O Uso do Contry-of-Origin Image (COI) na Construção da Identidade da Marca e no processo de Internacionalização de Empresas Brasileiras
Internacionalização; country-of-origin; country-of-origin image (COI); country-specific-advantage (CSA); empresas brasileiras.
A internacionalização é uma estratégia adotada pelas empresas para a expansão dos negócios em mercados globais. Ao desenvolver novos mercados as empresas têm a oportunidade de aumentar sua receita e faturamento, bem como reduzir a vulnerabilidade às flutuações econômicas domésticas e acessar novos recursos. No entanto, o processo de internacionalização também pode acarretar custos adicionais devido às diferenças culturais, econômicas, institucionais, políticas e geográficas, além da possível influência da reputação do país de origem da empresa. Apesar desses desafios, algumas empresas conseguiram gerenciar estrategicamente atributos do country-of-origin image (COI) e conseguiram transformá-los em uma country-specific-advantage (CSA) ao empregá-los na construção da identidade de sua marca para o processo de internacionalização como uma estratégia de diferenciação. Considerando a importância da internacionalização para o desenvolvimento das empresas brasileiras, o presente estudo busca responder à seguinte questão: como as empresas brasileiras utilizaram diferentes aspectos do COI na construção da imagem da sua marca e como foram aplicados no processo de internacionalização? Para isso, essa pesquisa será realizada através de estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o uso de atributos do COI empregados pelas empresas brasileiras Breton, FARM Rio e Oakberry na construção da identidade de suas marcas e como utilizaram esse recurso no processo de internacionalização. Serão coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas com proprietários, diretores comerciais e gerentes da área internacional, expansão e marketing e de análise de documentos e materiais de marketing. Espera-se que os resultados deste estudo tragam informações importantes sobre como as empresas brasileiras utilizam o COI para construir a identidade da marca no processo de internacionalização. Além disso, espera-se também identificar os desafios e oportunidades enfrentados por essas empresas ao comunicar sua origem brasileira em mercados estrangeiros e oferecer recomendações práticas para empresas que buscam expandir globalmente, destacando a relevância de uma estratégia de construção de imagem planejada para comunicar a identidade da marca e sua conexão com o país de origem.