EFICIÊNCIA RELATIVA EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS
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A proposta de trabalho tem como objetivo analisar o nível de eficiência relativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Para alcançar esse objetivo, buscou-se por meio de uma revisão sistemática de literatura para demonstrar o estágio em que se encontra a produção acadêmica sobre práticas de gestão adotadas em Institutos Federais. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre o conceito de eficiência e sua aplicação nos campos da administração e economia, bem como uma revisão integrativa da eficiência em instituições públicas de ensino. Para determinar os fatores da eficiência relativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no período de 2016-2019, utilizou-se a técnica de Análise por Envoltória de Dados (DEA. Por fim, devido a Lei nº 11.892/2008 estabelecer a ampliação e interiorização da educação profissional e tecnológica no país, torna-se imprescindível empreender uma análise geoestatística. Considerando que a tese proposta foi estruturada em formato de artigos, sua justificativa se concentra no esforço de analisar, cientificamente, a gestão dos recursos públicos em Institutos Federais brasileiros e seu nível de eficiência.