Descrição |
|
-
MIRNE PEREIRA DA SILVA
-
JOVENS DE UM POVOADO RURAL DO SUL DE MG E SUAS DIFICULDADES E POTENCIALIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO
-
Data: 20/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de conhecer e compreender quais as dificuldades enfrentadas na escolarização de jovens do povoado do Cajuru do Cervo, no Município de Lavras- MG e entorno, bem como as condições que podem colaborar para uma superação. Especificamente buscou-se: (1) Conhecer quais empregos e com quais outros trabalhos e meios de renda as famílias dos estudantes do povoado em estudo sustentam a vida (2) Compreender e investigar histórias de abandono escolar e histórias de sucesso escolar. (3) Identificar os fatores que levam adolescentes do campo a abandonar a escola, de modo a entender e ter pistas sobre como a escola pode hoje formar e preparar jovens com opções de vida possíveis para o meio rural. (4) Investigar o papel da família na vida escolar de jovens. (5) Saber o que há de diferente em relação ao meio urbano, nas condições de vida, na conjuntura social, no meio rural do povoado, que colabore para a compreensão e explicação do agravamento das dificuldades e exclusão escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 pessoas, estudantes e não estudantes com idades entre 15 e 30 anos. As questões postas tomaram por base algumas hipóteses que foram levantadas sobre os problemas que levam jovens a abandonar a escola, procurando entender quais razões podem colaborar para que estudem mais e melhor. Após serem analisadas as respostas dos participantes, foi possível confirmar que existem neste povoado alguns fatores que dificultam a permanência de jovens na escola, como por exemplo a distância para chegarem em escolas de ensino médio e a dificuldade no transporte, estar fora da idade, maternidade, jornada de trabalho incompatível com horário escolar entre outras. Com o desenvolvimento deste trabalho, constatou-se que, é comum que prefiram trabalhar a estudar, e que consideram que a universidade é só para os ricos. Há jovens desmotivados e que se sentem inferiores, acreditam que não são capazes.
|
|
|
-
ERIKA MARA NOGUEIRA DE SANTANA TICLE
-
PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESMONTE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
-
Data: 19/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação é resultado do estudo científico sobre o modelo do ensino remoto emergencial, colocado em prática em todas as Universidades Federais do Brasil, a partir da implantação do distanciamento social decorrente das estratégias de enfrentamento da Pandemia de Covid-19. Dado ao recorte que a análise científica de assuntos exige para que possam ser estudados de modo profícuo e dentro do tempo em que se limita a etapa da pós-gaduação strito sensu, traçou-se como objetivo conhecer a percepção de docentes do curso superior de Pedagogia, vinculados a uma instituição de ensino superior pública brasileira, especialmente quanto aos desafios enfrentados no modelo de ensino remoto emergencial e refletindo criticamente quanto aos efeitos da experiência para a educação superior pública brasileira. Levou-se em consideração preceitos em defesa da Universidade pública, democrática e de qualidade, frente à realidade de políticas neoliberais que se fazem intensas também no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, considerando uma abordagem qualitativa, a metodologia empregada combinou duas etapas - revisão de literatura e entrevistas com docentes que atuaram no curso de Pedagogia em uma Universidade pública brasileira, no período de vigência do ensino remoto emergencial. A revisão de literatura teve como objetivo levantar produções científicas que trouxeram como tema a realidade enfrentada por docentes do ensino superior no modelo de ensino remoto emergencial. Além de guiar a pesquisa pelos estudos já concluídos no tema, possibilitou uma visão geral do tratamento científico dado ao assunto. A entrevista, por sua vez, abriu a possibilidade de complementar dados sobre os desafios enfrentados pelos docentes da Pedagogia no ensino superior público brasileiro, proporcionando um relato com maior exatidão de suas percepções. O cuidado na análise do material obtido, através da metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016), apoiou a construção científica dos resultados alcançados. O resultado final foi de que o ensino remoto emergencial desagradou a todas e todos os docentes entrevistados, não foi adequado para oferta de uma educação de qualidade e para alcance de aprendizagem de discentes. As consequências de sua adoção e prática são perceptíveis ao retorno do ensino presencial, com perda na capacidade de leitura, concentração e foco de discentes. As e os estudantes também apresentam forte dispersão, com necessidade de consultas constantes às telas dos celulares para checar mensagens e redes sociais. O contexto atual, no qual as atividades escolares presenciais vêm sendo substituídas por atividades remotas, o que se comprova pela hibridização aprovada em recente decisão do Conselho Nacional de Educação, a presente pesquisa mostra-se relevante. Tendo como fundamento teórico o Materialismo Histórico-Dialético e estudos críticos que avaliam os efeitos da ideologia neoliberal na contemporaneidade, e conscientes do cenário de desmonte da educação nacional e precarização do trabalho docente, a conclusão é de que os meios para alcance de uma educação de qualidade são importantes, mas seu alcance depende de mudanças que perpassam por discussões políticas amplas, capazes de redirecionar a naturalização da racionalidade neoliberal em nossa sociedade. Tais reflexões fundamentam a necessidade de mais estudos que levantem a realidade neoliberal que tem ameaçado a existência de Universidades públicas, gratuitas e de qualidade para todas e todos, como forma de resistência e combate à privatização da educação superior púbica brasileira.
