CONSUMO DE CAFÉS ESPECIAIS: UMA ABORDAGEM MEIOS-FIM DIANTE DOS ASPECTOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR, RASTREABILIDADE E VALORES PESSOAIS.
Valores pessoais; Segurança alimentar; Rastreabilidade; Cafés especiais; Laddering.
O agronegócio café sofreu grandes transformações a partir da década de 50, com o surgimento
de grãos de qualidade superior, ou seja, os cafés especiais. Estes buscavam evitar a alta
concorrência de preços e as oscilações do café commodity, além de outros aspectos
importantes relacionados com o mercado. Percebe-se que a demanda dos consumidores por
cafés especiais com padrões de qualidade superior, com certificações, e exclusividade, tem
aumentado nos últimos anos. Neste sentido, alguns atributos que envolvem a comercialização
de alimentos vêm à tona, como os aspectos relativos à segurança alimentar e a rastreabilidade.
Estes atributos têm se tornado temas relevantes perante a economia globalizada do agronegócio, pois
nota-se a existência de escândalos envolvendo grandes indústrias, o que gera a desconfiança dos
consumidores e dos órgãos de controle e fiscalização da produção e comercialização dos alimentos.
No caso dos cafés especiais, existem algumas prerrogativas para confirmar a qualidade do
produto, como o modo de produção, a separação e classificação dos grãos, o processo de
torra, embalagem, entre outros. Em diversos casos, esses processos são artesanais,
especificidade que contribui para a valorização dos cafés especiais. Porém não é garantia ou
atestado de que houve o cumprimento de requisitos da segurança alimentar, e que não se
consegue validar a rastreabilidade do produto. Existem players que conseguem atestar, através
de certificados e selos, tais requisitos, porém existem barreiras econômicas que impedem
vários produtores a conseguirem a certificação. Desta forma, esta proposta de pesquisa parte
do pressuposto que motivações relacionadas à aspectos de segurança alimentar e
rastreabilidade podem ser importantes construtos que guiam o comportamento de
consumidores de cafés especiais. Este trabalho propõe então identificar as relações cognitivas
mais profundas dos consumidores da bebida por intermédio da teoria da cadeia meios-fim, em
virtude dos atributos, consequências e valores pessoais, que orientam e motivam o
comportamento de consumo. A partir deste contexto o estudo visa identificar se atributos
relacionados à segurança alimentar e rastreabilidade fazem ou não parte das motivações de
consumo destes consumidores, bem como dos valores pessoais que estão relacionados a estes
potenciais atributos. Através da técnica de entrevista em profundidade laddering, propõe-se a
realização de entrevistas com consumidores assíduos da bebida no estado de Minas Gerais.
A laddering visa identificar as cadeias dominantes que representam a estrutura cognitiva dos
entrevistados, as quais serão expressas por meio dos atributos, consequências de seu uso e
valores pessoais que guiam o comportamento, através do mapa hierárquico de valores
(MHV). Espera-se que aspectos da segurança alimentar e rastreabilidade possam ser
encontrados nas entrevistas. Neste sentido, pretende-se promover uma discussão teórica e
gerencial pertinente, contribuindo para o desenvolvimento do tema de pesquisa, e
apresentando informações importantes para o aprimoramento sustentável
dos players envolvidos na cadeia produtiva dos cafés especiais.