Ações Empreendedoras Sociais: Ação e Transformação no Contexto de Inovação
Educacional de uma Comunidade de Aprendizagem
Educação Básica; Inovação Educacional; Empreendedorismo Social; Ações Empreendedoras Sociais.
A presente pesquisa tem como tema as ações empreendedoras sociais na educação básica no contexto de inovações educacionais. Parte do entendimento de que diante de uma realidade complexa composta por múltiplas dimensões faz-se necessário desenvolver práticas inovadoras e processos de aprendizagem em que alunos se tornem sujeitos ativos na construção do seu conhecimento e na busca de soluções para os problemas que existem na sociedade. Para isso, a educação tem que entender o ser em sua forma integral, valorizando a combinação dos saberes e proporcionando um aprendizado que vai além das tradicionais salas de aula, mas que explorem a potencialidade educativa de diferentes espaços e relações, em uma perspectiva cooperativa e solidária. Nesse contexto se desenvolvem as ações empreendedoras sociais, contemplando a relação entre diferentes atores com foco em gerar transformações sociais a partir da educação, estimulando o protagonismo social por meio de ações dialógicas e colaborativas. Assim, articulam-se duas temáticas até então distantes: o Empreendedorismo Social e a Inovação Educacional, tendo em vista que não foram identificados estudos com foco em realizar essa aproximação. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e compreender elementos e características do processo da ação empreendedora social no contexto de inovação educacional. Para tanto, será realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa da iniciativa da Rede Municipal de Ensino de Tremembé - SP, com foco em analisar as ações empreendedoras sociais a partir das inovações desenvolvidas, com orientação dos pressupostos do Realismo Crítico, presentes no entendimento da relação entre a ação dos atores e as transformações geradas no contexto educacional do município. Para a coleta de dados serão contempladas as técnicas de análise de documento, observação e entrevistas semiestruturadas, possibilitando a realização da triangulação de dados. Para a análise dos dados será utilizada a abordagem Análise de Conteúdo, a partir de categorias que irão emergir da pesquisa empírica, tendo como base os elementos presentes nos processos das ações empreendidas.