|
|
|
|
|
|
-
DEBORA CRISTINA GUERRA
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DOPLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)
-
Data: 15/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.
|
|
|
-
EDERSON APARECIDO DE OLIVEIRA
-
A PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE LAVRAS: O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA.
-
Data: 14/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, fez com que vários setores se adaptassem a novas formas de realizarem suas atividades, assim foi com sistema educacional. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar quais as percepções dos pais ou responsáveis pelos estudantes de escolas particulares diante do ensino remoto causado pela pandemia na cidade de Lavras. Para tanto, se realizou a aplicação de um questionário semi- estruturado para pais e/ou responsáveis por aluno que cursaram o ensino médio em escolas privadas durante os anos de 2020 e 2021. Foi descrito os dados relativos ao perfil socioeconômico dos participantes; dados relativos à instituição e aos alunos. Com a realização do presente estudo surgiram cinco diferentes categorias de dados: Dificuldades e desafios enfrentados pelos pais/responsáveis pelos alunos; dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes durante a pandemia da Covid-19; Percepção de como foi a aprendizagem dos alunos durante a pandemia da Covid-19; benefícios que o ensino remoto trouxe; e relacionamento da família com a escola. No perfil sócio econômico dos participantes verificou-se maioria do sexo feminino, com idade superior ou igual à 37 anos de idade, sendo a maioria casado. Observou-se que 50,0% deles, possuem ensino superior completo ou pós-graduação. A maioria possui renda familiar de até três salários mínimos. Nos dados relativos à instituição e aos alunos, os participantes eram pais e/ou responsáveis por alunos de seis instituições particulares de Lavras. Verificou-se que a maioria dos participantes se referiram ao ano de estudo de 2021. Sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis dos estudantes sobre o contexto do ensino remoto na pandemia, observou-se que as maiores dificuldades enfrentadas por eles diante do ensino remoto proposto pelas instituições de ensino, foram: a falta de tempo para acompanhar os filhos nos estudos, a falta de socialização dos filhos, a baixa qualidade do ensino ofertado e falta de capacitação dos professores. Sobre a aprendizagem, as declarações foram divergentes, mas a maioria acredita que o esforço do filho e o auxílio da família foram fatores essenciais, juntamente com a capacitação do professor, em passar conhecimento e promover o desenvolvimento do aluno. Mesmo assim, a maioria afirma que a aprendizagem foi prejudicada pelas condições que foram realizadas. No que diz respeito ao relacionamento das famílias com a escola, verificou-se que não houveram muitos problemas em relação as mensalidades. Portanto, percebe-se que o ensino remoto que foi imposto durante a pandemia da Covid-19 propôs uma aprendizagem fraca e deficiente para os alunos, da qual o desempenho do aluno influenciou muito o resultado dessa forma de ensino.
