O EFEITO DO RISCO POLÍTICO DO PAÍS DE ORIGEM NO GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DAS MULTILATINAS NO PERÍODO DE 2005 A 2019
Teoria institucional. Grau de internacionalização. Risco político. Experiência internacional. Multilatinas.
O impulso mais importante subjacente à expansão de uma empresa multinacional é o
investimento em internacionalização. As empresas multinacionais buscam combinações
mais tecnológicas para aumentar sua competitividade e as atividades potencialmente
inovadoras requerem conexões internacionais. A literatura argumenta que os mercados
emergentes são substancialmente diferentes dos mercados desenvolvidos e os estudos
sobre as multinacionais de economias emergentes são escassos e específicos para o local
onde atuam. Os mercados emergentes são caracterizados por apresentarem deficiências
institucionais e falta de recursos para que as multinacionais melhorem seu desempenho
e consigam internacionalizar suas atividades. As principais dificuldades enfrentadas
pelas multinacionais de mercados emergentes são: maior risco político, maiores custos
de transação, falta de apoio governamental, fraca proteção dos direitos de propriedade
intelectual, falta de infraestrutura e também muitos desafios operacionais. Apesar das
deficiências encontradas nos mercados emergentes, as multinacionais da América
Latina, conhecidas como multilatinas, conseguiram implementar novas estratégias,
tornaram-se mais inovadoras e contribuíram significativamente para o crescimento e
modernização da região onde atuam. Dessa forma, apesar de as multilatinas não
representarem um fenômeno recente, a importância que elas adquiriram no mercado
mundial tem instigado pesquisadores a desenvolverem estudos específicos para essas
empresas. Estima-se que, pelo fato das dificuldades encontradas no ambiente doméstico,
as multilatinas buscam aumentar seu Grau de Internacionalização com vista a equilibrar
a volatidade doméstica. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar se o
risco político do país de origem das multilatinas influencia para que essas empresas
expandam suas atividades para outros países e aumentem seu grau de
internacionalização. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se de técnicas estatísticas
através do modelo multinível de dados em painel. A amostra da pesquisa é composta
por 62 empresas multilatinas que internacionalizaram suas atividades identificadas pela
Revista América Economia (2019) e o período observado foi de 2005 a 2019. Os
resultados mostraram que o risco político tem impacto positivo no grau de
internacionalização das multilatinas. Dessa forma, essas empresas buscam expandir suas
atividades para países onde irão enfrentar menores riscos. Além disso, um fator
importante para que essas empresas consigam atingir novos mercados é a experiência
internacional, que também influenciou positivamente no grau de internacionalização das
empresas multilatinas analisadas.