COMPORTAMENTO DE CONSUMO ALIMENTAR ONLINE: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO EM UMA COMUNIDADE NA PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL TIKTOK SOB A PERSPECTIVA DA CONSUMER CULTURE THEORY (CCT)
Cocriação; Mídias sociais online; Extensão do Self; Rotina saudável.
A crescente utilização das mídias sociais online tem trazido novas perspectivas acerca do comportamento do consumidor. Em comunidades online, indivíduos compartilham interesses comuns e interagem em um processo de construir suas identidades e estilos de vida. Nesse contexto, a alimentação saudável emerge como um interesse compartilhado por indivíduos em comunidades. A análise dessa interação fornece insights acerca das motivações que impulsionam consumidores a consumir alimentos saudáveis. É nesse sentido que a compreensão das atitudes dos consumidores em comunidades, denominadas comunidades de consumo, enriquece a literatura sobre comportamento do consumidor. Ademais, considerando a interferência que as redes sociais exercem na vida dos indivíduos, entende-se a importância de estudar de que modo o comportamento de consumo relacionado ao estilo de vida saudável está sendo replicado e aceito pelos usuários em mídias sociais. Desse modo, propõe-se como objetivo do estudo: compreender a influência que a comunidade de consumo online #rotinasaudavel, situada na plataforma de mídia social TikTok, exerce no comportamento de consumo alimentar dos indivíduos. Para tanto, foram definidos três objetivos específicos: 1)mapear a literatura sobre comunidade de consumo online no contexto do comportamento do consumidor; 2) entender de que modo a participação na comunidade online impacta a construção identitária e o estilo de vida dos participantes; 3) compreender a relação entre a participação e engajamento na comunidade online e o comportamento de consumo de alimentos saudáveis. O primeiro objetivo do estudo foi alcançado a partir de uma revisão integrativa (Apêndice A) e os demais objetivos serão desenvolvidos por meio de pesquisa empírica. Para tanto, será utilizada a abordagem teórico-metodológica netnográfica em uma perspectiva da Teoria da Cultura do Consumo (CCT). O estudo, portanto, será desenvolvido sob uma lente interpretativista e caracterizado como uma pesquisa qualitativa. Os dados serão coletados na comunidade online por meio da observação participante e de entrevistas em profundidade com os membros, conforme orientações do precursor do método netnográfico Robert Kozinets. A análise dos dados será realizada por meio de uma Análise de Conteúdo com grade mista. Ademais, propõe-se que cada objetivo específico se torne um artigo e contribua para a literatura acerca do comportamento de consumo alimentar, além de fornecer insights úteis para a sociedade e para o mercado.