Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR SOARES OLIVERIO DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR SOARES OLIVERIO DE MORAES
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Sala da Pós-graduação (n° 2 e 3) PG/DAG

Efeito residual da calagem superficial nos atributos do solo, disponibilidade de nutrientes e produtividade de culturas anuais sob plantio direto

Acidificação do solo, micronutriente, soja

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os sistemas de produção agrícola brasileiro têm se intensificado devido ao aumento da demanda por alimentos.  Com isso, o solo necessita estar em condições ideais para permitir produtividades economicamente viáveis. A maioria dos solos brasileiros são naturalmente ácidos e com baixos teores de nutrientes, exigindo práticas corretivas para elevar o pH e aumentar a disponibilidade  de nutrientes, a fim de suprir a necessidade das plantas. A calagem é uma prática com a função de corrigir o pH e adicionar Ca2+ e Mg2+ ao solo, além de neutralizar o Al3+, tóxico as plantas. Em solos sob plantio direto a correção é feita sem o revolvimento do solo, porém quando a construção da fertilidade do perfil do solo é ignorada durante a abertura das áreas e antes do estabelecimento do plantio direto, pode ser necessário a reabertura de áreas para elevar as produtividades. Em vista disso, objetiva-se com o presente estudo, avaliar a influência de diferentes doses de calcário aplicadas em superfície e uma dose incorporada, nos atributos químicos do solo, nos teores de Ca2+ e Mg2+ trocáveis e não trocáveis do solo, na disponibilidade de nutrientes e na produtividade das culturas. O experimento foi instalado em quatro municípios do Estado de Minas Gerais: Uberlândia, São João Del Rei, Carrancas e Ingaí, em setembro de 2019. Para este trabalho serão utilizados dados das safras entre 2023 e 2024. O experimento foi instalado sob delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Os experimentos foram instalados de forma independente em cada local, seguindo-se o delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e quatro repetições. Os seis tratamentos foram compostos por cinco doses de calcário aplicadas em superfície (0, 2, 4, 6 e 8 Mg.ha-1), sem incorporação e um tratamento adicional com dose de 8 Mg ha-1 incorporada. Em cada parcela (10x20m), a distribuição do corretivo foi realizada a lanço e em área total com o equipamento com distribuição gravitacional (Bruttus®). Após a colheita da cultura de verão de cada ano serão realizadas amostragens de solo de 0,00 a 0,10 m, de 0,10 a 0,20 m, e de 0,20 a 0,40 m, além de amostragens de folhas em cada cultura de verão, bem como avaliação da produtividade. Os dados serão submetidos à análise de variância.

Externo à Instituição - DEVISON SOUZA PEIXOTO - REHAGRO (Suplente)
Externo à Instituição - JANINE MAGALHÃES GUEDES - EPAMIG (Membro)
Externo ao Programa - CHRISTIANE AUGUSTA DINIZ MELO - DAG/ESAL (Membro)
Presidente - SILVINO GUIMARAES MOREIRA (Membro)