ESTUDO DA CONEXÃO ENTRE MARKETING RELACIONADO A CAUSAS E O BOICOTE
marketing relacionado a causa, boicote, comunicação, consumidor de causa.
Não é difícil deparar, no cotidiano, com alguma campanha de instituição privada que tenha como intuito promover algum benefício social. Esse tipo de estratégia tem sido utilizado com maior frequência em uma resposta aos crescentes problemas socioeconômicos e estimulado pela capacidade de melhorar a imagem corporativa com o consumidor. Contudo, o consumidor tem demonstrado maior critério ao se deparar com ações de marketing relacionado a causas. O ceticismo e a percepção de exploração dessas situações ou grupos de vulnerabilidade podem desencadear boicote por parte dos consumidores. A presente pesquisa tem por objetivo identificar se a Comunicação, em campanhas de marketing relacionado a causas, pode atuar como um redutor das intenções de boicote por parte do consumidor. Para alcançar a proposta, o trabalho será dividido em dois artigos. O primeiro, representando a carga teórica, se trata de uma revisão integrativa que buscou trazer artigos seminais e os mais citados entre 2017 a 2019 para identificação do estado da arte e proposições futuras. O segundo artigo será construído a partir da interconexão dos fatores Comunicação, Consumidor com causa e aspectos gerenciais. Entrevistas em profundidade serão utilizadas para validar as proposições colocadas.