INOVAÇÃO RESPONSÁVEL DO MODELO DE NEGÓCIOS: UMA TRÍPLICE VISÃO DA MICROMOBILIDADE NO CONTEXTO BRASILEIRO
Pesquisa e Inovação Responsável; Mobilidade Urbana; Mobilidade Inteligente; Mobilidade como Serviço; Inovação do Modelo de Negócios.
O ato de inovar pode ser definido como um incremento substancial já existente ou ainda, dar vida a algo novo. No entanto, o processo relacionado à inovação deve ser observado como um todo, atentando-se para a responsabilidade social e respeito aos princípios éticos e morais. Dentro da mobilidade urbana, a Micromobilidade surge como uma forma inovadora de se locomover, driblando fatores como a emissão de gases na atmosfera e os grandes congestionamentos. A esse respeito, a presente pesquisa tem por objetivo a integração dos preceitos da crescente teoria de Inovação Responsável (IR) junto ao modal de Micromobilidade. A relevância deste estudo pode ser vista diante do fato da IR ainda não ter conseguido atingir a inovação em modelos de negócio (LONG; VAN WAES, 2021), e também por haver uma necessidade de incorporar a IR em práticas locais de países em desenvolvimento (MACNAGHTEN et al., 2015). O percurso metodológico de abordagem qualitativa utiliza técnicas de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática de conteúdo a fim de atingir um olhar tridimensional sobre a Micromobilidade e oferecer um arquétipo responsável para este crescente modal.