Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL RODRIGUES DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL RODRIGUES DE CASTRO
DATA: 24/06/2024
LOCAL: meet.google.com/xep-nvgv-yjc

“LAVRAS, CIDADE DOS IPÊS E DAS ESCOLAS”, E DAS RELIGIÕES: estudo sobre a Governança da Diversidade Religiosa na cidade de Lavras-MG

Diversidade Religiosa; Governança; etnografia; políticas públicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais

Os estudos sobre GDR tem tido como foco o governo a nível nacional. Contudo, há indicações de que “os modelos nacionais explícitos de governança religiosa inevitavelmente ocultam tensões e ambiguidades e não são bases adequadas para a análise sociopolítica da governança religiosa.”. Nesse sentido, sem desconsiderar a relevância de estudar a GDR em escala nacional, “há uma chamada para que os estudos sejam desagregados em níveis administrativos inferiores”. Assim, o lócus desta pesquisa será a cidade de Lavras, estado de Minas Gerais. Frente a esse contexto de diversidade religiosa, de desafios que ameaçam a laicidade do Estado e a liberdade religiosa, bem como de um hiato de pesquisa sobre GDR, tanto no cenário brasileiro quanto no lavrense, surgem indagações de cunho exploratório e intervencionista: Como se configura a diversidade religiosa na cidade de Lavras, tendo como horizonte a Governança da Diversidade Religiosa? Como desenvolver ações e políticas públicas, numa perspectiva de co-construção entre Estado e sociedade, que visem a garantia da laicidade do Estado, a promoção da diversidade religiosa, e o combate a intolerância religiosa e racismo religioso? O objetivo é compreender se configura a diversidade religiosa na cidade de Lavras, com vistas a co-construção, entre Estado e sociedade, de ações e políticas públicas para Governança da Diversidade Religiosa na cidade. Em específico, visa-se: a) descrever a história da cidade de Lavras, com vista a evidenciar as dinâmicas religiosas que a perpassam; b) compreender a dinâmica espacial religiosa da cidade de Lavras, através da elaboração de um mapa da distribuição religiosa na cidade em conjunto com os Dados Censitários do IBGE; c) analisar as ações do poder legislativo e executivo da cidade de Lavras referente a diversidade religiosa; d) criar, tendo como horizonte a co-construção, num diálogo entre Estado e sociedade, ações e políticas públicas para Governança da Diversidade Religiosa na cidade de Lavras. Metodologicamente, a tese será desenvolvida por meio de artigos a serem desenvolvidos com vistas a atingir os quatro objetivos específicos do Projeto, terão instrumentos de coletas de dados adequados as suas finalidades. Para alcançar o objetivo geral, esses artigos serão preponderantes. Assim, os dados que darão sustentação para a análise geral do Projeto, serão coletados por meio dos seguintes instrumentos: pesquisa documental, pesquisa de campo, diário de campo, registro fotográfico, observação participante e entrevista qualitativa. Como resultado, a pesquisa visa criar um arranjo de governança da diversidade religiosa em Lavras, promovendo a criação de ações e políticas públicas para Governança da Diversidade Religiosa na cidade de Lavras.

Externo à Instituição - MARIO AQUINO ALVES - FGV (Membro)
Externo à Instituição - MARIA CAROLINA MARTINEZ ANDION - UDESC (Membro)
Interno - JOSE ROBERTO PEREIRA (Suplente)
Presidente - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)