Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO GUIMARÃES BUENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO GUIMARÃES BUENO
DATA: 29/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O Uso do Contry-of-Origin Image (COI) na Construção da Identidade da Marca e no processo de Internacionalização de Empresas Brasileiras


PALAVRAS-CHAVES:

Internacionalização; country-of-origin; country-of-origin image (COI); country-specific-advantage (CSA); empresas brasileiras.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Negócios Internacionais
RESUMO:

A internacionalização é uma estratégia adotada pelas empresas para a expansão dos negócios em mercados globais. Ao desenvolver novos mercados as empresas têm a oportunidade de aumentar sua receita e faturamento, bem como reduzir a vulnerabilidade às flutuações econômicas domésticas e acessar novos recursos. No entanto, o processo de internacionalização também pode acarretar custos adicionais devido às diferenças culturais, econômicas, institucionais, políticas e geográficas, além da possível influência da reputação do país de origem da empresa. Apesar desses desafios, algumas empresas conseguiram gerenciar estrategicamente atributos do country-of-origin image (COI) e conseguiram transformá-los em uma country-specific-advantage (CSA) ao empregá-los na construção da identidade de sua marca para o processo de internacionalização como uma estratégia de diferenciação. Considerando a importância da internacionalização para o desenvolvimento das empresas brasileiras, o presente estudo busca responder à seguinte questão: como as empresas brasileiras utilizaram diferentes aspectos do COI na construção da imagem da sua marca e como foram aplicados no processo de internacionalização? Para isso, essa pesquisa será realizada através de estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o uso de atributos do COI empregados pelas empresas brasileiras Breton, FARM Rio e Oakberry na construção da identidade de suas marcas e como utilizaram esse recurso no processo de internacionalização. Serão coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas com proprietários, diretores comerciais e gerentes da área internacional, expansão e marketing e de análise de documentos e materiais de marketing. Espera-se que os resultados deste estudo tragam informações importantes sobre como as empresas brasileiras utilizam o COI para construir a identidade da marca no processo de internacionalização. Além disso, espera-se também identificar os desafios e oportunidades enfrentados por essas empresas ao comunicar sua origem brasileira em mercados estrangeiros e oferecer recomendações práticas para empresas que buscam expandir globalmente, destacando a relevância de uma estratégia de construção de imagem planejada para comunicar a identidade da marca e sua conexão com o país de origem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MARCO TÚLIO DINALI VIGLIONI - UFLA (Membro)
Interno - JUCIARA NUNES DE ALCANTARA (Membro)
Interno - HELDER ANTÔNIO DA SILVA - PUC - RJ (Suplente)
Interno - CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIA SOFIA FRIAS PINTO - USP (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 11:40
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 19:26