|
|
|
-
INGRID NYLLA FONTES GOMES
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LUZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-
Data: 12/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
As práticas pedagógicas investigativas como metodologia de ensino são importantes para a compreensão e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Estas práticas fazem parte das estratégias dos professores para estimular e desenvolver as habilidades de investigação e a abstração, relacionadas ao ensino de ciências e suas aplicações no aprendizado de luz. Estas práticas moldam o ambiente de ensino-aprendizagem, que estimulam sensações, emoções, influenciando em aspectos tais como, social, motor, psíquico e cognitivo, atuando assim na motivação e realização dos alunos. No município de Nepomuceno-MG, as professoras da Educação Básica do Curumim fizeram um curso de extensão, do projeto de divulgação científica “A magia da física e do Universo” da UFLA. Elas falaram sobre as práticas em sala de aula como metodologias pedagógicas, essas práticas têm significado no cotidiano da professora. O objetivo desta pesquisa é analisar a construção das práticas pedagógicas investigativas como instrumento metodológico no ensino de luz desses cursos de extensão. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e pesquisa qualitativa da descrição do curso de extensão ofertado, das aulas que foram gravadas, dos cadernos de investigação das professoras e das entrevistas por mim realizadas. A partir das análises de conteúdo sobre algumas práticas pedagógicas investigativas, das experiências que foram obtidas pelas professoras, e por mim ao longo da minha caminhada como mestranda, e da minha vivência dentro da sala de aula, foi possível observar que essas práticas investigativas utilizando a luz como método, contribuem para a autonomia e a construção do conhecimento, o que torna plausível dizer que utilizar essas práticas pedagógicas como estratégias investigativas na educação básica são possíveis.
|
|
|
-
RAPHAELLA REIS PEREIRA
-
UMA ANÁLISE SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS NAS EMPRESAS JUNIORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – MG.
-
Data: 08/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
A Educação Ambiental (EA), pode ser entendida como o meio que direciona o homem e a sociedade para uma edificação sustentável de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para buscar um bem comum, capaz de estimular a conservação do meio ambiente. Essa educação permite que todos os seres convivam em harmonia e assim alcancem uma qualidade de vida. A justificativa deste estudo se dá pela importância de pesquisas sobre questões ambientais presentes nas Empresas Juniores da UFLA, onde buscaremos identificar o engajamento dessas empresas com essas questões e como ela interfere na formação dos discentes ali presentes. Vale ressaltar, que nas empresas juniores muitas vezes os discentes começarão a serem preparados para o mercado de trabalho. Essa pesquisa tem como objetivo, conhecer e analisar a atuação das Empresas Juniores (EJs) da UFLA no que diz respeito à questão ambiental em seus projetos e na formação dos participantes. A metodologia adotada, baseia-se em uma pesquisa documental, através de regimentos e documentos disponibilizados; Pesquisa qualitativa, afim de verificar os aspectos subjetivos do comportamento dos responsáveis pelas EJs e por fim, serão realizadas entrevistas com alguns membros ativos. Ao final deste projeto espera-se entender como as questões ambientais são trabalhadas e entendidas neste meio sob olhar da Educação Ambiental.
|
|
|
-
DEBORA CRISTINA GUERRA
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DO PLANO AMBIENTAL E ESTRUTURANTE (PAE)
-
Data: 02/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
Educação Ambiental é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido e, compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A partir disso, considerando as potencialidades das Universidades quanto ao seu papel social e político na sociedade em que atuam, bem como o seu enorme impacto ambiental decorrente das inúmeras atividades que ela realiza, fica clara a importância de questionarmos estas instituições sobre como elas estão trabalhando para minimizar tais impactos, tanto em nível de gestão, como de formação, já que é delas que sairão os profissionais capazes de transformar este cenário atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a Educação Ambiental (EA) está inserida na Universidade Federal de Lavras - UFLA a partir de uma análise dos documentos institucionais, em especial, do Plano Ambiental e Estruturante (PAE) e propor diretrizes que possam contribuir para uma possível revisão ou complementação do plano, enfatizando a inserção de um trabalho mais robusto no que tange a EA. A escolha por esta Universidade se deu a partir da experiência como servidora técnico administrativa e da colocação da UFLA no GreenMetric World University Ranking, que mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que classifica a UFLA como a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e a 38ª entre todas as Universidades participantes do GreenMetric. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório e classifica-se como qualitativa. A realização de entrevistas, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as técnicas utilizadas para a coleta dos dados. A análise dos resultados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere à Educação Ambiental no contexto da UFLA, a pesquisa identificou diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a sua maioria atrelada ao Plano Ambiental e Estruturante. No entanto, no âmbito da EA não existem ações formalizadas institucionalmente, mas a Universidade reconhece a sua responsabilidade e tem consciência da fragilidade da EA, que precisa desenvolver estratégias para ganhar força e espaço na instituição.
