Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS DA MATA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS DA MATA MELO
DATA: 21/05/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ACORDES DO MERCADO: UMA ANÁLISE DE COMO OS CONSUMIDORES MOLDAM O
MERCADO DE DISCOS DE VINIL POR MEIO DE SUAS PRÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Dinâmicas de sistemas de mercado; Estudos de mercado construtivistas; discos de vinil


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Os mercados são sistemas complexos e dinâmicos, definidos pelas interações entre diversos atores e em constante evolução. Um dos mercados que tem crescido rapidamente nos últimos anos é o de discos de vinil, impulsionado pelo interesse renovado dos consumidores na mídia física. Inspirado nesse contexto, o presente estudo busca como objetivo principal investigar como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil em Belo Horizonte – MG por meio de suas práticas de consumo e da construção de significados. Especificamente, recorre-se a três objetivos específicos para alcançar a proposta central. Primeiramente, busca-se descrever as características do mercado de discos de vinil em Belo Horizonte, incluindo a disponibilidade de produtos, os principais vendedores e compradores, os locais de venda mais populares e as tendências de consumo mais relevantes. O segundo objetivo específico busca investigar como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil por meio de práticas e significados de consumo, analisando suas características valorizadas, práticas transacionais, organização de coletivos, objetivos normativos e criação de imagens do mercado. Já o terceiro objetivo específico busca promover a polinização cruzada entre a Market System Dynamics (MSD) e  Constructivist Market Studies (EMC) a partir do papel dos consumidores na moldagem do mercado de discos de vinil, buscando pontos de integração teórica e novas perspectivas de análise. Para isso, os campos de estudos de MSD e EMC serão adotados como lente teórica para a investigação, pois a integração das duas visões permite identificar significados e práticas que levam os consumidores a moldar o mercado. O estudo se baseia em uma ontologia de interação sujeito-objeto, em uma epistemologia construtivista e no paradigma interpretativista. O método utilizado será o estudo de caso qualitativo descritivo. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com consumidores e vendedores, observações online e em lojas físicas, e análise de documentos. As entrevistas e observações serão guiadas por um roteiro semiestruturado baseado nos subprocessos de moldagem de mercado identificados por Harrison e Kjellberg (2016).  Posteriormente, será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática para análise dos dados, com auxílio do software de análises qualitativas Nvivo. Os dados serão tabulados buscando identificar os significados e práticas, e enquadrá-los nos subprocessos mencionados. Espera-se que os resultados ajudem a compreender como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil e a promover uma interação entre MSD e EMC, oferecendo novas perspectivas para desbravar a complexidade dos mercados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UFRGS (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Suplente)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA - FAGAMMON (Suplente)
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 08:12
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 07:34