Banca de QUALIFICAÇÃO: OTONIEL MONTEIRO DA COSTA NETO

DATA: 26/06/2024
LOCAL: https://meet.google.com/iaw-fkpp-wac

IMPACTO DE ÁREAS VERDES NA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Qualidade de vida; Benefícios de Áreas Verdes; Bem-Estar; Saúde Mental.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Floricultura, Parques e Jardins
ESPECIALIDADE: Parques e Jardins

O projeto de mestrado "Impacto de Áreas Verdes na Saúde Mental e Bem-Estar em Ambiente Universitário" explora a importância das áreas verdes nos campi universitários para a saúde mental e o bem-estar da comunidade acadêmica. As áreas verdes desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida, integrando e organizando diferentes espaços enquanto proporcionam um ambiente estético e relaxante. A vida acadêmica, repleta de desafios e estresse, pode ser mitigada por espaços tranquilos e verdes que ajudam a reduzir o estresse e promover o bem-estar. De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a inclusão de áreas verdes em ambientes universitários pode melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos estudantes e funcionários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é investigar o impacto das áreas verdes na saúde mental e no bem-estar em ambiente universitário. O estudo, realizado no campus da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, utiliza uma metodologia que combina dados quantitativos e percepções individuais para analisar o impacto das áreas verdes na saúde mental da população universitária. As hipóteses sugerem que o acesso frequente a essas áreas está associado à redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Este projeto visa fornecer evidências empíricas para que administradores universitários, urbanistas e formuladores de políticas promovam ambientes acadêmicos mais saudáveis e sustentáveis, beneficiando toda a comunidade universitária.

Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES DA CUNHA NETO - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - CECÍLIA SOUZA GONTIJO GARCIA - UNILAVRAS (Membro)
Interno - PATRICIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA (Membro)
Presidente - MICHELE VALQUIRIA DOS REIS (Membro)