TENSÃO ENTRE AS RACIONALIDADES INSTRUMENTAL E SUBSTANTIVA: NOVO OLHAR SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES MILITARES
Gestão estratégica de pessoas; identidade profissional; racionalidade substantiva e comunicativa; racionalidade instrumental; Força Aérea Brasileira
O presente projeto de pesquisa insere-se na temática sobre a gestão estratégica em organizações militares integrantes das forças singulares do setor de defesa brasileiro. A gestão estratégica destaca-se por sua ênfase no alinhamento de objetivos como um fator-chave de eficácia organizacional, direcionando a atenção para o papel dos colaboradores em sua consecução. Duas racionalidades aparentemente antagônicas podem prevalecer neste âmbito da gestão: a racionalidade instrumental, presente em culturas organizacionais formais com foco utilitário e pragmático; e a racionalidade substantiva e comunicativa, existente em culturas organizacionais com espaços de deliberação coletiva e consensual, na qual os membros de uma organização são valorizados como pessoas que podem contribuir de maneira racional, ética e não-egoísta, em prol de um projeto mais amplo de emancipação social e política. Com base na revisão da literatura, identificou-se elevado índice de evasão voluntária entre militares ocupantes dos quadros de carreira integrantes das forças singulares no Brasil, impactando o perfil de comprometimento e o engajamento de seus membros a longo prazo. Tornando-se uma instituição predominantemente composta por profissionais temporários, a causa aparente aponta para fatores motivacionais. A literatura internacional discute o surgimento de um novo perfil de profissional militar. A tese deste estudo defende que a causa subjacente do baixo índice de permanência consiste no surgimento de uma nova identidade profissional, que conflita com a gestão dominante baseada na orientação pelos fins. Acredita-se que os atores, dessas instituições, transitam entre a lógica instrumental, baseada na ética da responsabilidade, e a racionalidade substantiva e comunicativa, baseada na ética da convicção. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em compreender a identidade profissional do militar de carreira integrante da Força Aérea Brasileira, perpassando por seus principais fatores motivacionais e valores, identificando situações de tensão entre as racionalidades e seus principais impactos. A metodologia empregada é qualitativa, norteada por uma perspectiva crítico-interpretativa, na qual se propõe a utilização do método autoetnográfico dentro de uma instituição militar brasileira do Comando da Aeronáutica. Este estudo argumenta que uma gestão estratégica de pessoas pode conciliar elementos da racionalidade substantiva e comunicativa, levando em consideração não apenas o alcance de seus fins, mas também o impacto social, ético e cultural de suas ações, de maneira dialógica e democrática, por meio da inclusão de todos os seus atores. Os resultados deste estudo poderão subsidiar diretamente as práticas de provisão, de retenção e de desenvolvimento no campo da gestão de pessoas da Força Aérea Brasileira. Além disso, os resultados da pesquisa poderão impactar na promoção de reflexões mais amplas sobre a identidade profissional dos militares da Aeronáutica e seu papel na sociedade brasileira.