicláveis, aumento esse que tem provocado alterações e impactos ambientais negativos ao meio ambiente. Diante disso, a conservação do meio ambiente para as futuras gerações, a coleta dos resíduos sólidos executada por catadores e a visão das crianças diante desse problema é essencial para se ter uma sociedade desenvolvida. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção ambiental de crianças de 9 e 10 anos da Escola Municipal Américo Leite sobre o serviço de coleta de resíduos sólidos dos catadores de recicláveis da Associação de Coletadores de Recicláveis do município de Carmópólis de Minas – MG associados da ASCAR, e, também, analisar a percepção ambiental dos associados a Ascar. As crianças terão aulas sobre questões ambientais e farão uma visita a Ascar para conhecer a realidade dos associados. Será realizado um questionário às crianças e outro aos associados para coletar dados da percepção dos mesmos sobre as problemáticas ambientais. Os dados serão avaliados em métodos estatísticos e proporcionais no software Microsoft Office Excel 2007, onde serão gerados gráficos para apresentação dos dados utilizando-se da estatística descritiva. Os resultados servirão de base para propor medidas de educação ambiental para fomentar a análise crítica das crianças e promover o interesse das mesmas sobre o assunto, além de entender a realidade dos associados para promover melhorias na qualidade de vida dos mesmos.

  • ISABELA GARCIA COUTINHO
  • RESGATANDO "AS COISAS DO CÉU": UMA PRÁTICA DECOLONIAL DE ASTRONOMIA E COSMOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DAS COSMOVISÕES DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES

  • Data: 12/12/2023
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  • Há um fato em comum entre os diversos povos humanos e os primórdios de suas organizações socioculturais; em todas, as “coisas do céu” orientaram desde aspectos espirituais/religiosos até a ética e a moral. Ou seja, sempre houve uma relação profunda entre ser humano-céu-terra e, com isso, os conhecimentos astronômicos e cosmológicos possuem papel fundamental na constituição de diferentes culturas humanas. 


    Assim também aconteceu na construção da sociedade ocidental, entretanto, a “evolução” social e científica fragmentou tal relação, prejudicando a abordagem desses conhecimentos tanto no Ensino de Ciências quanto durante a própria atuação docente. Além disso, professores e professoras que lecionam sobre os temas abrangidos pelas áreas de Astronomia e Cosmologia não os veem durante a formação inicial, afetando, portanto, em como tais conhecimentos chegam às alunas e alunos da Educação Básica. Diante disso, surge o seguinte questionamento: como auxiliar esses e essas docentes e, ao mesmo tempo, resgatar a relação ser humano-céu-terra perdida no decorrer da história ocidental? 


    A opção escolhida por esta pesquisa foi trazer a re-humanização do céu através das cosmovisões dos povos originários durante o ensino de astronomia e cosmologia, buscando contrapor o movimento hegemônico fragmentário da sociedade ocidental através da decolonialidade e da educação decolonial e intercultural. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi oferecer para docentes atuantes e/ou em formação inicial um minicurso que tratasse dos assuntos aqui levantados. Através das respostas dos e das participantes em questionários aplicados, discutimos criticamente sobre os efeitos da “evolução” ocidental tanto no ensino de astronomia e cosmologia, na formação docente e nas diversas cosmovisões dos povos originários. Ao final, o minicurso se mostrou eficaz em seu propósito, visto que os e as partícipes demonstraram uma reflexão crítica em suas falas. E, o mais importante, este trabalho se torna um importante aliado da luta pela existência e resistência dos povos originários. 


  • VITÓRIA CÁSSIA GABRIELA DE OLIVEIRA
  • DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA TERRA E A ASTROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

     

  • Data: 08/12/2023
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  • A sociedade contemporânea enfrenta uma crise ambiental e humanitária sem precedentes, como resultado das ações antrópicas e da maneira como a modernidade, alicerçada pelo cartesianismo e o capitalismo como modo de produtor de uma relação utilitarista com a natureza, moldaram e dicotomizaram a relação homem natureza. Isso se expressa em desafios atuais para a manutenção da vida na Terra, que refletem a complexidade e a profunda interrelação entre o planeta, sua biodiversidade e o Cosmos. Nesse sentido, muitos estudiosos como Edgar Morin têm defendido que paradigmas precisam ser rompidos, do Cartesiano à Complexidade, o que modificaria de forma profunda a maneira como a humanidade compreende e interagem com a natureza. Para o sociólogo, uma mudança tão profunda perpassa necessariamente os processos educativos, sendo iniciada com a formação de professores. Entretanto, para alcançar essa demanda e assumir a Complexidade como orientadora dos processos educativos, precisam ser superados os modelos de educação bancária no país, e investir na formação de sujeitos críticos de suas realidades, conscientes de seus papéis ecológicos e capazes de construir uma nova ética humana no/com o planeta. Diante deste cenário, e em resposta a ele, este estudo propõe a articulação dos saberes da Astrobiologia, que se direciona à compreensão da vida na Terra e fora dela, cujo estudos têm demonstrado suas potencialidades como tema gerador dos processos de ensino de ciências, à um modelo educativo biocêntrico, construído a partir dos princípios da Complexidade (valorizando a inter/transdisciplinaridade), da sustentabilidade e da indissociabilidade entre humanidade, planeta e Cosmos: a Pedagogia da Terra. É intento do estudo, investigar as contribuições dos diálogos entre esses saberes na formação continuada de professores que atuam no ensino de ciências, dando ênfase para as potencialidades das associações na geração de valores humanos ambientalmente sustentáveis. Nesse sentido, buscando compreender a busca entre as aproximações e distanciamentos dos dois campos, e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências na formação continuada de professores. Amparados no que Tozzoni-Reis (2009) propõe como fundamentos teóricos-metodológicos para pesquisas em educação ambiental utilizamos os questionários como método de constituição de corpus de pesquisa e, posteriormente da Análise de conteúdo, de Bardin, Moraes e Minayo para análise e discussão dos dados produzidos. Houve neste evento a participação de 80 pessoas, entre professores em formação continuada e estudantes de graduação das mais diversas áreas de pesquisa, entretanto, ao final, apenas 33 professores se voluntariaram a participar da pesquisa por meio dos questionários. A análise foi feita em tópicos e as categorias propostas a posteriori.  Os resultados demonstraram que o diálogo entre a Astrobiologia e a Ecopedagogia na formação de professores e no ensino de ciências é bastante promissor. Notamos ao longo desta trajetória de análise de dados como a Astrobiologia “toca” em questões dos mais diversos tipos de saberes humanos, a ciência, a filosofia e até mesmo as tradições. Logo, assumir a Astrobiologia como orientadora de uma aproximação com uma pedagogia que resgata elementos decoloniais, como a Pedagogia da Terra, pode ser um interessante caminho para desmantelar o enraizamento de uma cultura utilitarista, de distanciamento entre humano e natureza/cosmos, expressões hegemônicas e de dominação na escola e a promoção de práticas educativas inter/transdisciplinares.

  • VALDEIR HENRIQUE DE JESUS
  • IMUNOLOGIA E VACINOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: PERCEPÇÕES DISCENTES E ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE.
  • Data: 01/12/2023
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  • Os cursos de formação continuada têm sua importância não somente como ações de atualização docente, mas também como espaços de diálogo e construção coletiva de práticas pedagógicas, tendo a universidade um papel importante nesse processo, como instituição parceira na promoção destas ações. Desse modo, foi ofertado um minicurso de extensão em formação continuada sobre sistema imunológico e vacinas, e suas temáticas, a docentes da educação básica que atuam no ensino de Ciências e Biologia, com o objetivo de analisar se o presente minicurso traz contribuições para a formação e prática docente referente ao tema. A temática sobre sistema imunológico e vacinas constam nas bases curriculares, devendo ser desenvolvido no ensino fundamental e médio. Dessa maneira, identificar o que os estudantes sabem sobre a temática, pode contribuir para a (re)construção de estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema. Portanto, visou-se, também, analisar a percepção e o conhecimento de discentes do ensino médio sobre a temática sistema imunológico e vacinas. Como método de coleta de dados utilizou-se de questionários e para a análise dos mesmos tomou-se como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Bardin. Foi possível identificar que os estudantes possuem um conhecimento elaborado a respeito da temática, porém apresentam certa dificuldade em conceitos referente a mesma. Identificou-se também, que o minicurso possibilitou um espaço formativo, contribuindo para a educação científica sobre o tema, a partir de um ambiente que favoreceu a reflexão, o diálogo e a aprendizagem, contribuindo, portanto, para a formação e prática docente referente ao tema.  

