CARREIRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO: TRAJETÓRIAS DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA POR UM OLHAR FEMINISTA INTERSECCIONAL
interseccionalidade; carreiras; pessoa com deficiência; narrativas; trajetórias.
Com esse projeto de estudo, fundado no pensamento feminista interseccional alinhado à noção de
carreiras como trajetórias de vida, buscarei compreender as carreiras de mulheres com deficiência
e a influência de marcadores sociais da diferença em suas trajetórias inseridas no contexto
brasileiro. De forma a alcançar este propósito fundamental, enuncio os seguintes objetivos
secundários: mapear em âmbito nacional e internacional estudos que unem o tema carreiras e
feminismo interseccional; investigarei documentos que retratem o contexto das carreiras
observados pelo movimento feminista no Brasil e abordar o processo de inclusão de mulheres com
deficiência no cenário nacional; engajarei narrativas de mulheres com deficiência para
compreender dinâmicas existentes entre suas trajetórias e os marcadores sociais da diferença para
incentivar na autotransformação ativa daquelas que antes eram objetos em sujeitas. Para alcançar
os objetivos propostos, entendo o pensamento interseccional também como uma prática
metodológica. O método sugerido está ligado à abordagem qualitativa. Como técnicas para mapear
a literatura acadêmica sobre o tema utilizarei a revisão bibliométrica como estratégia. Do mesmo
modo, farei uso da pesquisa histórica para analisar documentos que externam as relações de
interesse nesta pesquisa. Por fim, pretendo utilizar a técnica de entrevistas narrativas. Os dados
alcançados serão analisados a partir da técnica de análise da narrativa que orienta a preservar a
história para fins interpretativos e rejeita a ideia de explicações genéricas. A partir desse arcabouço
conceitual e metodológico pretendo organizar a linguagem falada em um texto facilmente legível e
teorizar elementos temáticos comuns integrando-os, para compreender em profundidade narrativas,
formular debates, atrelar debate às teorias e, se possível, sugerir estratégias para a alteração de
lógicas.