|
|
|
-
DÉBORA ELISA DE SOUZA
-
A PSICANÁLISE COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO COLABORATIVO DOS ASPECTOS SUBJETIVOS E INCONSCIENTES DA PRÁTICA DOCENTE, COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBGRUPO QUÍMICA
-
Data: 21/07/2022
-
Mostrar Resumo
-
Ao considerar os desafios da formação docente dos cursos de licenciatura em Ciências, encontra-se a necessidade de construir espaços nos quais o professor em formação inicial encontre possibilidades de se desenvolver como um docente mais ativo sobre a sua prática. A partir do processo de reflexão que compreende saberes docentes para além da formação acadêmica, observa-se constituição de vínculos afetivos e emocionais entre sujeitos e entre sujeito e conhecimento. Para tal, o referencial teórico utilizado para desenvolver as discussões foi o psicanalítico e bioniano de continente e conteúdo, bem como o ambiente grupal. Foi observado um grupo de professores em formação inicial do projeto Residência Pedagógica Subgrupo química. É válido ressaltar o contexto que foi realizada a pesquisa, no qual se insere no período pandêmico do Covid-19, influenciando nos métodos de pesquisa, bem como nas realidades experienciadas pelos participantes. A partir da fenomenologia enquanto método de pesquisa qualitativa, os professores em formação inicial foram questionados sobre a dimensão subjetiva da formação e prática docente, em dois principais momentos. O primeiro, sendo a partir da entrevista semiestruturada realizada de forma individual e, o segundo, a partir de um encontro em grupo nomeado de conversa mediada. Logo, a partir dos dados obtidos com as entrevistas, observações diretas dos encontros da Residência Pedagógica subgrupo química e com os momentos de conversa mediada realizada pela pesquisadora, são escolhidas as descrições que estabelecem sentido com o referencial teórico utilizado. E baseado nas orientações metodológicas da fenomenologia, foram encontradas unidades de significado que, após movimentos de reduções, levantou-se duas grandes categorias abertas, sendo elas a “Linguagem inconsciente da relação professor e aluno” e “Formação docente”. Nos Resultados e Discussões foi possível inferir que o grupo RP, instaura um pressuposto básico de dependência que coexiste com as propostas conscientes do grupo de trabalho. Ao operar pela dependência, o grupo espera que a orientadora enquanto líder signifique suas experiências emocionais ao se vincularem com o conhecimento. Os residentes apresentam uma visão refletida sobre o trabalho da sala de aula, como também realizam críticas ao professor que apresenta uma atenção quase que exclusiva ao conhecimento e conteúdo disciplinar. Demonstram segurança com a abordagem de ensino estudada e praticada nas regências das aulas, sendo a abordagem do ensino por investigação. No entanto, demonstram insegurança no que se refere as relações de interações socias, bem como aspectos afetivos e subjetivos que podem aparecer na sala de aula. Os resultados permitem dizer que uma ampliação do processo de reflexão orientada abordando condicionantes subjetivos da prática docente, permite diminuir lacunas no processo de formação docente. A pesquisa conclui apostando em sugestões de métodos semelhantes ao que foi realizado pela metodologia da pesquisa, como uma possibilidade de alcançar uma das demandas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, de buscar pelo saber experiencial dos professores como forma de espelho para suas ações nas salas de aulas, no entanto, agora, por meio de um processo orientado por um mediador, que ofereça meios de auto observação e análise fundamentados em aportes teóricos.