  • ALESSANDRA CÂNDIDA QUIRINO DO NASCIMENTO
  • BURACOS NEGROS E ELETRICIDADE: DESPERTANDO E ANALISANDO A CURIOSIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PROJETO CURUMIM DE NEPOMUCENO

  • Data: 23/11/2023
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  • Neste trabalho, objetivamos explorar o impacto do ensino de ciências, com ênfase em astronomia, eletricidade e conceitos relacionados a buracos negros, no desenvolvimento da educação científica e ambiental de estudantes do Ensino Fundamental. Partindo de um projeto educacional no município de Nepomuceno, buscamos inicialmente despertar a curiosidade das crianças em relação a temas como astronomia, lua, sol, eletricidade e buracos negros. À medida que o projeto avançou, observamos mudanças significativas nas concepções de educação.

    Neste contexto, refletimos sobre a importância de uma abordagem de ensino que promova a aprendizagem por meio da exploração e da ludicidade. Reconhecemos que o aprendizado se dá de maneira mais eficaz quando os estudantes têm a oportunidade de se envolver ativamente, brincando e explorando conceitos científicos complexos. Além disso, analisamos como o projeto 'CURUMIM de Nepomuceno' contribui para a formação de cidadãos mais conscientes da relação entre ciência, sociedade e meio ambiente, incentivando a curiosidade e o interesse pelo mundo que os cerca.

  • ANDIARA APARECIDA SOUSA
  • ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SOBRE OS ESTATUTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DE FILMES: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Orientador : ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
  • Data: 28/09/2023
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  • A questão da formação profissional de professores para o ensino de Ciências, incluindo a Biologia, tem sido um tema recorrente no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas. Durante os anos 90, houve um aumento do interesse em relação à formação e profissionalização de professores, influenciado pelas reformas educacionais que ocorreram tanto no Brasil quanto em outros países. Essa tendência reflete a importância dada à preparação adequada dos docentes para o ensino dessas disciplinas, além da interrelação entre o campo da biologia e outros componentes do acervo do conhecimento humano, notadamente sua trajetória histórica, dimensões filosóficas e impactos decorrentes de contextos culturais e sociais. A biologia, enquanto disciplina intricada, concentra-se na análise dos organismos vivos e de seus intrincados processos vitais, abarcando desde as intricadas estruturas moleculares até a abrangência dos ecossistemas. O exame de sua história assume relevância ao elucidar o desenvolvimento dos conceitos subjacentes, ao passo que a exploração filosófica questiona os alicerces basilares da vida e do próprio empreendimento biológico. Ademais, a pesquisa biológica é sensível à influência de elementos culturais e históricos, os quais moldam sua evolução e aplicação. O presente estudo tem como desígnio analisar e debater, sob a ótica de futuros professores de Ciências/Biologia, o percurso trilhado durante uma disciplina que promoveu a interlocução entre filmes e os conteúdos pertinentes à História e Filosofia da Biologia. Ao término do curso, solicitou-se aos alunos que elaborassem observações acerca da indagação "O cinema e a História e Filosofia da Biologia, o que este diálogo propiciou?". As observações foram submetidas a uma análise de conteúdo segundo a metodologia de Minayo (2002). Por conseguinte, foi possível constatar que o propósito do trabalho foi atingido, pois os discentes puderam identificar nos filmes elementos pertinentes ao conceito estruturante da Biologia. O diálogo entre a História e Filosofia da Biologia e o cinema revelou-se extraordinariamente enriquecedor, proporcionando uma discussão contextualizada sobre a temática em questão. Ademais, contribuiu para a construção de um olhar crítico acerca da importância da História e Filosofia para a compreensão da Biologia. A compreensão do presente à luz do passado emerge como uma ferramenta de ensino-aprendizagem valiosa para projetar o futuro dentro da perspectiva histórico-filosófica da Biologia, o que se revela de notável relevância para sua apreensão. Nascimento Junior (2010) salienta que o conhecimento científico disponível hoje é fruto de um longo percurso, construído por meio das descobertas humanas e das discussões teóricas que fundamentaram diversas áreas de conhecimento, incluindo a Biologia. Esta ciência tomou forma no século XIX, quando a humanidade estabeleceu relações mais estreitas com a natureza. Compreender esse processo é fundamental, pois a Biologia, enquanto campo do saber, propõe o estudo dos seres vivos e da natureza que os cerca. A inserção da disciplina de História e Filosofia da Biologia nos cursos de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2020 foi um passo significativo para apresentar aos estudantes em formação uma perspectiva crítica sobre a Biologia. Muitos desses alunos carregam uma visão distorcida da Ciência e, por conseguinte, da Biologia, enxergando-a como algo linear e desconsiderando o percurso complexo e desafiador que culminou em nosso entendimento atual. A disciplina tem como propósito demonstrar que os modos de pensar, inclusive os paradigmas clássicos, não seguem uma trajetória linear. Esse é especialmente o caso do conhecimento científico, marcado por rupturas e descontinuidades. A abordagem adotada permite aos estudantes desenvolver um olhar crítico e contextualizado sobre a Biologia, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada da disciplina. Em virtude da pandemia de COVID-19, a disciplina foi ministrada de forma remota, e o uso de obras cinematográficas se mostrou fundamental para integrar a arte ao processo pedagógico. A sétima arte, por si só, oferece uma forma de aprendizagem mais envolvente. Além disso, a escolha de filmes que escapam ao domínio da indústria cultural burguesa quebra barreiras, capacitando os estudantes a apreciar obras que transcendem as ideologias limitadoras disseminadas por essa indústria. Em suma, este estudo busca compreender o impacto do diálogo entre a História e Filosofia da Biologia e o Cinema na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A utilização de filmes e artigos científicos como ferramentas complementares foi essencial para proporcionar uma visão mais abrangente e contextualizada da Biologia. O processo de análise, conduzido com base na metodologia de Minayo (2002), possibilitou a identificação de elementos cruciais que contribuíram para uma compreensão mais rica e integrada da disciplina.

  • FLÁVIO OLIVEIRA SANTOS
  • TEMPO EXTRA-AULA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

  • Data: 30/08/2023
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  • O presente trabalho se propõe a discutir e analisar a consecução do tempo extra-aula e como este impacta na formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Varginha/MG. O objetivo foi investigar e refletir sobre as condições de realização do tempo extra-aula e suas implicações sobre os sujeitos envolvidos, buscando compreender a percepção destes em seu discurso acerca das possibilidades e problemáticas manifestantes neste tempo. Para que isso seja possível partimos de uma contextualização histórica de pontos importantes para a educação brasileira, traçando uma linha cronológica até tempos atuais. Tal contextualização ocorre uma vez que, a educação foi reformulada diversas vezes, mas sempre houve um binômio que a permeou, de um lado os opressores e de outro os oprimidos. Através de tal percepção foi possível propor alternativas para contrapor tal realidade. Mais a frente discutimos a relação entre docentes e o tempo da escola, neste momento buscamos entender como se dá a organização do tempo dentro da escola enquanto instituição, para que assim possamos ter um contraponto entre a literatura e a manifestação. Esta análise se dá através da revisão das leis que regulamentam o tempo extra-aula no Brasil e no Estado de Minas Gerais, bem como em diversos autores que discorreram sobre o assunto. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados através das entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras e professores participantes. Os dados foram tratados partindo da análise do discurso dos participantes levando em conta o contexto no qual estão inseridos e refletindo sobre a sua manifestação e realização de acordo com as propostas apresentadas enquanto objeto de estudo.

  • JULIANO BATISTA ROMUALDO
  • EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: O QUARTO OBJETIVO DA AGENDA 2030 COMO ORIENTADOR DE AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.

  • Data: 27/07/2023
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  • O documento elaborado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), publicado em 2015 -
    a Agenda 2030 - apresenta um conjunto de 17 metas a serem alcançadas pelos 193 países,
    entre eles o Brasil. São os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O presente estudo se
    refere ao quarto objetivo que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O presente
    estudo analisou as legislações educacionais e investigou as ações e práticas pedagógicas
    sustentáveis desenvolvidas por docentes da Educação Básica em uma escola pública no
    Município de Lavras. O problema de pesquisa baseou-se na investigação sobre as ações e
    práticas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação básica do ensino
    fundamental em consonância com as metas do quarto objetivo dos ODS, cujo objetivo é o de
    contribuir com ações de formação do estudante em cidadão global. A pesquisa foi baseada
    em estudo de caso e procurou discutir a correlação entre Desenvolvimento, Educação,
    Sustentabilidade e Políticas Públicas com o quarto ODS da Agenda 2030. Este estudo possui
    aspectos metodológicos descritivos, documentais e de caráter exploratório. A metodologia
    aplicada foi pautada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin, que visa garantir
    a exatidão científica no tratamento das informações. Os documentos e material bibliográfico
    foram analisados bem como as respostas das entrevistas realizadas com os docentes da
    Educação básica. Após a análise os resultados seguiram a forma proposta pela metodologia e
    categorizados em tabelas e discussões. Os resultados mostraram relações com alguns pontos
    dos documentos educacionais vigentes nas esferas federal, estadual e municipal com o quarto
    ODS. Apontou a ausência de políticas públicas educacionais específicas no âmbito municipal
    sobre a temática e discute como elaboração das mesmas pode contribuir para ações no
    presente e no futuro para o desenvolvimento de uma pedagogia sustentável no currículo das
    escolas de Educação básica no Município de Lavras e em outros no Brasil.

