EFEITO DO PATROCÍNIO DE CULTURA E ESPORTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE INTANGIBILIDADE E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Estratégia de Patrocínio, Indústria Cultural, Indústria Esportiva, Intangibilidade e Desempenho Econômico-Financeiro.
Objetivou-se com este trabalho verificar o efeito da estratégia de patrocínio às indústrias
cultural e esportiva sobre a relação entre desempenho econômico-financeiro e
intangibilidade das empresas brasileiras de capital aberto no período de 2007 a 2019. A
amostra foi constituída de 52 empresas que tem suas ações negociadas na B3 (Brasil,
Bolsa Balcão) e que publicam dados sociais. A natureza do estudo é quantitativa e os
dados foram coletados por meio do banco de dados Economática ®, balanços sociais
Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados
anualmente pelas empresas estudadas. As técnicas estatísticas utilizadas para atender os
objetivos propostos foram estatísticas descritivas e regressão multinível. Os resultados
demonstraram que dentre o montante de investimento realizado ao longo do período
analisado, 73% deste é destinado a patrocínios a cultura, e 27% é destinado a patrocínio
ao esporte. Além disso, o setor que mais utilizou a estratégia de patrocínio a cultura e ao
esporte é o setor de energia elétrica, sendo este o setor que mais destina recursos para
cultura e esporte. Apesar da queda em investimento em cultura, as empresas que mais
patrocinam são empresas estatais. O primeiro modelo de regressão multinível realizada
apresenta que o patrocínio e cultura gera um efeito positivo sobre o grau de
intangibilidade. Porém, não houve efeito entre esportes e intangibilidade. Além disso,
constatou que a intangibilidade tem um efeito positivo sobre o desempenho econômico-
financeiro. E na relação intangibilidade e desempenho, não se pode confirmar o efeito
moderador de patrocínio, de cultura ou de esportes. Os resultados deste trabalho são
relevantes, pois contribuem para a discussão do efeito de patrocínio sobre
intangibilidade e sobre a relação intangibilidade e desempenho econômico-financeiro.
Para as empresas, os resultados mostram que a estratégia de patrocínios gera efeitos
também sobre o desempenho econômico-financeiro. Para a sociedade, o patrocínio
permite desenvolver duas indústrias (cultura e esportes) que são vistas como potenciais
econômicos. E para o governo, o estudo indica a importância do estímulo para
desenvolver a economia e além de promover o desenvolvimento da cidadania.