|
|
|
-
DEBORA CRISTIANA NOGUEIRA DEL PINO
-
A FUNÇÃO SOCIAL DAS CIDADES: OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E O ACESSO AS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG
-
Data: 30/06/2022
-
Mostrar Resumo
-
A Constituição Federal brasileira do ano de 1988 já destacava em seu artigo 5º, garantias fundamentais das quais incluía pontualmente, o acesso à educação. Dentro disto, ao Estado coube também desenvolver mecanismos legislativos que viriam desenvolver a educação através das iniciativas públicas em caráter obrigatório, o que a fez reconhecê-la como direitos garantidos e políticas sociais. A educação é uma forma política e social de instruir eticamente e moralmente o homem para as mais diversas relações intersociais e extra sociais que demandam a vida cotidiana. Nesse sentido, o objetivo do trabalho delineou-se por duas frentes, a que trata sobre a função social das cidades e o acesso as escolas públicas estaduais e municipais no Município de Lavras/MG, bem como quanto a inserção da educação ambiental como ferramenta pedagógica transversal. Em virtude dos critérios de metodologia, a pesquisa quanti-qualitativa mostrou-se eficiente para a compactação dos dados e informações obtidos. Estes dados foram coletados através de formulários on line direcionados às escolas públicas e a consulta as leis municipais deu-se pelas plataformas de acesso público. Foi possível compreender que há número suficiente de escolas públicas disponíveis para os alunos e a função social das cidades está sendo aplicada nos principais bairros municipais. Como resultados, obteve-se uma análise de dados capaz de compreender como as escolas estão distribuídas nos centros e áreas mais periféricas, suas estruturas capazes de atender o número e acesso de alunos, bem como em quais áreas demandam mais investimentos em escolas ou melhorias estruturais para que estas atendam os futuros alunos. Em virtude dos resultados também foi possível apurar se a educação ambiental está inserida no corpo metodológico e currículo escolar das escolas públicas municipais e educacionais no Município de Lavras/MG, tecendo comentários finais indicando critérios de melhorias.
|
|
|
-
ROGÉRIO SUZANA DE FREITAS MICAELA
-
“A TERRA A QUEM PERTENCE?”: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DECOLONIAL
-
Data: 12/05/2022
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação resulta de uma pesquisa acompanhada por um processo educativo na formação de professoras e professores, tematizando a dimensão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, passando pelo processo de colonização e seus desdobramentos na colonialidade e configuração da sociedade atual. Apresentamos um olhar que pressupõe que o processo de ocupação colonial, bem como seus desdobramentos na colonialidade do poder contribuiu historicamente para a construção de ideologias hegemônicas, tanto de entre povos como também destes para com a natureza. Assim, consideramos que lutar e agregar a discussão da ancestralidade na dimensão socioambiental significa compreender a exploração das pessoas e do ambiente como resultado de uma ideologia absorvida e reproduzida sobretudo pelos povos de territórios outrora colonizados, reproduzindo uma lógica de dominação, exploração, subalternização e preconceitos que estão ao serviço do modo de organização e produção capitalista. Deste modo, com o objetivo de discutir sobre a questão socioambiental na relação com a ancestralidade, passando pela colonização e seus desdobramentos, vislumbrando possibilidades para a formação inicial e continuada de professoras(es), organizamos e desenvolvemos este trabalho em dois artigos: o primeiro consiste num ensaio teórico onde buscamos fundamentos teóricos para o entendimento da questão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, colonização, nos atentando à dimensão étnico-racial; e o segundo, que resulta de um processo educativo no programa Residência Pedagógica cuja pretensão foi de atuar de modo que este grupo se apropriasse da discussão que nos propusemos e, posteriormente, ser capaz de se apropriar da discussão, produzir recursos e elementos importantes para realização de práticas pedagógicas e materiais didáticos conducentes à urgência da equidade para efetivação de uma sociedade efetivamente sustentável.
|
|
|
-
ANDREÍSA APARECIDA SELVATI
-
O CINEMA NA FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO ENTRE O FILME VIDAS SECAS O PIBID DE BIOLOGIA.