  • EMERSON LEITE GARCIA
  • O desenvolvimento do pensamento teórico em processos de significaçãopara a aprendizagem do conceito de Número Real

  • Orientador : JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
  • Data: 31/05/2023
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  • Esta pesquisa adota uma perspectiva metodológica e pedagógica estruturada nos princípios e fundamentos filosóficos do materialismo histórico dialético – Karl Marx e Pável Kopnin – e orienta-se pelos constructos advindos da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental. Os principais teóricos marxistas que fundamentam o desenvolvimento desta pesquisa são: Levi S. Vigotski, Alexei Leontiev e Vasily Davidov. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular no interior do Estado de Minas Gerais, que teve a seguinte questão orientadora: Que elaborações conceituais estudantes do ensino fundamental produzem a respeito do conceito de número real em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA)? Na busca por uma resposta para esta indagação, estabeleceu-se o objetivo geral: analisar as significações produzidas em SDA do conceito de número real para o desenvolvimento do pensamento teórico. Os objetivos específicos foram: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitam um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel da mediação na elaboração conceitual dos estudantes. A análise dos dados ocorreu por meio de dois núcleos de significação: a intervenção pedagógica nas SDA e Nexos Conceituais nas SDA. A partir de trechos das falas dos estudantes que evidenciam a apreensão dos nexos conceituais estruturantes do conceito de número real, foi realizada uma análise intranúcleo e depois uma síntese por meio de uma análise internúcleos. Pelas elaborações expressadas nas falas dos estudantes, foi possível constatar que houve um avanço no sentido de pensar teoricamente o conceito de número real.

     

  • ANA AMELIA SOUZA MELEGA
  • Relações entre Agroecologia e Educação Ambiental: reflexões sobre uma proposta de ensino.     

  • Data: 22/03/2023
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  • O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades de um plano de aula para a formação de professores/ras que tem como tema a agroecologia em contraposição com o agronegócio, como um eixo da educação ambiental e como referencial teórico bem como para a metodologia da prática educativa utilizamos a Pedagogia Histórico Crítica. Assim, tendo como base a metodologia qualitativa analisou o desenvolvimento de uma atividade pedagógica em um Grupo de estudos em Educação Ambiental Crítica de perspectiva interdisciplinar composto por estudantes de graduação pós-graduação e professora. Para a análise das atividades desenvolvidas, que se utilizou da metodologia qualitativa e das rodas de conversa, foram construídos dois artigos científicos: o primeiro é um estudo do momento inicial da prática educativa que buscou a partir de uma visita virtual à casa - Museu - do artista Cândido Portinari e suas obras, provocar discussões a respeito do contexto social, histórico, político e ambiental do modelo rural de produção no seu tempo – ainda tão presente atualmente. O segundo artigo buscou relatar e analisar as atividades desenvolvidas no Grupo de estudo JACI, que tomaram a agroecologia como conteúdo da Educação Ambiental na formação de professores. Concluímos que é possível estabelecer um plano de aula em agroecologia como eixo da educação ambiental para a formação de professores, pois o processo educativo mostrou potencialidades das compreensões de forma crítica da relação sociedade e natureza no sistema capitalista.

  • IGOR ANDRADE CORREIA ROHLFS
  • PESQUISA COLETIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-REFLEXIVA: INVESTIGANDO O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO   

  • Data: 27/02/2023
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  • Este trabalho de dissertação propõe-se a investigar a formação docente a partir das relações entre Estágio Supervisionado e atividade de pesquisa, orientados por uma perspectiva histórico-crítica de Educação. Para tanto, toma-se para análise um processo de formação docente ocorrido entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022 no âmbito da disciplina “Estágio Supervisionado III” do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal do Sul de Minas Gerais. Aquele foi um período marcado por mudanças abruptas que vinham ocorrendo na realidade educacional brasileira, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, sobretudo pela necessidade de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, o que acabou resultando em que o ensino presencial fosse substituído por um ensino remoto emergencial. Os encontros da turma do “Estágio Supervisionado III” estavam ocorrendo de forma remota por meio de videoconferências, em  encontros semanais com duração de aproximadamente uma hora e cinquenta minutos. Os encontros foram todos gravados e constituem parte do corpus deste trabalho. Além das gravações, também serão analisados os trabalhos escritos realizados pelos estagiários e registrados no ambiente virtual. A partir desta análise, tentamos responder como a atividade de pesquisa coletiva se articulou com a formação dos estagiários na perspectiva de formação enquanto profissionais crítico-reflexivos, e se através dela foi possível estabelecer uma maior aproximação e compreensão da realidade escolar neste contexto. O materialismo histórico-dialético (MHD) é base de nosso referencial teórico-metodológico, pois assumimos como nosso caminho para compreensão e interpretação da realidade a Análise Dialógica do Discurso (ADD) a partir das contribuições do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov que trazem uma abordagem dialética para compreensão das cadeias enunciativas. O MHD é eixo e sustentação igualmente da teoria pedagógica em que nos pautamos, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que se coloca como uma teoria pedagógica que objetiva articular a escola com os interesses da classe trabalhadora. Essa perspectiva coloca que o ensino de Biologia e das demais Ciências Naturais devem formar sujeitos que pensem a realidade a partir das relações entre seres humanos, sociedade e natureza construídas historicamente até os dias atuais. Nesse sentido, é necessária a formação de professores e professoras enquanto intelectuais crítico-reflexivos, que tomem a escola pública para pesquisa e estejam comprometidos com a classe trabalhadora. A partir da análise do processo de formação docente do “Estágio Supervisionado III” e da atividade de pesquisa coletiva realizada, discutimos os enunciados que emergiram neste processo: “A precarização do trabalho docente”, “A prática social: aproximação com a realidade escolar” e “Professora enquanto intelectual crítico-reflexiva”. Neste sentido, observamos como a pesquisa coletiva contribuiu para a compreensão deste momento singular do ensino de Biologia nas escolas no contexto pandêmico, em que houve uma intensificação do trabalho docente e perda de autonomia das professoras em suas práticas, acentuando os efeitos do projeto de educação neoliberal em curso, orientado pela pedagogia das competências através da BNCC, atuando na Educação Básica e nos cursos de formação docente em uma perspectiva alinhada aos interesses da classe burguesa, em especial do empresariado da educação.    

2022
Descrição
  • MIRNE PEREIRA DA SILVA
  • JOVENS DE UM POVOADO RURAL DO SUL DE MG E SUAS DIFICULDADES E POTENCIALIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO

  • Data: 20/12/2022
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  •    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de conhecer e compreender quais as dificuldades enfrentadas na escolarização de jovens do povoado do Cajuru do Cervo, no Município de Lavras- MG e entorno, bem como as condições que podem colaborar para uma superação. Especificamente buscou-se: (1) Conhecer quais empregos e com quais outros trabalhos e meios de renda as famílias dos estudantes do povoado em estudo sustentam a vida (2) Compreender e investigar histórias de abandono escolar e histórias de sucesso escolar. (3) Identificar os fatores que levam adolescentes do campo a abandonar a escola, de modo a entender e ter pistas sobre como a escola pode hoje formar e preparar jovens com opções de vida possíveis para o meio rural. (4) Investigar o papel da família na vida escolar de jovens. (5) Saber o que há de diferente em relação ao meio urbano, nas condições de vida, na conjuntura social, no meio rural do povoado, que colabore para a compreensão e explicação do agravamento das dificuldades e exclusão escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 pessoas, estudantes e não estudantes com idades entre 15 e 30 anos. As questões postas tomaram por base algumas hipóteses que foram levantadas sobre os problemas que levam jovens a abandonar a escola, procurando entender quais razões podem colaborar para que estudem mais e melhor. Após serem analisadas as respostas dos participantes, foi possível confirmar que existem neste povoado alguns fatores que dificultam a permanência de jovens na escola, como por exemplo a distância para chegarem em escolas de ensino médio e a dificuldade no transporte, estar fora da idade, maternidade, jornada de trabalho incompatível com horário escolar entre outras. Com o desenvolvimento deste trabalho, constatou-se que, é comum que prefiram trabalhar a estudar, e que consideram que a universidade é só para os ricos. Há jovens desmotivados e que se sentem inferiores, acreditam que não são capazes.  

