Os significados do consumo cultural de memes na internet: um estudo com usuários do aiqfome sob a ótica da Consumer Culture Theory (CCT)
Memes da internet; Identidade; Identidade de marca; Distinção
Os memes são um fenômeno da internet no qual usuários criam e compartilham conteúdo, seja por imagens estáticas, frases, vídeos, gifs, entre outros, e se espalham rapidamente por meio de redes sociais, sites, blogs, e-mails e por outras fontes de informação. Eles se tornaram um conteúdo online onipresente na vida contemporânea, um tipo de humor cada vez mais habitual, com seu uso se tornando cada vez mais diversificado, principalmente e de forma efetiva no cotidiano dos indivíduos que utilizam alguma rede social. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é compreender como os memes da internet mediam processos de identificação entre a identidade da marca aiqfome e a identidade almejada dos seus consumidores. Especificamente, pretende-se: (i) Entender como os memes da internet impactam a identidade de seus consumidores; (ii) Analisar como os memes da internet operam como forma de distinção e busca por pertencimento a um grupo; (iii) Descrever a estratégia da marca aiqfome ao utilizar memes da internet em seu conteúdo; (iv) Caracterizar como os consumidores do aplicativo aiqfome avaliam a estratégia de comunicação da empresa; (v) Averiguar se existe uma identificação entre a identidade almejada dos consumidores e a identidade da marca aiqfome. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com entrevistas com consumidores habituais de memes e do aplicativo aiqfome, além de análise documental nas mídias da empresa e entrevista com a um membro da equipe de comunicação da marca. A seleção dos consumidores participantes se dará por meio da técnica bola de neve e a análise dos resultados será por meio de análise de conteúdo de grade mista.