Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO ALVES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO ALVES DE MELO
DATA: 19/06/2024
LOCAL: meet

Análise comparativa de eficiência na pecuária leiteira: identificando os segredos do sucesso

Pecuária, Gestão de Desempenho, Sustentabilidade, Produção de Leite.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos

O leite corresponde a um dos produtos de maior consumo no mundo. Além de ser essencial nas primeiras etapas de vida do ser humano, o leite também tem forte representatividade no contexto econômico. Logo, são diversas as famílias de pequenos e médios produtores que dependem da sua produção para geração de renda. No Brasil, um dos maiores produtores mundiais, a produção se concentra nos estados de Minas Gerais e Paraná. Fatores como o manejo adequado, boas práticas de gestão da produção e inserção de tecnologias tem sido responsáveis por elevar a qualidade e a produtividade do leite, marcando uma nova fase da pecuária leiteira no país. Todavia, o clima tem sido um fator agravante para o setor, a partir da alteração da temperatura global e extensão dos períodos de seca. Isso porque os animais dependem de uma temperatura adequada para a produção, e sua alimentação é dependente da produção de grãos comprometida pela falta de chuvas. Desta forma, altos custos de produção e uma queda na quantidade produzida são observados. Neste sentido, o objetivo deste estudo será avaliar o desempenho das regiões produtoras de leite no Brasil em 2022 a partir da utilização das técnicas de Análise de Componentes Principais, Análise Envoltória de Dados, Simulação de Monte Carlo e Redes Neurais Artificiais. Para tanto, o estudo seguirá os moldes de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e lógica indutiva. O prazo de realização do estudo será de 24 meses e será utilizado os softwares R-Project 3.2.2 e RStudio 2023.12.0+369 para apoio na aplicação das técnicas. Espera-se que este estudo forneça uma base de conhecimento sólida do setor para as partes interessadas, bem como produza informações relevantes para a tomada de decisão de produtores e/ou gestores em suas propriedades. Também se espera contribuições acadêmicas do estudo a partir da combinação de diferentes técnicas de análise a fim de alcançar uma produção de leite mais sustentável, a custo reduzido e benéfica aos animais.

Externo à Instituição - MARIA GABRIELA MENDONÇA PEIXOTO - UnB (Membro)
Externo ao Programa - MARIA CRISTINA ANGELICO DE MENDONCA - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - MARCELO CARNEIRO GONÇALVES - UnB (Membro)
Presidente - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR (Membro)