  • ERIKA MARA NOGUEIRA DE SANTANA TICLE
  • PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESMONTE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

  • Data: 19/12/2022
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  • A presente dissertação é resultado do estudo científico sobre o modelo do ensino remoto emergencial, colocado em prática em todas as Universidades Federais do Brasil, a partir da implantação do distanciamento social decorrente das estratégias de enfrentamento da Pandemia de Covid-19. Dado ao recorte que a análise científica de assuntos exige para que possam ser estudados de modo profícuo e dentro do tempo em que se limita a etapa da pós-gaduação strito sensu, traçou-se como objetivo conhecer a percepção de docentes do curso superior de Pedagogia, vinculados a uma instituição de ensino superior pública brasileira, especialmente quanto aos desafios enfrentados no modelo de ensino remoto emergencial e refletindo criticamente quanto aos efeitos da experiência para a educação superior pública brasileira. Levou-se em consideração preceitos em defesa da Universidade pública, democrática e de qualidade, frente à realidade de políticas neoliberais que se fazem intensas também no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, considerando uma abordagem qualitativa, a metodologia empregada combinou duas etapas - revisão de literatura e entrevistas com docentes que atuaram no curso de Pedagogia em uma Universidade pública brasileira, no período de vigência do ensino remoto emergencial. A revisão de literatura teve como objetivo levantar produções científicas que trouxeram como tema a realidade enfrentada por docentes do ensino superior no modelo de ensino remoto emergencial. Além de guiar a pesquisa pelos estudos já concluídos no tema, possibilitou uma visão geral do tratamento científico dado ao assunto. A entrevista, por sua vez, abriu a possibilidade de complementar dados sobre os desafios enfrentados pelos docentes da Pedagogia no ensino superior público brasileiro, proporcionando um relato com maior exatidão de suas percepções. O cuidado na análise do material obtido, através da metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016), apoiou a construção científica dos resultados alcançados. O resultado final foi de que o ensino remoto emergencial desagradou a todas e todos os docentes entrevistados, não foi adequado para oferta de uma educação de qualidade e para alcance de aprendizagem de discentes. As consequências de sua adoção e prática são perceptíveis ao retorno do ensino presencial, com perda na capacidade de leitura, concentração e foco de discentes. As e os estudantes também apresentam forte dispersão, com necessidade de consultas constantes às telas dos celulares para checar mensagens e redes sociais. O contexto atual, no qual as atividades escolares presenciais vêm sendo substituídas por atividades remotas, o que se comprova pela hibridização aprovada em recente decisão do Conselho Nacional de Educação, a presente pesquisa mostra-se relevante. Tendo como fundamento teórico o Materialismo Histórico-Dialético e estudos críticos que avaliam os efeitos da ideologia neoliberal na contemporaneidade, e conscientes do cenário de desmonte da educação nacional e precarização do trabalho docente, a conclusão é de que os meios para alcance de uma educação de qualidade são importantes, mas seu alcance depende de mudanças que perpassam por discussões políticas amplas, capazes de redirecionar a naturalização da racionalidade neoliberal em nossa sociedade. Tais reflexões fundamentam a necessidade de mais estudos que levantem a realidade neoliberal que tem ameaçado a existência de Universidades públicas, gratuitas e de qualidade para todas e todos, como forma de resistência e combate à privatização da educação superior púbica brasileira.  

  • ALESSANDRA APARECIDA BASTOS PAULA
  • O CONGADO COMO CULTURA DE RESISTÊNCIA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: VOZES E OLHARES NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA, MINAS GERAIS.

  • Data: 19/12/2022
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  • Apesar de ser uma celebração cultural secular trazida pelos escravizados de diversas nações africanas e estar
    inserida no contexto cultural brasileiro, o Congado ainda enfrenta forte resistência de aceitação e respeito por
    parte da sociedade, principalmente devido a questões religiosas e raciais. O presente estudo tem como objetivo
    investigar a relação dos aspectos culturais e simbólicos pertencentes à celebração do festejo de N. Sra. do Rosário
    no Município de Oliveira-MG como alicerce para o desenvolvimento, implementação e ações pedagógicas no
    sentido de mitigar e desmistificar os olhares preconceituosos em relação a essa manifestação. Especificamente
    pretende-se analisar como o Congado contribuiu para o enriquecimento da práxis pedagógica ancorado na cultura
    de resistência, na questão política, social, religiosa, corporal e racial na vida dos jovens participantes do festejo e
    da comunidade local. A hipótese surge no sentido de expor que o Congado se apresenta como uma manifestação
    cultural de resistência e pode contribuir para expansão e criação de pedagogias de ensino multidisciplinares.
    Foram entrevistados os sujeitos participantes do Congado: desde seus fundadores aos jovens iniciantes. Para
    analisar o conteúdo das entrevistas e comprovar a relevância cientifica do estudo, a metodologia adotada pautase
    na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. O estudo possui aspectos de pesquisa participante,
    exploratória e descritiva. Os resultados parciais do estudo apontam para uma dificuldade de inserção da cultura
    do Congado no conteúdo pedagógico fundamentado em preconceitos étnico-raciais e culturais que ainda expõem
    as feridas dos mais de três séculos de escravidão no Brasil.

  • DEBORA CRISTINA GUERRA
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DOPLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)



  • Data: 15/12/2022
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  • Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições
    sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que
    mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano
    Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas  institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.

  • EDERSON APARECIDO DE OLIVEIRA
  • A PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE LAVRAS: O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA.

  • Data: 14/12/2022
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  • O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, fez com que vários setores se adaptassem a novas formas de realizarem suas atividades, assim foi com sistema educacional. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar quais as percepções dos pais ou responsáveis pelos estudantes de escolas particulares diante do ensino remoto causado pela pandemia na cidade de Lavras. Para tanto, se realizou a aplicação de um questionário semi- estruturado para pais e/ou responsáveis por aluno que cursaram o ensino médio em escolas privadas durante os anos de 2020 e 2021. Foi descrito os dados relativos ao perfil socioeconômico dos participantes; dados relativos à instituição e aos alunos. Com a realização do presente estudo surgiram cinco diferentes categorias de dados: Dificuldades e desafios enfrentados pelos pais/responsáveis pelos alunos; dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes durante a pandemia da Covid-19; Percepção de como foi a aprendizagem dos alunos durante a pandemia da Covid-19; benefícios que o ensino remoto trouxe; e relacionamento da família com a escola. No perfil sócio econômico dos participantes verificou-se maioria do sexo feminino, com idade superior ou igual à 37 anos de idade, sendo a maioria casado. Observou-se que 50,0% deles, possuem ensino superior completo ou pós-graduação. A maioria possui renda familiar de até três salários mínimos. Nos dados relativos à instituição e aos alunos, os participantes eram pais e/ou responsáveis por alunos de seis instituições particulares de Lavras. Verificou-se que a maioria dos participantes se referiram ao ano de estudo de 2021. Sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis dos estudantes sobre o contexto do ensino remoto na pandemia, observou-se que as maiores dificuldades enfrentadas por eles diante do ensino remoto proposto pelas instituições de ensino, foram: a falta de tempo para acompanhar os filhos nos estudos, a falta de socialização dos filhos, a baixa qualidade do ensino ofertado e falta de capacitação dos professores. Sobre a aprendizagem, as declarações foram divergentes, mas a maioria acredita que o esforço do filho e o auxílio da família foram fatores essenciais, juntamente com a capacitação do professor, em passar conhecimento e promover o desenvolvimento do aluno. Mesmo assim, a maioria afirma que a aprendizagem foi prejudicada pelas condições que foram realizadas. No que diz respeito ao relacionamento das famílias com a escola, verificou-se que não houveram muitos problemas em relação as mensalidades. Portanto, percebe-se que o ensino remoto que foi imposto durante a pandemia da Covid-19 propôs uma aprendizagem fraca e deficiente para os alunos, da qual o desempenho do aluno influenciou muito o resultado dessa forma de ensino.

  • INGRID NYLLA FONTES GOMES
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LUZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Data: 12/12/2022
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  • As práticas pedagógicas investigativas como metodologia de ensino são importantes para a compreensão e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Estas práticas fazem parte das estratégias dos professores para estimular e desenvolver as habilidades de investigação e a abstração, relacionadas ao ensino de ciências e suas aplicações no aprendizado de luz. Estas práticas moldam o ambiente de ensino-aprendizagem, que estimulam sensações, emoções, influenciando em aspectos tais como, social, motor, psíquico e cognitivo, atuando assim na motivação e realização dos alunos. No município de Nepomuceno-MG, as professoras da Educação Básica do Curumim fizeram um curso de extensão, do projeto de divulgação científica “A magia da física e do Universo” da UFLA. Elas falaram sobre as práticas em sala de aula como metodologias pedagógicas, essas práticas têm significado no cotidiano da professora. O objetivo desta pesquisa é analisar a construção das práticas pedagógicas investigativas como instrumento metodológico no ensino de luz desses cursos de extensão. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e pesquisa qualitativa da descrição do curso de extensão ofertado, das aulas que foram gravadas, dos cadernos de investigação das professoras e das entrevistas por mim realizadas. A partir das análises de conteúdo sobre algumas práticas pedagógicas investigativas, das experiências que foram obtidas pelas professoras, e por mim ao longo da minha caminhada como mestranda, e da minha vivência dentro da sala de aula, foi possível observar que essas práticas investigativas utilizando a luz como método, contribuem para a autonomia e a construção do conhecimento, o que torna plausível dizer que utilizar essas práticas pedagógicas como estratégias investigativas na educação básica são possíveis.

