ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR DE LOGÍSTICA
Estratégia de inovação. Práticas de inovação. Alinhamento estratégico. Setor de Logística
No mercado competitivo da atualidade, a inovação surge como uma das principais opções estratégicas quando se pretende alavancar a competitividade organizacional. Ela pode estar relacionada a diversos recursos, como: novos produtos, serviços, processos, implementação de tecnologias, métodos de comercialização, abertura de novos mercados e ou novos modelos de negócio. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar as características da inovação adotada por uma grande empresa do setor de logística e sua adequação estratégica. A presente pesquisa classifica-se, quanto a sua natureza, como aplicada. Possuindo objetivos de caráter exploratório-descritivos e abordagem qualitativa. Fundamentada em revisão bibliográfica conceitual envolvendo o assunto estratégia e inovação em logística, foi realizado um estudo de caso único, apoiado por observação direta, pesquisa documental e entrevistas com uso de roteiro semiestruturado. O objeto do presente estudo é uma empresa da área de logística, com Matriz situada no Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi realizado no período de Janeiro a Maio de 2022. Quanto aos sujeitos da pesquisa, foram entrevistados 9 profissionais ligados ao processo de inovação e estratégias organizacionais e que atuam no processo de decisões e implementações das ações relacionadas à essas áreas. Verificou-se que 6 dos entrevistados tem acima de 10 anos de atuação na empresa. Dos entrevistados, um é o diretor presidente, três são gerentes, dois supervisores, um controller, um analista júnior e um auxiliar de operações. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Observou-se que a empresa apresenta uma cultura familiar e com certa abertura para inovações, porém muito lenta para realizar as mudanças. Todavia, a empresa se encontra em fase de desenvolvimento, marcada principalmente nos últimos cinco anos, após a criação do conselho deliberativo. As principais inovações que ocorrem na empresa estão voltadas para o atendimento aos requisitos e a satisfação dos clientes. A empresa investe muito pouco em projetos que visem novos produtos e serviços. Com isso, a implantação de um conselho recentemente, visa colaborar com o desenvolvimento da empresa. Os departamentos da empresa encontram-se inseridos nos horizontes um ou dois de inovação. O horizonte 1 representa aquilo que gera o maior lucro e fluxo de caixa, já o horizonte 2 trata das oportunidades emergentes de novos negócios, criando extensões do negócio atual já consolidado (BAGHAI; COLEY; WHITE, 2000). Estes departamentos, são dotados de ferramentas de inovação, dentre as quais foram destacadas: Design Sprint e Thinking, PMBOK, Scrum, Swot, Fluig, AS IS, MS Project, Business Model Canvas, Governança, Brainstorming, Monday e, uma leve tendência para adoção da internet das coisas. Conclui-se que as estratégias de inovação no contexto da empresa de logística situada no Sul do Estado de Minas Gerais é do tipo fechada, com incentivos internos e voltados para o cliente. Estas estratégias adotadas pela empresa têm permitido que ela mantenha seus clientes antigos e conquiste novos.