-
Data: 26/02/2022
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo apresentar as especificidades contidas no filme Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos através da leitura dessa obra pelos professores em formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de Biologia da UFLA). Neste momento a pesquisa qualitativa se caracteriza uma vez que buscamos compreender as relações humanas no processo de formação. Sendo assim o levantamento de dados partiu de seleção de cenas do filme, suas descrições e de considerações especificas contidas na expressão individual dos entrevistados. Para sua representação foram utilizados fotogramas de cenas que expressavam maiores evidencias dentro dos entrevistados sendo essas organizadas em sequências temas do filme. E complementando as especificidades foram coletadas considerações onde os enunciados foram categorizados, interpretados e fundamentados teoricamente, levando em consideração a articulação com a bibliografia de base desta pesquisa. Com isso foi possível constatar a importância do cinema na de formação inicial de professores com todo no seu potencial instigador
|
|
|
-
LILIANA CRISTINA DO CARMO
-
UMA PRÁTICA SOCIAL INERENTE À MANIFESTAÇÃO DE CULTURA POPULAR REGIONAL: ANÁLISE DA FESTA DO CARRO DE BOI DE MACUCO DE MINAS
-
Data: 24/02/2022
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente a Festa do carro de boi de Macuco de Minas como prática social inerente à manifestação de cultura popular regional. O estudo aborda a conceituação ampla de cultura e a formação da cultura brasileira. Também faz um resgate da conceituação de práticas sociais e sua relação com os processos educativos. Faz referência sobre a história do carro de boi e sua importância para pequenos produtores rurais. Por fim faz uma análise da festa do carro de boi de Macuco como manifestação de cultura popular, sua importância para a comunidade na qual está inserida e a sua relação com educação ambiental.
|
|
|
-
LIVIA ALVES LUZ
-
Crítica à medicalização da vida escolar a partir da análise dos determinantes diagnósticos de TDAH em laudos de estudantes da educação básica. |
|
-
Data: 18/02/2022
-
Mostrar Resumo
-
Opresente trabalho visa contribuir para a discussão sobre as implicações do alarmante aumento na incidência de diagnósticos de transtornos de aprendizagem no Brasil, em especial do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Conforme o site oficial do transtorno, o TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Este estudo está fundamentado no arcabouço teórico dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, os quais superam as concepções adaptativas e patologizantes que sustentam a medicalização dos processos educativos. Busca-se com esta pesquisa responder a seguinte pergunta: Que fatores têm sido os determinantes para o diagnóstico de TDAH em escolares? Como objetivos específicos têm-se: a) investigar os critérios que levaram ao diagnóstico do TDAH; b) analisar a concepção de desenvolvimento humano que subsidia os laudos analisados; c) analisar em que medida o diagnóstico e o tratamento indicado envolvem as relações interpessoais concretas da vida da criança para além da medicação. O estudo tem cunho qualitativo e documental e se propõe a analisar laudos clínicos contendo o diagnóstico de TDAH em estudantes da educação básica, com o objetivo de identificar os determinantes diagnósticos de TDAH. Foram selecionados dez laudos arquivados pelas Secretarias participantes. A análise dos documentos fundamenta-se na metodologia da análise de conteúdo. A análise dos dados explicita os limites evidentes de se atribuir as dificuldades de aprendizagem ao tratamento médico, dado que estes profissionais não têm qualquer domínio sobre as especificidades da área da educação. Importante notar também que todos os laudos coletados para a pesquisa reafirmam os pressupostos teóricos adotados no trabalho em tela, de que os diagnósticos de TDAH têm sido dados de forma superficial e indiscriminada, rotulando os seres humanos e os coisificando. Os poucos encaminhamentos descritos pelos laudos apontam a escola como a principal responsável pelo encaminhamento das crianças para médicos neurologistas, psiquiatras e psicólogos darem sua avaliação sobre o comportamento “inadequado” da criança em sala de aula. Nos laudos analisados, a maioria dos profissionais propõe orientações superficiais para a escola, sem levar em consideração a especificidade do trabalho docente ou a reprodução dos pressupostos excludentes e marginalizantes da sociedade capitalista nas relações interpessoais e práticas concretas que permeiam o cotidiano das instituições de ensino. Portanto, vale destacar que os estudos da psicologia marxista são fundamentais para o desvelamento da lógica exploratória e opressora do capital, desnaturalizando os estigmas |
|
epadronizações que contribuem para a manutenção do status quo e sinalizando a necessidade de construirmos uma nova sociabilidade pautada em relações sociais justas, igualitárias e humanizadoras. |
|
|
|