  • RAPHAELLA REIS PEREIRA
  • UMA ANÁLISE SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS NAS EMPRESAS JUNIORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – MG. 

  • Data: 08/12/2022
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  • A Educação Ambiental (EA), pode ser entendida como o meio que direciona o homem e a sociedade para uma edificação sustentável de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para buscar um bem comum, capaz de estimular a conservação do meio ambiente. Essa educação permite que todos os seres convivam em harmonia e assim alcancem uma qualidade de vida. A justificativa deste estudo se dá pela importância de pesquisas sobre questões ambientais presentes nas Empresas Juniores da UFLA, onde buscaremos identificar o engajamento dessas empresas com essas questões e como ela interfere na formação dos discentes ali presentes. Vale ressaltar, que nas empresas juniores muitas vezes os discentes começarão a serem preparados para o mercado de trabalho. Essa pesquisa tem como objetivo, conhecer e analisar a atuação das Empresas Juniores (EJs) da UFLA no que diz respeito à questão ambiental em seus projetos e na formação dos participantes. A metodologia adotada, baseia-se em uma pesquisa documental, através de regimentos e documentos disponibilizados; Pesquisa qualitativa, afim de verificar os aspectos subjetivos do comportamento dos responsáveis pelas EJs e por fim, serão realizadas entrevistas com alguns membros ativos. Ao final deste projeto espera-se entender como as questões ambientais são trabalhadas e entendidas neste meio sob olhar da Educação Ambiental. 

  • DEBORA CRISTINA GUERRA
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DO PLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)



  • Data: 02/12/2022
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  • Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições
    sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que
    mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano
    Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas  institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.

  • DÉBORA ELISA DE SOUZA
  • A PSICANÁLISE COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO COLABORATIVO DOS ASPECTOS SUBJETIVOS E INCONSCIENTES DA PRÁTICA DOCENTE, COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBGRUPO QUÍMICA

  • Data: 21/07/2022
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  •       Ao considerar os desafios da formação docente dos cursos de licenciatura em Ciências, encontra-se a necessidade de construir espaços nos quais o professor em formação inicial encontre possibilidades de se desenvolver como um docente mais ativo sobre a sua prática. A partir do processo de reflexão que compreende saberes docentes para além da formação acadêmica, observa-se constituição de vínculos afetivos e emocionais entre sujeitos e entre sujeito e conhecimento. Para tal, o referencial teórico utilizado para desenvolver as discussões foi o psicanalítico e bioniano de continente e conteúdo, bem como o ambiente grupal. Foi observado um grupo de professores em formação inicial do projeto Residência Pedagógica Subgrupo química. É válido ressaltar o contexto que foi realizada a pesquisa, no qual se insere no período pandêmico do Covid-19, influenciando nos métodos de pesquisa, bem como nas realidades experienciadas pelos participantes. A partir da fenomenologia enquanto método de pesquisa qualitativa, os professores em formação inicial foram questionados sobre a dimensão subjetiva da formação e prática docente, em dois principais momentos. O primeiro, sendo a partir da entrevista semiestruturada realizada de forma individual e, o segundo, a partir de um encontro em grupo nomeado de conversa mediada. Logo, a partir dos dados obtidos com as entrevistas, observações diretas dos encontros da Residência Pedagógica subgrupo química e com os momentos de conversa mediada realizada pela pesquisadora, são escolhidas as descrições que estabelecem sentido com o referencial teórico utilizado. E baseado nas orientações metodológicas da fenomenologia, foram encontradas unidades de significado que, após movimentos de reduções, levantou-se duas grandes categorias abertas, sendo elas a “Linguagem inconsciente da relação professor e aluno” e “Formação docente”. Nos Resultados e Discussões foi possível inferir que o grupo RP, instaura um pressuposto básico de dependência que coexiste com as propostas conscientes do grupo de trabalho. Ao operar pela dependência, o grupo espera que a orientadora enquanto líder signifique suas experiências emocionais ao se vincularem com o conhecimento. Os residentes apresentam uma visão refletida sobre o trabalho da sala de aula, como também realizam críticas ao professor que apresenta uma atenção quase que exclusiva ao conhecimento e conteúdo disciplinar. Demonstram segurança com a abordagem de ensino estudada e praticada nas regências das aulas, sendo a abordagem do ensino por investigação. No entanto, demonstram insegurança no que se refere as relações de interações socias, bem como aspectos afetivos e subjetivos que podem aparecer na sala de aula. Os resultados permitem dizer que uma ampliação do processo de reflexão orientada abordando condicionantes subjetivos da prática docente, permite diminuir lacunas no processo de formação docente. A pesquisa conclui apostando em sugestões de métodos semelhantes ao que foi realizado pela metodologia da pesquisa, como uma possibilidade de alcançar uma das demandas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, de buscar pelo saber experiencial dos professores como forma de espelho para suas ações nas salas de aulas, no entanto, agora, por meio de um processo orientado por um mediador, que ofereça meios de auto observação e análise fundamentados em aportes teóricos.

  • DEBORA CRISTIANA NOGUEIRA DEL PINO
  • A FUNÇÃO SOCIAL DAS CIDADES: OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E O ACESSO AS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG

  • Data: 30/06/2022
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  • A Constituição Federal brasileira do ano de 1988 já destacava em seu artigo 5º, garantias fundamentais das quais incluía pontualmente, o acesso à educação. Dentro disto, ao Estado coube também desenvolver mecanismos legislativos que viriam desenvolver a educação através das iniciativas públicas em caráter obrigatório, o que a fez reconhecê-la como direitos garantidos e políticas sociais. A educação é uma forma política e social de instruir eticamente e moralmente o homem para as mais diversas relações intersociais e extra sociais que demandam a vida cotidiana. Nesse sentido, o objetivo do trabalho delineou-se por duas frentes, a que trata sobre a função social das cidades e o acesso as escolas públicas estaduais e municipais no Município de Lavras/MG, bem como quanto a inserção da educação ambiental como ferramenta pedagógica transversal. Em
    virtude dos critérios de metodologia, a pesquisa quanti-qualitativa mostrou-se eficiente para a compactação dos dados e informações obtidos. Estes dados foram coletados através de formulários on line direcionados às escolas públicas e a consulta as leis municipais deu-se pelas plataformas de acesso público. Foi possível compreender que há número suficiente de escolas públicas disponíveis para os alunos e a função social das cidades está sendo aplicada nos principais bairros municipais. Como resultados, obteve-se uma análise de dados capaz de compreender como as escolas estão distribuídas nos centros e áreas mais periféricas, suas estruturas capazes de atender o número e acesso de alunos, bem como em quais áreas demandam mais investimentos em escolas ou melhorias estruturais para que estas atendam os futuros alunos. Em virtude dos resultados também foi possível apurar se a educação ambiental está inserida no corpo metodológico e currículo escolar das escolas públicas municipais e educacionais no Município de Lavras/MG, tecendo comentários finais indicando critérios de melhorias.

  • ROGÉRIO SUZANA DE FREITAS MICAELA
  • “A TERRA A QUEM PERTENCE?”: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DECOLONIAL

  • Data: 12/05/2022
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  • Esta dissertação resulta de uma pesquisa acompanhada por um processo educativo na formação de professoras e professores, tematizando a dimensão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, passando pelo processo de colonização e seus desdobramentos na colonialidade e configuração da sociedade atual. Apresentamos um olhar que pressupõe que o processo de ocupação colonial, bem como seus desdobramentos na colonialidade do poder contribuiu historicamente para a construção de ideologias hegemônicas, tanto de entre povos como também destes para com a natureza. Assim, consideramos que lutar e agregar a discussão da ancestralidade na dimensão socioambiental significa compreender a exploração das pessoas e do ambiente como resultado de uma ideologia absorvida e reproduzida sobretudo pelos povos de territórios outrora colonizados, reproduzindo uma lógica de dominação, exploração, subalternização e preconceitos que estão ao serviço do modo de organização e produção capitalista. Deste modo, com o objetivo de discutir sobre a questão socioambiental na relação com a ancestralidade, passando pela colonização e seus desdobramentos, vislumbrando possibilidades para a formação inicial e continuada de professoras(es), organizamos e desenvolvemos  este trabalho em dois artigos: o primeiro consiste num ensaio teórico onde buscamos fundamentos teóricos para o entendimento da questão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, colonização, nos atentando à dimensão étnico-racial; e o segundo, que resulta de um processo educativo no programa Residência Pedagógica cuja pretensão foi de atuar de modo que este grupo se apropriasse da discussão que nos propusemos e, posteriormente, ser capaz de se apropriar da discussão, produzir recursos e elementos importantes para realização de práticas pedagógicas e materiais didáticos conducentes à urgência da equidade para efetivação de uma sociedade efetivamente sustentável. 

