A construção do mercado da moda evangélica: arranjos e práticas no cenário brasileiro
Consumo; Roupas; Mulheres; Estudos de Mercado Construtivistas.
A religião, mesmo no mundo moderno, exerce influências no comportamento
humano, na cultura, bem como na construção e performatividade dos mercados. No
Brasil, com a alteração da matriz religiosa observa-se a constituição de um novo
mercado cultural _ o evangélico, que pode fazer intersecções com outros mercados,
como, por exemplo, o da moda. O mercado da moda evangélica tem adquirido
notoriedade entre as mulheres pentecostais, visto as características únicas do consumo
de roupas estabelecidas por elas, devido principalmente às recomendações feitas pelas
igrejas. Além dos requisitos de vestimentas, observa-se que o consumo de roupas está
cercado por outras práticas de mercado, envolvendo ainda uma série de atores humanos
e não-humanos, que culminam no estabelecimento de arranjos e dispositivos de
mercado. Apesar de a hibridização estar presente, a maioria dos estudos que abordam a
relação entre religião e mercado da moda consideram a agência e estrutura de forma
separada, dando maior ênfase aos processos discursivos. Neste sentido, julga-se ser
adequado o uso da lente teórica dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) para
uma melhor compreensão das dinâmicas que envolvem o mercado da moda evangélica.
Ademais, tendo em vista o crescimento deste setor, bem como as lacunas teóricas
envolvendo esta temática; o objetivo geral do presente estudo consiste em analisar as
práticas e arranjos de mercado que estão correlacionadas ao consumo da moda
evangélica no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com o emprego de
distintas técnicas de coleta de dados (triangulação): revisão sistemática integrativa,
entrevistas em profundidade semi-estruturadas, observação participante e análise
documental. Os dados coletados serão analisados por meio da análise de conteúdo
seguindo Bardin (1977) com o auxílio do software IRAMUTEQ. Como resultados,
espera-se estabelecer um panorama dos processos que caracterizam as dinâmicas e
perfomances do mercado da moda evangélica, descrevendo os papeis dos principais
atores, as práticas de mercado realizadas, os arranjos de mercado constituídos e os
dispositivos empregados. Por fim, espera-se obter uma discussão analítica sobre a
mercantilização da cultura religiosa e seus efeitos no mercado.
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