Banca de DEFESA: ISABELA APARECIDA DE ABREU

DISCENTE: ISABELA APARECIDA DE ABREU
DATA: 27/05/2024
LOCAL: meet.google.com/ktt-kdvw-sbb

FOME TEM GÊNERO, CLASSE E COR: Interseccionalidade e a Insegurança Alimentar de residentes em uma moradia estudantil universitária

Interseccionalidade. Insegurança alimentar. Permanência. Cuidado. Análise de conteúdo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

O Brasil enfrenta um cenário alarmante de insegurança alimentar, retornando ao mapa da fome em 2022. Fatores como as políticas do governo Bolsonaro e a pandemia da COVID-19 intensificaram essa realidade, impactando desproporcionalmente grupos marginalizados como mulheres, negras, chefes de família, pessoas com baixa renda e escolaridade. A interseccionalidade torna-se crucial para compreender como as opressões sistêmicas e estruturais se entrelaçam, perpetuando a fome e a desigualdade social. Apesar da garantia legal à segurança alimentar e nutricional e da inclusão do direito à alimentação como direito social básico (Emenda Constitucional nº 64, 2010), a fome persiste, entrelaçada com outras violações. O II Relatório da VIGISAN (2022) destaca a interconexão entre insegurança alimentar e nível de escolaridade como um dos problemas mais graves do país, transcendendo a pandemia. A educação, ferramenta crucial para romper o ciclo da pobreza e promover segurança alimentar, encontra na permanência no ensino superior um obstáculo adicional para grupos historicamente marginalizados alcançarem igualdade e dignidade. Essa complexa teia de desigualdades, evidenciada pela relação entre insegurança alimentar, acesso à educação superior e interseccionalidade, demanda uma análise profunda da segurança alimentar de grupos vulneráveis no ambiente universitário. Este estudo objetiva compreender como os estudantes universitários residentes em alojamento estudantil percebem a Insegurança Alimentar dentro da universidade. O lócus é a moradia estudantil de uma universidade federal no Sul de Minas Gerais. Especificamente, o trabalho pretende: 1) Descrever as políticas voltadas à Segurança Alimentar na universidade na perspectiva institucional; 2) Levantar as características do grupo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes na moradia estudantil; 3) Explorar as percepções e vivências de insegurança alimentar entre os estudantes residentes na moradia estudantil; e 4) Relacionar a insegurança alimentar com questões interseccionais de gênero, raça e classe entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na moradia estudantil. Portanto, é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que consiste em buscas documentais sobre o serviço de assistência estudantil, aplicação de questionário, realização de grupo focal e análise dos resultados por meio da Análise de Conteúdo Temática com auxílio do software NVIVO.  A pesquisa identifica a presença de fome dentro da universidade, evidenciando a insuficiência das políticas institucionais para combater as disparidades. As mulheres, especialmente estudantes e mães, enfrentam desafios singulares na permanência universitária e na segurança alimentar. O estudo conclui que políticas públicas mais amplas e abrangentes, que considerem a interseccionalidade e as necessidades específicas dos grupos marginalizados, são necessárias para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e promover equidade no acesso à educação e segurança alimentar. Sugestões de ações e melhorias para ampliar a permanência material e imaterial dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são apresentadas, visando uma experiência universitária mais inclusiva, equitativa e acessível.

Externo ao Programa - NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM - DAE/FCSA (Membro)
Interno - MOZAR JOSE DE BRITO (Suplente)
Externo ao Programa - JULIA MORETTO AMANCIO - DAP/FCSA (Suplente)
Presidente - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)