  • ANDREÍSA APARECIDA SELVATI
  • O CINEMA NA FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO ENTRE O FILME VIDAS SECAS O PIBID DE BIOLOGIA.

  • Data: 26/02/2022
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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar as especificidades contidas no filme Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos através da leitura dessa obra pelos professores em formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de Biologia da UFLA). Neste momento a pesquisa qualitativa se caracteriza uma vez que buscamos compreender as relações humanas no processo de formação. Sendo assim o levantamento de dados partiu de seleção de cenas do filme, suas descrições e de considerações especificas contidas na expressão individual dos entrevistados. Para sua representação foram utilizados fotogramas de cenas que expressavam maiores evidencias dentro dos entrevistados sendo essas organizadas em sequências temas do filme. E complementando as especificidades foram coletadas considerações onde os enunciados foram categorizados, interpretados e fundamentados teoricamente, levando em consideração a articulação com a bibliografia de base desta pesquisa. Com isso foi possível constatar a importância do cinema na de formação inicial de professores com todo no seu potencial instigador

  • LILIANA CRISTINA DO CARMO
  • UMA PRÁTICA SOCIAL INERENTE À MANIFESTAÇÃO DE CULTURA POPULAR REGIONAL: ANÁLISE DA FESTA DO CARRO DE BOI DE MACUCO DE MINAS

  • Data: 24/02/2022
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  • O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente a Festa do carro de boi de Macuco de Minas como prática social inerente à manifestação de cultura popular regional. O estudo aborda a conceituação ampla de cultura e a formação da cultura brasileira. Também faz um resgate da conceituação de práticas sociais e sua relação com os processos educativos. Faz referência sobre a história do carro de boi e sua importância para pequenos produtores rurais. Por fim faz uma análise da festa do carro de boi de Macuco como manifestação de cultura popular, sua importância para a comunidade na qual está inserida e a sua relação com educação ambiental.

  • LIVIA ALVES LUZ

  • Crítica à medicalização da vida escolar a partir da análise dos determinantes diagnósticos de
    TDAH em laudos de estudantes da educação básica.




  • Data: 18/02/2022
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  • Opresente trabalho visa contribuir para a discussão sobre as implicações do alarmante aumento na incidência
    de diagnósticos de transtornos de aprendizagem no Brasil, em especial do transtorno de Déficit de Atenção e
    Hiperatividade – TDAH.
    Conforme o site oficial do transtorno, o TDAH é o transtorno mais comum em crianças
    e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Este estudo está fundamentado no arcabouço
    teórico dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, os quais superam as concepções adaptativas e
    patologizantes que sustentam a medicalização dos processos educativos. Busca-se com esta pesquisa
    responder a seguinte pergunta: Que fatores têm sido os determinantes para o diagnóstico de TDAH em
    escolares? Como objetivos específicos têm-se: a) investigar os critérios que levaram ao diagnóstico do TDAH; b)
    analisar a concepção de desenvolvimento humano que subsidia os laudos analisados; c) analisar em que
    medida o diagnóstico e o tratamento indicado envolvem as relações interpessoais concretas da vida da criança
    para além da medicação. O estudo tem cunho qualitativo e documental e se propõe a analisar laudos clínicos
    contendo o diagnóstico de TDAH em estudantes da educação básica, com o objetivo de identificar os
    determinantes diagnósticos de TDAH. Foram selecionados dez laudos arquivados pelas Secretarias
    participantes. A análise dos documentos fundamenta-se na metodologia da análise de conteúdo. A análise dos
    dados explicita os limites evidentes de se atribuir as dificuldades de aprendizagem ao tratamento médico, dado
    que estes profissionais não têm qualquer domínio sobre as especificidades da área da educação. Importante
    notar também que todos os laudos coletados para a pesquisa reafirmam os pressupostos teóricos adotados no
    trabalho em tela, de que os diagnósticos de TDAH têm sido dados de forma superficial e indiscriminada,
    rotulando os seres humanos e os coisificando. Os poucos encaminhamentos descritos pelos laudos apontam a
    escola como a principal responsável pelo encaminhamento das crianças para médicos neurologistas, psiquiatras
    e psicólogos darem sua avaliação sobre o comportamento “inadequado” da criança em sala de aula. Nos laudos
    analisados, a maioria dos profissionais propõe orientações superficiais para a escola, sem levar em
    consideração a especificidade do trabalho docente ou a reprodução dos pressupostos excludentes e
    marginalizantes da sociedade capitalista nas relações interpessoais e práticas concretas que permeiam o
    cotidiano das instituições de ensino. Portanto, vale destacar que os estudos da psicologia marxista são
    fundamentais para o desvelamento da lógica exploratória e opressora do capital, desnaturalizando os estigmas

     


    epadronizações que contribuem para a manutenção do status quo e sinalizando a necessidade de construirmos
    uma nova sociabilidade pautada em relações sociais justas, igualitárias e humanizadoras.



2021
Descrição
  • CAROLINA DE SOUZA OLIVEIRA
  • ALIMENTAÇÃO COMO UM CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA  NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

  • Data: 09/12/2021
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  • O presente trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades de formação e trabalho por meio da Educação Ambiental na formação de professores,  buscando compreender as potencialidades de tomar a alimentação como um conteúdo da Educação Ambiental, considerando que por meio dela é possível desenvolver um processo educativo que contribua para a compreensão crítica acerca da realidade e, portanto, pode contribuir para a formação de cidadãos ativos que possam agir sobre ela. O trabalho conta com três diferentes etapas, que, apesar de independentes, se articulam entre si. A primeira é uma revisão teórica acerca das questões estudadas: A importância dos conteúdos para a educação e o contexto histórico e questões acerca da Educação Ambiental. O segundo artigo é uma análise de um processo pedagógico desenvolvido com professores em formação estagiários do curso de Ciências Biológicas na UFLA, que, por meio de uma pesquisa nas escolas básicas, buscou a compreensão do ambiente escolar de modo geral por meio da alimentação escolar. O terceiro artigo é uma análise de outro processo educativo na formação de professores, que buscou construir propostas interdisciplinares de trabalho com a alimentação como conteúdo da Educação Ambiental  nas escolas básicas.   

  • IAN SILVA ANDRADE
  • SIGNIFICAÇÕES DE ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG

     




     




  • Data: 02/12/2021
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  • No Brasil, o pedagogo escolar possui funções difusas. Elas se confundem em meio às diversas nomenclaturas dos
    cargos que este profissional pode assumir na escola, impregnadas de particularidades históricas na educação em
    cada estado. Quando não é professor regente de turma, é supervisor, orientador, especialista e/ ou coordenador
    pedagógico. Especificamente no estado de Minas Gerais, as funções de supervisão pedagógica e orientação
    educacional são atribuídas ao cargo de Especialista em Educação Básica (EEB), ao qual compete também a
    coordenação pedagógica de determinada escola. Diante dessa miríade de tarefas, como os especialistas,
    pedagogos escolares, exercitam suas funções na escola? Esta pesquisa visa identificar significações que
    especialistas de escolas estaduais em Lavras-MG atribuem à gestão educacional desenvolvida onde trabalham, no
    sentido de: 1) investigar experiências de supervisão pedagógica e orientação educacional; 2) analisar concepções
    acerca do papel da escola; 3) registrar indícios do processo histórico que conformou o cargo de EEB em escolas
    estaduais de Lavras-MG. Para tanto, conversamos com as especialistas dessas escolas tendo por base um roteiro
    semiestruturado em esclarecimentos iniciais e tópicos de abordagem, de acordo com as premissas dialógicas dos
    Estudos bakhtinianos quanto à construção da enunciação. A partir dos relatos produzidos, transcritos e
    textualizados, procedemos a sua análise mediante a síntese de núcleos de significação, no intuito de aproximarmo
    nos das zonas de sentido enunciadas pelas especialistas. Tais núcleos, assim como os diálogos subsequentes com
    as pedagogas, embasaram o pesquisador na escrita de perfis pessoais sobre como elas significam as práticas de
    gestão educacional nas escolas onde trabalham, conforme suas trajetórias profissionais. Discutimos esses perfis e
    os núcleos de significação neles imbricados com o apoio lógico-histórico da arquitetônica categorial desenvolvida
    ao longo da investigação, a partir do método materialista histórico-dialético. Neste sentido, utilizamos categorias
    próprias da Psicologia histórico-cultural acerca do desenvolvimento interfuncional do psiquismo humano, bem
    como da Pedagogia histórico-crítica no que tange a uma concepção de educação escolar calcada na práxis social;
    quais sejam:
    trabalho, contradição, mediação, necessidade e motivo. Assim, formamos um quadro geral de
    significações sobre o trabalho da pedagoga especialista, particular a determinadas escolas estaduais em Lavras
    MG.




