Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAVIER KAYNAN TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAVIER KAYNAN TRINDADE
DATA: 08/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet. Link: meet.google.com/qtp-pyee-iwc
TÍTULO:

PODEM OS COMPOSTOS DERIVADOS DA FUMAÇA MELHORAR A GERMINAÇÃO E A TOLERÂNCIA DE PLÂNTULAS DE CAMPO RUPESTRE AO ESTRESSE POR ELEMENTOS TRAÇOS?


PALAVRAS-CHAVES:

Germinação; Campo Rupestre; Priming; Fogo; Extração Mineral


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Fisiologia Vegetal
ESPECIALIDADE: Nutrição e Crescimento Vegetal
RESUMO:

O fogo é uma perturbação natural integrante de ecossistemas abertos como os Campo Rupestre (CR), onde as espécies ao longo do tempo se adaptaram e prosperam em condições pós-fogo. Esse ecossistema se beneficia do fogo, uma vez que os compostos químicos da vegetação queimada podem estimular a germinação de sementes, quebrando a dormência e sincronizando os parâmetros de germinação de certas espécies. No âmbito de projetos de revegetação e propagação, as técnicas de preparação das sementes pensando na semeadura direta, podem melhorar o sucesso da germinação e melhor adaptação das plântulas sob estresses bióticos e abióticos. Em CR, a extração de minerais representa um desafio significativo, impactando, desde a germinação das sementes até o estabelecimento das plântulas ao meio. Assim, a técnica de priming em sementes, que tem por objetivo embeber e secar controladamente as mesmas sem que haja a germinação, pode contribuir para melhorar os processos bioquímicos e fisiológicos envolvidos durante a germinação e posterior adaptação das plântulas no ambiente. Dessa forma, esse projeto se propõe a utilizar a técnica de priming com os compostos da queima da vegetação para tratar as sementes das espécies nativas de CR: Arthrocereus glaziovii, Diplusodon glaziovii, Vellozia caruncularis e Vellozia compacta, a fim de melhorar seus parâmetros germinativos e, sucessivamente maior tolerância das plântulas a estresse por elementos traços.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSANA MARTA KOLB - UNESP (Membro)
Presidente - ELISA MONTEZE BICALHO (Membro)
Interno - EDUARDO GUSMÃO PEREIRA - UFV (Membro)
Externo à Instituição - CAMILA OLIVEIRA RIOS - UFV (Suplente)
Interno - ALINE APARECIDA SILVA PEREIRA - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 09:18
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 24/07/2024 20:42