EFEITO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TERAPIA EM INDIVÍDUOS ENDIVIDADOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Finanças Comportamentais. Tomada de Decisões. Psicologia Econômica. Psicoterapia. Dívidas. Superendividamento. Educação Financeira. IOPT. ECoM.
O comportamento humano e as dívidas têm sido pauta de estudos em diversas áreas do conhecimento, como: Finanças Comportamentais, Psicologia Econômica, Economia Comportamental, Administração com a finalidade de compreender como o indivíduo toma suas decisões, principalmente, para tomada do crédito. Muitos indivíduos acabam se tornando superendividados, pois comprometem mais que 50% de sua renda com o pagamento de dívidas. As dívidas são questões muito discutidas na literatura, pois ela envolve vários aspectos que podem influenciar o indivíduo a decidir tomar um crédito, como: questões mercadológicas, desemprego, desejos, aspectos emocionais, dentre outros. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo entender, por meio de um experimento, se existem outros aspectos que permitem melhor entender os indivíduos com superendividamento, ou é uma questão de ausência de Educação Financeira. Além de análises bibliométricas propostas para entender o campo a metodologia utilizada para conduzir o experimento foi o estudo randomizado. O estudo randomizado trabalhou com dois grupos, sendo um deles o controle e o outro o tratado visando verificar a eficiência da Educação Financeira e da psicoterapia em indivíduos com situação de superendividamento. O método psicoterapêutico utilizado foi o Identity oriented Psychotrauma Therapy and Theory- IOPT conhecido no Brasil como Encontro Consigo Mesmo - ECoM. Os resultados obtidos evidenciam que existe um inconsciente que influencia a tomada de decisões dos indivíduos e que esse inconsciente é formado pela história de vida de cada pessoa, destacando o período gestacional e a primeira infância.