ACORDES DO MERCADO: UMA ANÁLISE DE COMO OS CONSUMIDORES MOLDAM O
MERCADO DE DISCOS DE VINIL POR MEIO DE SUAS PRÁTICAS
Dinâmicas de sistemas de mercado; Estudos de mercado construtivistas; discos de vinil
Os mercados são sistemas complexos e dinâmicos, definidos pelas interações entre diversos atores e em constante evolução. Um dos mercados que tem crescido rapidamente nos últimos anos é o de discos de vinil, impulsionado pelo interesse renovado dos consumidores na mídia física. Inspirado nesse contexto, o presente estudo busca como objetivo principal investigar como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil em Belo Horizonte – MG por meio de suas práticas de consumo e da construção de significados. Especificamente, recorre-se a três objetivos específicos para alcançar a proposta central. Primeiramente, busca-se descrever as características do mercado de discos de vinil em Belo Horizonte, incluindo a disponibilidade de produtos, os principais vendedores e compradores, os locais de venda mais populares e as tendências de consumo mais relevantes. O segundo objetivo específico busca investigar como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil por meio de práticas e significados de consumo, analisando suas características valorizadas, práticas transacionais, organização de coletivos, objetivos normativos e criação de imagens do mercado. Já o terceiro objetivo específico busca promover a polinização cruzada entre a Market System Dynamics (MSD) e Constructivist Market Studies (EMC) a partir do papel dos consumidores na moldagem do mercado de discos de vinil, buscando pontos de integração teórica e novas perspectivas de análise. Para isso, os campos de estudos de MSD e EMC serão adotados como lente teórica para a investigação, pois a integração das duas visões permite identificar significados e práticas que levam os consumidores a moldar o mercado. O estudo se baseia em uma ontologia de interação sujeito-objeto, em uma epistemologia construtivista e no paradigma interpretativista. O método utilizado será o estudo de caso qualitativo descritivo. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com consumidores e vendedores, observações online e em lojas físicas, e análise de documentos. As entrevistas e observações serão guiadas por um roteiro semiestruturado baseado nos subprocessos de moldagem de mercado identificados por Harrison e Kjellberg (2016). Posteriormente, será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática para análise dos dados, com auxílio do software de análises qualitativas Nvivo. Os dados serão tabulados buscando identificar os significados e práticas, e enquadrá-los nos subprocessos mencionados. Espera-se que os resultados ajudem a compreender como os consumidores moldam o mercado de discos de vinil e a promover uma interação entre MSD e EMC, oferecendo novas perspectivas para desbravar a complexidade dos mercados.