  • IAN SILVA ANDRADE
  • SIGNIFICAÇÕES DE ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG

     




  • Data: 02/12/2021
  • Mostrar Resumo

  • No Brasil, o pedagogo escolar possui funções difusas. Elas se confundem em meio às diversas nomenclaturas dos
    cargos que este profissional pode assumir na escola, impregnadas de particularidades históricas na educação em
    cada estado. Quando não é professor regente de turma, é supervisor, orientador, especialista e/ ou coordenador
    pedagógico. Especificamente no estado de Minas Gerais, as funções de supervisão pedagógica e orientação
    educacional são atribuídas ao cargo de Especialista em Educação Básica (EEB), ao qual compete também a
    coordenação pedagógica de determinada escola. Diante dessa miríade de tarefas, como os especialistas,
    pedagogos escolares, exercitam suas funções na escola? Esta pesquisa visa identificar significações que
    especialistas de escolas estaduais em Lavras-MG atribuem à gestão educacional desenvolvida onde trabalham, no
    sentido de: 1) investigar experiências de supervisão pedagógica e orientação educacional; 2) analisar concepções
    acerca do papel da escola; 3) registrar indícios do processo histórico que conformou o cargo de EEB em escolas
    estaduais de Lavras-MG. Para tanto, conversamos com as especialistas dessas escolas tendo por base um roteiro
    semiestruturado em esclarecimentos iniciais e tópicos de abordagem, de acordo com as premissas dialógicas dos
    Estudos bakhtinianos quanto à construção da enunciação. A partir dos relatos produzidos, transcritos e
    textualizados, procedemos a sua análise mediante a síntese de núcleos de significação, no intuito de aproximarmo
    nos das zonas de sentido enunciadas pelas especialistas. Tais núcleos, assim como os diálogos subsequentes com
    as pedagogas, embasaram o pesquisador na escrita de perfis pessoais sobre como elas significam as práticas de
    gestão educacional nas escolas onde trabalham, conforme suas trajetórias profissionais. Discutimos esses perfis e
    os núcleos de significação neles imbricados com o apoio lógico-histórico da arquitetônica categorial desenvolvida
    ao longo da investigação, a partir do método materialista histórico-dialético. Neste sentido, utilizamos categorias
    próprias da Psicologia histórico-cultural acerca do desenvolvimento interfuncional do psiquismo humano, bem
    como da Pedagogia histórico-crítica no que tange a uma concepção de educação escolar calcada na práxis social;
    quais sejam:
    trabalho, contradição, mediação, necessidade e motivo. Assim, formamos um quadro geral de
    significações sobre o trabalho da pedagoga especialista, particular a determinadas escolas estaduais em Lavras
    MG.




  • RICARDO CAMPOS QUEIXAS
  • CORPO COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA OBRA "OS SALTIMBANCOS"

  • Data: 30/11/2021
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  • Este trabalho busca compreender se é possível o Corpo estabelecer diálogo entre Educação Ambiental Crítica e Educação Física, a partir da obra “Os Saltimbancos” de Chico Buarque (1977). Para isso, este trabalho apresenta dois artigos que foram elaborados na tentativa de estabelecer este diálogo e têm como principal referencial teórico-metodológico o Materialismo Histórico e Dialético. No primeiro artigo, embasados pela Pedagogia Histórico Crítica, fizemos um estudo teórico a respeito da “construção” de Corpo ao longo da história humana, tomando-o como conteúdo na tentativa de estabelecer um diálogo entre a Educação Física e a Educação Ambiental Crítica. Concluímos que o Corpo pode estabelecer este diálogo, pois é a síntese dialética de nossa humanidade, já que carrega em si nossas características biológicas e culturais. No segundo artigo, embasados pela teoria do Círculo de Bakhtin, analisamos os dados coletados em reuniões de grupos de discussão onde aconteceu um ato educativo a partir de “Os Saltimbancos” junto a um Grupo de Estudos em Educação Ambiental Crítica. Junto à análise, descrevemos a importância e possíveis contribuições da Arte para a Educação de forma multidisciplinar, tendo em vista que se configura como um conteúdo da Cultura, e que pode contribuir com a Formação de Professores e Educadores Ambientais. Na análise da obra e das reuniões, suscitaram três enunciados, a saber: I – Os Corpos Orgânico e Inorgânico são explorados no Trabalho do Sistema Capitalista; II – Corpo como limitador de acesso à Cultura (Material e Imaterial): a nova Cerca do Capital; III – Virtualização da relação dos Seres Humanos com e no Ambiente. As discussões sobre o Corpo acerca dos enunciados suscitados contemplam esta possibilidade de formação, contribuindo com a compreensão das relações da Sociedade com e no Ambiente, e que pode contribuir com o processo de formação de sujeitos críticos e que possam pensar e construir um outro modelo de sociedade para além do Capitalismo. Sendo assim, concluímos que é possível o Corpo estabelecer um profícuo diálogo entre as áreas de Educação Ambiental Crítica e Educação Física

  • RICHARD LIMA REZENDE
  • ENCANTAMENTO, CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO EM AULAS DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS, MG: UM ESTUDO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Orientador : ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
  • Data: 29/11/2021
  • Mostrar Resumo
  • A proposta deste trabalho surgiu no início do segundo semestre de 2019 quando uma professora de uma escola estadual de Lavras, Minas Gerais, entrou para o Programa Residência Pedagógica (PRP) de Biologia da Universidade Federal de Lavras. O PRP surgiu com alguns objetivos, como proporcionar uma formação que articule consistentemente os aspectos teóricos e práticos do saber docente, fazer com que os residentes vivenciem e experimentem o trabalho desenvolvido nas escolas, desde a observação e planejamento de atividades até a regência de aulas, em que estes possam conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino e entenderem mais a fundo sobre a gestão escolar. Assim que professora foi incorporada ao grupo ela aceitou a proposta de trabalhar em conjunto para planejar, construir e desenvolver práticas pedagógicas de biologia para cinco turmas de segundo ano do ensino médio. Com um grupo de 6 residentes, as atividades foram planejadas e aplicadas dentro do ensino de quatro bloco de temas: biomas, nicho e habitat, mecanismos da evolução e classificação biológica. Ao final desses blocos, os residentes orientaram quatro das turmas na participação em uma Feira de Ciências da própria escola em questão. Partindo dessa experiência, o objetivo deste trabalho é investigar como o PRP agiu na formação desses sujeitos. Esse interesse em compreender o impacto do programa na formação de professores leva em conta os problemas que a formação de professores enfrenta: como a dualidade nos cursos de licenciatura e a desarticulação entre teoria e prática. Sendo assim, para analisar como o programa agiu na formação desses residentes foram utilizados dois momentos de avaliação (questionário e grupo focal) em que estes sujeitos relataram todo o processo vivido. Utilizando-se da análise de conteúdo, mais especificamente do método de categorização, foram reconhecidas cinco categorias nas falas dos residentes. A primeira diz respeito ao problema com o domínio do conteúdo e da metodologia por três dos participantes. A segunda categoria faz menção ao problema que os residentes tiveram em estabelecer diálogo com os estudantes. A ausência da professora preceptora em algumas das várias reuniões do PRP fez com que os estudantes apontassem a falta que ela fez durante o planejamento e desenvolvimento das atividades, mas que também não havia outra maneira da professora participar, uma vez que o melhor possível foi feito, se configurando como a terceira categoria. A quarta categoria identificada reuniu os relatos dos residentes que apontaram a dificuldade em articular as demandas da universidade com as demandas do PRP. Por último, o trabalho coletivo proporcionado pelo PRP foi reconhecido de maneiras diferentes pelos residentes, em que agiu no aperfeiçoamento individual destes por meio de atividades em conjunto de constante reflexão, discussão e compartilhamento de saberes. Após ter percorrido todo este caminho, conclui que o PRP demonstra a necessidade que os cursos de licenciatura tem de programas como estes, pois de um lado representa falhas nos componentes curriculares básicos dos cursos, por outro, concretiza um momento e espaço formativo coletivo.

