EXPLORANDO A INFLUÊNCIA DOS VALORES PESSOAIS NA ADERÊNCIA AOS
TRATAMENTOS MÉDICOS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
Relação médico-paciente. Aderência. Valores pessoais. Cadeia Meios-Fim; Laddering
Na área do Marketing, principalmente quando se é tratado de comportamento de consumo, os valores pessoais possibilitam a compreensão no que envolve as decisões dos consumidores, por meio do que acreditam e sobre comportamentos aceitáveis em seu cotidiano. Os valores possuem características consideradas duradouras e centrais no que tange a formação da personalidade das pessoas. Nessa perspectiva, a Teoria da Cadeia Meios-Fim aparece como um mecanismo de compreensão do processo de decisão dos consumidores através do entendimento da conjectura cognitiva que orienta o comportamento de consumo. Também na área médica, entender como se caracteriza o processo de decisão do paciente, o seu comportamento e aspectos que condicionam a sua tomada de decisão são questões fundamentais para a entrega de um bom serviço. Esse mesmo âmbito de compreensão se faz necessário quando se trata de entender como o paciente age com relação à aderência a tratamentos médicos e o papel dos vários atores envolvidos nesse processo. No que se refere à percepção de valores, a compreensão e uso de valores pessoais por parte dos profissionais de saúde no atendimento e cuidado a pacientes melhora a experiência no tratamento e de forma mais efetiva alinha o tratamento com os objetivos determinados. Além disso, pacientes que melhor avaliam os profissionais de saúde com relação à uma perspectiva mais centrada no paciente tende a uma melhor aderência às recomendações do tratamento. O objetivo geral da pesquisa é avaliar as percepções e motivações dos pacientes com relação à aderência a tratamentos médicos, de maneira que se identifique os valores pessoais que norteiam seus comportamentos. Além disso, são adicionados dois objetivos específicos: (i) Investigar quais são os principais fatores que influenciam nos processos de tomada de decisão; (ii) Analisar o papel dos profissionais de saúde no entendimento e integração dos valores pessoais dos pacientes no atendimento, com o intuito de aprimorar a experiência do tratamento e aumentar a eficácia da adesão. A metodologia que será adotada é a pesquisa exploratória, qualitativa e abordagem interpretativa, cuja coleta de dados será através de entrevistas em profundidade e análise de dados através da análise de conteúdo. A técnica laddering, será aplicada para a compreensão da relação abrangendo atributos, consequências, e valores de contextos determinados envolvendo situações médicas específicas, ou seja, a aderência ao tratamento médico e a relação médico-paciente. A partir da adoção dessa abordagem metodológica, é possível que se obtenha uma estrutura hierárquica da Teoria Meios-Fim, que objetiva detectar os valores pessoais que guiam o comportamento de pacientes ao aderir um tratamento médico e a relação no comportamento envolvendo a percepção dos pacientes e dos profissionais de saúde.