A construção do mercado da moda evangélica: arranjos e práticas no cenário brasileiro
Estudos de Mercado Construtivistas. Dispositivos de mercado. Mercantilização da tradição. Mídias sociais. Mulheres evangélicas.
Neste estudo utilizou-se a lente teórica dos Estudos de Mercado Construtivistas
(EMC) para analisar a construção do mercado da moda evangélica feminina no Brasil. Assim,
por meio das práticas de mercado (KJELLBERG; HELGESSON, 2006; LEME, 2015), dos
arranjos de mercado (ÇALISKAN; CALLON, 2010); dos dispositivos de mercado (CALLON,
2016) e os respectivos atores humanos e não-humanos (CALLON, 1998), descreveu-se a
formação e as dinâmicas do mercado da moda evangélica. Esta pesquisa se mostra pertinente
por três considerações principais: (i) constatou-se que estudos envolvendo a análise do
fenômeno pesquisado, tratam a agência e estrutura de forma separada, dando maior ênfase aos
aspectos discursivos; (ii) devido aos requisitos das organizações religiosas, o vestuário das
mulheres evangélicas por muito tempo estiveram fora dos padrões da moda convencional;
assim, retratar as transformação deste mercado outrora estigmatizado, para um mercado
desejado, acrescenta contribuições teóricas e sociais; e (iii) o crescimento do número de
evangélicos, dentre os quais as mulheres representam a maior parte, mostra-se um tema atrativo,
haja vistas as mudanças da matriz religiosa brasileira. A pesquisa de cunho qualitativo e
perspectiva do construtivismo prático, consistiu na entrevista semi-estruturada de 26 atores do
mercado (lojistas, influenciadoras digitais, cantoras cristãs e consumidoras individuais), além da
observação não-participante das interações realizadas entre os atores via mídias sociais e análise
documental; as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977).
Como resultados verificou-se a realização de inúmeras práticas de mercado, destacando como
práticas normativas: os usos e costumes da igreja e do grupo familiar; como práticas
representativas: as tendências e o desejo de representar uma imagem de mulher cristã; já como
práticas de transação observou-se a realização de três tipos de trocas. Os dispositivos de
mercado como: lives, stories, posts, métricas do Instagram; gerenciador de anúncios do
Facebook, mostram-se importantes para a estruturação do mercado, para a formação dos
arranjos de mercado e das práticas estruturantes. Por fim, constata-se que o reforço dos usos e
costumes, o vínculo identitário, a modernidade e a aparição midiática contribuem para
reconstrução de um mercado outrora visto como estigmatizado, para um mercado desejado,
mercantilizando a tradição das igrejas pentecostais.