  • FÁBIO ROBERTO VIEIRA
  • O ENSINO DO CONCEITO DE LUGAR NA GEOGRAFIA E AS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

  • Data: 25/11/2021
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  • A presente pesquisa objetiva analisar o processo de significação estabelecido por um grupo de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Lavras MG, por meio de uma unidade didática sobre o conceito de lugar, abordado na geografia para a prática da educação ambiental. Assim, a questão que orienta esta pesquisa é: (i) que elaborações conceituais são produzidas por um grupo de alunos, por meio de uma unidade didática em que se propõe a educação Ambiental na geografia? Para a produção dos dados, optou-se pelo diário de campo, pelas gravações audiovisuais das interações/significações dos estudantes em atividade de estudos e pelos registros escritos produzidos pelos estudantes ao longo do desenvolvimento da Unidade Didática. Os dados produzidos serão analisados por meio de uma metodologia denominada Núcleos de Significação, de forma que as palavras ditas ou escritas possam fomentar uma análise mais profunda a respeito dos processos de significação de cada aluno sobre o uso dos espaços.

  • LUCIANA MARQUES FARIAS
  • ENCANTAMENTOS, CAMINHOS E PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID BIOLOGIA 2012-2013 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

  • Data: 24/11/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos de 2012-2013 do curso de Ciências Biológicas/licenciatura da Universidade Federal de Lavras, descrevendo e identificando suas contribuições formativas. Além disso, discutir e refletir as influências do PIBID na prática pedagógica de professoras (es) que participaram do subprojeto de Biologia. O primeiro capítulo apresenta as principais problemáticas da educação no Brasil, no que diz respeito ao currículo das licenciaturas, as visões deformadas da ciência, as práticas pedagógicas, sob a égide das políticas educacionais. Dessa forma, o trabalho se justifica pela necessidade de uma formação de professores que promova uma concepção histórico-crítica. O segundo capítulo aborda o PIBID como política de formação de professores, apresentando uma breve revisão sobre trabalhos que levantam as potencialidades deste programa na formação inicial e continuada. Também neste capítulo, iremos descrever o subprojeto PIBID-BIO 2012-2013: as atividades formativas e produções acadêmicas. No terceiro capítulo, iremos apresentar, identificando as vozes que foram descritas no capítulo anterior e como serão analisadas a luz da análise discursiva proposta pelo círculo de Bakhtin. No quarto capítulo, iremos discutir os enunciados. Estes enunciados se referem tanto em relação as contribuições identificadas a partir da descrição do subprojeto, quanto ao que foi incorporado pelas Professoras e Professores após terem se passado 7 anos desde a vivência como bolsistas do PIBID. Dos enunciados que se referem aos relatos dos participantes, desenvolvemos 4 instâncias de discussão: concepção de educação; saber crítico-contextual; saber atitudinal: desafios da docência e PIBID: encantamentos, caminhos e processos. Esses enunciados elucidaram em certa medida, alguns elementos que foram incorporados na prática pedagógica dos sujeitos, como a visão de educação que possuem, a criticidade que detém em relação as problemáticas sociais e o fazer pedagógico no processo de emancipação humana, as posturas e comportamentos sobre os desafios encontrados e as lembranças do processo formativo vivenciadas no Programa. Neste sentido, compreendemos que o PIBID na vida dessas pessoas agiu tencionadamente para a mudança de pensamento e como ampliador de horizontes. Muitas das contribuições identificadas se expressam nas falas dos participantes, e mesmo após esses anos, alguns conseguiram se lembrar das atividades, mostrando o quanto estiveram imersos numa formação crítica e reflexiva.

  • FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA
  • CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA.

  • Data: 19/11/2021
  • Mostrar Resumo
  • Diante dos mais diversos estudos e reflexões sobre as atuais mudanças no Ensino de Ciências, é perceptível a importância de incorporar, na prática docente, atividades que estejam ancoradas em uma abordagem de ensino por investigação, de forma a possibilitar aos estudantes compreender e utilizar os conceitos estudados em situações cotidianas. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de dois roteiros experimentais investigativos, bem como das aulas ministradas na perspectiva da abordagem de Ensino por Investigação, para a manifestação de Habilidades Cognitivas por estudantes de um curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. O primeiro roteiro elaborado tinha por intuito construir, juntamente com os estudantes, conceitos relacionados a prática de Preparação de Soluções e Diluição, e o segundo roteiro, desenvolver os conceitos relacionados a Cinética Química. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que as atividades propostas na perspectiva da abordagem de Ensino por Investigação trouxeram contribuições para a construção do conhecimento e habilidades por parte dos alunos. Entretanto, ao analisar as atividades propostas, verificou-se a necessidade de adequações, como uma problemática que esteja melhor relacionada à realidade dos alunos, questões de ordens cognitivas mais elevadas, para que haja uma aprendizagem mais significativa, além do desenvolvimento de diferentes habilidades, como a elaboração de hipóteses, realização de inferências, comparação de dados, pelos estudantes. Portanto, é necessário que o Ensino por Investigação seja compreendido nos cursos de formação como uma importante abordagem didática que contribui para que os estudantes possam participar de maneira ativa das atividades e que dominem os conceitos científicos, mas, também, que sejam cidadãos mais críticos e atuantes no meio no qual estão inseridos e os professores envolvidos sejam capazes de reconhecer as contribuições dessa abordagem de ensino, tanto para a formação científica quanto cidadã.      

  • POLLYANA CRISTINA ALVES CARDOSO
  • O ENSINO DE ASTRONOMIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS: REFLEXÕES A PARTIR DA PARCERIA ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.

  • Data: 29/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • Não se aplica

  • FILIPE ALVES PEREIRA BENTO
  • COSMOLOGIA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL DA COSMOLOGIA MODERNA E UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BRASILEIRO

  • Data: 23/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • A cosmologia moderna é uma ciência que tem como objetivo entender o passado, presente e
    possível futuro da estrutura em larga escala do universo. O presente trabalho visou pesquisar e
    refletir sobre o ensino dessa ciência no contexto da educação brasileira básica, mais
    especificamente, nos anos do ensino médio. Avaliar a importância do tema e sua inserção nas
    aulas de ciências, assim como pesquisar seus fundamentos históricos, conceituais eeducacionais,
    a fim de se construir um modelo do atual cenário educacional brasileiro frente à cosmologia
    moderna, constituiu a primeira parte do trabalho. Tendo sido tal cenário construído,foi proposto
    a elaboração de um livro didático sobre o tema, voltado especialmente para professores do ensino
    médio, o qual incluiu, inclusive, experimentos práticos relacionados ao assunto de cada capítulo,
    o que foi um diferencial em relação à maioria dos materiais já elaborados destinados a essa
    finalidade. Dessa forma, através do desenvolvimento do livro sobre cosmologia moderna para o
    ensino médio, se consegue uma proposta objetiva da inserçãoda cosmologia para ser considerada
    pela comunidade da educação cientifica brasileira.

  • CAMILA OLIVEIRA LOURENÇO
  • O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS.

  • Data: 26/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • Não enviado

  • JULIANO JORGE DE FREITAS SALGADO
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA COLETA SELETIVA DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE LAVRAS – MG: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PGIRS MUNICIPAL.

  • Data: 19/03/2021
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  • Os resíduos sólidos se tornaram um problema de ordem global, que afeta direta e indiretamente a maioria das comunidades, tanto rurais como urbanas. O consumo desenfreado de produtos, a deficiente gerência da cadeia produtiva destes por órgãos governamentais, a falta de conscientização pública e a falta de incentivo público para o reaproveitamento e para a destinação regular dos resíduos se transformaram em imperativos dos grandes problemas socioambientais a serem enfrentados no Séc. XXI. É somente através de atividades educacionais que todos os segmentos da sociedade civil conseguirão compreender e agir de forma sustentável para com estes. Essas atividades precisam ser desenvolvidas obrigatoriamente pelo poder público em parceria com todos os segmentos da sociedade civil.  Diante disso, este estudo visa analisar e discutir a abordagem da Educação Ambiental no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Lavras (PGIRS) e seus documentos correlatos quanto sua relevância na coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliar. E também na compreensão e no desenvolvimento de ações por parte dos gestores responsáveis pelas ações da educação ambiental no município. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, sendo executada em duas etapas na cidade de Lavras. A primeira etapa consistiu em análise bibliográfica e documental e a segunda na aplicação de questionários juntos a ACAMAR, Prefeitura Municipal de Lavras e o CONSANE. Como resultado, evidenciou-se que o município possui planos de gestão de resíduos sólidos (PMSB e PGIRS) e o programa de educação ambiental é coordenado pela Prefeitura e CONSANE respectivamente. Foi verificado a ACAMAR atua por meio de parceria com a Prefeitura promovendo atividades de educação ambiental, com entrega de panfletos, e o recolhimento de recicláveis nos domicílios. Observou-se, no PGIRS, que o programa de educação ambiental está projetado para ser executado no período de 20 anos (2017 a 2037), sendo a maioria das suas atividades voltadas para o ambiente educacional escolar e por meio deste para a sociedade. Por fim, as propostas das ações de educação ambiental para a gestão da coleta seletiva domiciliar projetadas nos planos e no programa contemplam em partes a real necessidade da população, devendo ter ações mais interativas e contínuas das instituições promotoras da coleta seletiva.  

     

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