A AUTONOMIA DO CONSUMIDOR NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE: UM ESTUDO DO MERCADO DE STREAMING DE VÍDEO
Comportamento do consumidor, Translação, Tecnologia, Processo decisõrio, Internet.
Considerando-se a importância do estudo da autonomia do consumidor, e que esta é construída a partir das relações entre os atores em uma determinada rede, no caso, o mercado de streaming de vídeo, apresenta-se a questão de pesquisa que norteia esta tese:
· Como a autonomia do consumidor se constrói e pode ser compreendida nesse contexto?
Dessa forma, o objetivo geral desta tese consiste em:
· Analisar os processos de construção, desconstrução e reconstrução da autonomia do consumidor, sob a perspectiva da ANT, considerando-se como locus da pesquisa o mercado de streaming de vídeo.
A partir do objetivo geral apresentado, constituem objetivos específicos deste trabalho:
a) Apresentar a viabilidade e as possibilidades de estudo da autonomia do consumidor a partir da ANT;
b) Desenvolver o percurso e proposta metodológica para o estudo da autonomia do consumidor sob a perspectiva da ANT;
c) Analisar as práticas do mercado de streaming de vídeo, identificando atores e controvérsias;
d) Mapear as relações entre os atores com a apresentação de argumentos e diagramas;
e) Explicar a cosmodinâmica e a cosmopolítica da rede de relações.