Marketing estratégico para o lançamento de produtos: O Facebook como ferramenta para o
Crowdfunding
Facebook. Engajamento. Teoria da Difusão da Inovação. Marketing
A primeira etapa do presente trabalho buscou descrever características das campanhas de crowdfunding brasileiro na categoria de jogos, essa etapa visou apresentar um panorama sobre essa categoria, assim como, apresentar dados que servissem de base para as demais etapas da pesquisa. A quantidade de campanhas de jogos teve um aumento expressivo no ano de 2016, ano em que a Catarse integrou-se ao Facebook, permitindo que a comunidade de criadores e apoiadores de crowdfunding pudesse se expandir e transmitir as informações para uma rede maior de contatos (https://ano.catarse.me/2016). Também foi possível observar que uma campanha de crowdfunding apresenta diferentes momentos, caracterizados pela diminuição dos riscos e dos benefícios do início para o fim. Sendo assim, foi possível observar quatro grupos de apoiadores, sendo esses denominados de: “altruístas”, “early birds”, “pós-meta” e de “late pledge”. Cada um desses grupos aparece em um momento da campanha e admite um determinado nível de risco associado ao interesse por determinado benefício. De acordo com a estratégia de marketing inbound, os potenciais apoiadores devem ser atraídos por conteúdo relevante. Sendo assim foi identificado que, conforme a campanha se desenvolve e diferentes tipos de apoiadores surgem, é necessário alterar o tipo de informação (conteúdo) compartilhada. A rede social Facebook foi analisada como ferramenta para a estratégia de Marketing inbound, sendo analisadas suas métricas de postagens, reações, comentários e compartilhamentos. O comportamento das postagens se mostrou semelhante ao comportamento dos apoios, apresentando picos nos primeiros e nos últimos momentos e comportamento estável nas semanas intermediárias. As reações, por sua vez, também acompanha o comportamento citado anteriormente, o que sugere que os usuários só reagem a postagens recentes. Os comentários, por sua vez, estavam relacionados a etapa de divulgação do material por parte dos apoiadores, uma vez que essa métrica, além de representar um canal de comunicação e estreitamento de laços entre criadores e apoiadores, essa ação era vista com uma espécie de compartilhamento especial, mais direto e efetivo. Por fim, os compartilhamentos apresentaram comportamento decrescente para campanhas de sucesso e mal sucedidas, o que poderia ser melhorado a partir da estratégia de metas sociais, que estimulam o engajamento das campanhas para todas as métricas.