News

Banca de DEFESA: LILLIAN MAGALHÃES AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILLIAN MAGALHÃES AZEVEDO
DATA: 19/07/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Anfiteatro da Fisiologia Vegetal
TÍTULO:

EFEITO DE REGULADORES DE CRESCIMENTO E SINAIS AMBIENTAIS NAS VIAS METABÓLICAS E MOLECULARES QUE REGULAM O DESENVOLVIMENTO REPRODUTIVO DE Coffea arabica L.


PALAVRAS-CHAVES:

Coffea arabica, Florescimento, Hormônios vegetais, Expressão gênica.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O florescimento do cafeeiro é um processo que impacta significativamente a produtividade da cultura, sendo de extrema importância para a indústria cafeeira. Um dos principais desafios enfrentados pelos cafeicultores é a irregularidade e a assincronia na floração, que podem comprometer a qualidade e a quantidade da produção de café. Esta tese visa aprofundar o entendimento do papel dos hormônios vegetais no desenvolvimento reprodutivo do cafeeiro, com o objetivo de fornecer soluções práticas para melhorar a gestão desse processo. A tese está estruturada em duas partes principais. Na primeira parte, é apresentada a introdução e o referencial teórico, que fornecem a base necessária para as investigações subsequentes (segunda parte). Esta seção inclui um capítulo de livro que revisa o papel dos reguladores de crescimento de plantas (PGRs) em relação ao desenvolvimento reprodutivo de plantas relacionando-os com o cafeeiro, propondo sugestões para a aplicação desses reguladores no campo. O primeiro artigo desta seção é uma revisão que explora o papel do FT e TFL1, genes chave do florescimento, e sua interação com os hormônios vegetais, com um foco especial em plantas perenes. O segundo artigo apresenta os resultados de experimentos de campo realizados para entender como a aplicação de PGRs, especificamente giberelina (GA) e ácido abscísico (ABA), influenciam o florescimento do cafeeiro em diferentes fases do desenvolvimento reprodutivo, desde a indução até a formação dos botões florais, considerando também os fatores ambientais. Este estudo revelou como esses PGRs afetam as vias moleculares envolvidas no florescimento do cafeeiro e identificou pela primeira vez os genes relacionados às vias de biossíntese, sinalização e degradação de GA e ABA. Além disso, a pesquisa destacou a complexa interação entre giberelina, ácido abscísico e etileno durante o desenvolvimento dos botões florais. Com esta tese, esperamos proporcionar um entendimento mais profundo de como os hormônios vegetais regulam o florescimento do cafeeiro, propondo métodos para a regulação desses processos no campo. Nossa intenção é oferecer tecnologias inovadoras que possam melhorar as práticas agrícolas, enfrentando os desafios relacionados ao desenvolvimento reprodutivo em plantas perenes, como o cafeeiro, e contribuindo para a sustentabilidade e a produtividade da cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANTONIO CHALFUN JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SIQUEIRA DE CARVALHO - EMBRAPA (Membro)
Interno - ELISA MONTEZE BICALHO (Membro)
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA DOS SANTOS LOURENÇO MARQUES - ULISBOA (Membro)
Externo à Instituição - WAGNER LUIZ ARAUJO - UFV (Membro)
Externo à Instituição - RODRIGO LUZ DA CUNHA - EPAMIG (Suplente)
Interno - JOYCE PEREIRA ALVARENGA - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 12:06
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 22/07/2024 11:31