Banca de QUALIFICAÇÃO: THACYO BRUNO CUSTODIO DE MORAIS

DISCENTE: THACYO BRUNO CUSTODIO DE MORAIS
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Google meet

O “Produtor do Futuro”: atributos de inovação que influenciam os processos de adoção e difusão de tecnologias digitais por produtores rurais inovadores.

Teoria da Difusão de Inovações. Agricultura Digital. Inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia

A agricultura digital contribui para o aumento da oferta mundial de alimentos e, em âmbito nacional, para a ampliação da competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. As tecnologias digitais podem apoiar o alcance destes objetivos no setor agrícola, impactando desde o estágio pré-produtivo até o consumo dos alimentos. Contudo, a adoção de tecnologias digitais por pequenos e médios produtores rurais ainda é restrita, em razão de seus custos e complexidade. Ainda, o momento da decisão de adoção de uma inovação varia entre os participantes de um sistema social - nesta pesquisa, produtores rurais vinculados a cooperativas de café certificadas Fair Trade, localizadas na região sul de Minas Gerais - em razão dos diferentes perfis de indivíduos e processos adotados por eles para a avaliação da inovação proposta. Os perfis de adoção de inovações podem ser categorizados em inovadores, primeiros adotantes, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Os inovadores são atores importantes para o processo de difusão de inovações pois são os primeiros a adotar inovações em um grupo e os responsáveis por introduzir novas ideias em sistemas sociais. Por isso, eles serão enfatizados neste trabalho. Considerando a importância da agricultura para a sociedade, a iminência das tecnologias digitais na agricultura e a influência dos inovadores na difusão de inovações, o presente estudo busca responder à seguinte questão: quais os atributos de inovação percebidos por produtores rurais de perfil inovador que influenciam o seu processo de adoção e difusão de tecnologias digitais para a agricultura? Para isso, a abordagem teórica utilizada será a Teoria da Difusão de Inovações de Rogers (2003), a qual permite identificar os produtores rurais de perfil inovador e os seus atributos percebidos de inovação de forma geral. A pesquisa utilizará o estudo de casos múltiplos, em abordagem qualitativa, como método e será realizada em cooperativas. As cooperativas de café certificadas Fair Trade no sul de Minas Gerais serão os locais de estudo pois esta dissertação faz parte do projeto “O Produtor do Futuro”, realizado com estas instituições. Os produtores serão identificados por meio de indicações de membros das equipes técnicas e gerenciais das cooperativas selecionadas. O método de coleta de dados será a entrevista semiestruturada em profundidade, guiada por um roteiro apoiado nos atributos percebidos de inovação identificados por Rogers (2003). Para a análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo qualitativa e categorial de grade mista, ou seja, o conteúdo das entrevistas será codificado admitindo que novas categorias de atributos relevantes para a tomada de decisão de adoção de tecnologias digitais podem aparecer durante a realização da pesquisa. Espera-se que os resultados tragam informações relevantes para que os agentes de mudança criem campanhas de comunicação sobre inovações digitais mais assertivas e trabalhem melhor em conjunto com os inovadores para acelerar as taxas de adoção de inovações digitais na agricultura.

Externo à Instituição - RODRIGO MARÇAL GANDIA - FAGAMMON (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo ao Programa - ELISA GUIMARAES COZADI - DAE/FCSA (Membro)
Externo ao Programa - DANIEL LEITE MESQUITA - DAE/FCSA (Suplente)