Decolonialidade do saber na universidade: experiências decoloniais de estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Decolonialidade do saber, Universidade Federal de Lavras, Experiência decolonial, Descolonização universitária, Decolonialidade na Administração, Metodologia mista
O fenômeno da colonialidade sobrevive ao período do colonialismo, marcado primeiramente, pela conquista física dos seres colonizados, e em seguida, a colonização subjetiva da natureza, do poder, do ser e do saber, sendo esta última, uma colonização da mente por meio da ciência. A colonialidade utiliza o saber, o conhecimento como uma forma central de dominação e manutenção das relações de poder, e possui marcas atuais nas realidades dos povos do chamado Sul Global (África, América Latina). Diante de tal cenário, a lente decolonial surge como um universo de possibilidades Outras de compreensão de subalternidades e reafirmação do poder, do ser, do saber, da natureza e de gênero, de povos há séculos subalternizados. Dentro do saber, destaca-se o papel das universidades, que possuem um histórico de uma educação homogênea e cristalizada (inclusive no âmbito da Administração). A reflexão decolonial surge diante da necessidade de romper com essa educação cristalizada, que não condiz com as expectativas e a realidade da sociedade e não considera a ótica do(a) estudante. Considerando tais dilemas, esta pesquisa questiona quais são e como se articulam as experiências Outras no processo de formação geral dos(as) estudantes de administração. Para tal, observar-se-á as experiências decoloniais dos(as) estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), considerando a importância da lente decolonial para o enfrentamento e rompimento dos estigmas coloniais presentes em toda a sociedade, bem como a importância da escuta (de perto e de dentro) das experiências dos(as) estudantes, que são atores e atrizes primordiais no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos, a pesquisa adotará metodologia mista em duas etapas: quantitativa com um questionário online; qualitativa com grupo focal. Espera-se, com as experiências observadas, compreender a vivência colonial/decolonial dos(as) estudantes inseridos no curso de Administração da UFLA.