Trajetórias de Carreira na História de Vida de Aposentados
carreira; aposentadoria; trajetórias; história de vida
A aposentadoria, para muitos, é traduzida como processo de envelhecimento, com ideias associadas ao ócio e inutilidade. Enquanto que, para outros, está associada à ação, constituindo uma fase de mobilização para o desenvolvimento de novos sonhos e desejos, que foram minimizados em função das exigências do trabalho regrado e da consequente falta de tempo para tais realizações (ZANELLI; SILVA; SOARES, 2010). Nesta situação, descreve-se a aposentadoria como um momento desafiador e marcado por novos significados para a vida. Camarano (2001) afirma que o processo de aposentadoria não representa necessariamente a saída de trabalhadores do mercado de trabalho, pela noção de que muitos ainda anseiam ter atividades remuneradas. Se a aposentadoria e carreira são interligadas, então, como os indivíduos desenvolvem suas carreiras após a aposentadoria? Como indivíduos aposentados lidam com a transição da(s) sua(s) atividade(s) laboral(is)? E como eles desenvolvem suas carreiras, no sentido de se preparem para a aposentadoria? O objetivo geral desta tese é compreender como os indivíduos desenvolvem suas carreiras após a aposentadoria. Os Objetivos específicos são: Descrever a trajetória dos sujeitos pesquisados enfocando o seu processo de carreira e aposentadoria; Conhecer as atividades desenvolvidas pelos sujeitos após a aposentadoria e a sua relação com a sua trajetória profissional; Identificar os aspectos objetivos e subjetivos que marcaram suas carreiras antes e após a aposentadoria; Investigar, através do relato de história de vida como ocorreu a preparação para a aposentadoria. Para responder as questões de pesquisa, junto aos objetivos, cabe delinear os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos. Para fins desta tese, define-se que a proposta é construída através de um caminho onto-epistemológico baseado no interpretativismo e construcionismo, com base na relação sujeito-objeto, e da história de vida como método de pesquisa.