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Banca de QUALIFICAÇÃO: LADY JOHANNA RODRIGUEZ OVIEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LADY JOHANNA RODRIGUEZ OVIEDO
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS PARA A ADOÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES DE CAFÉ NO HUILA- COLÔMBIA    


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura Digital; competitividade; inovação; sustentabilidade


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Os avanços na tecnologia digital visam otimizar os processos agrícolas na cafeicultura, aumentar a produção e a qualidade de forma sustentável. O uso dessas tecnologias contribui para a ampliação das fronteiras comerciais por meio de plataformas digitais, redes sociais e marketplaces, alinhando-se às tendências do mercado e às expectativas dos consumidores de café. Nesse contexto, pequenos e médios cafeicultores podem se fortalecer e aumentar sua competitividade ao participarem de redes e cooperativas que facilitam o acesso às novas tecnologias digitais. O presente estudo tem como objetivo desenvolver estratégias para o estímulo à adoção e difusão de tecnologias digitais por pequenos e médios cafeicultores no estado do Huila, Colômbia, enfatizando o aumento de sua competividade. Para alcançar esse objetivo, serão mapeadas as soluções tecnológicas disponíveis, as barreiras e os fatores motivadores para sua adoção; será diagnosticada a utilização de tecnologias digitais por pequenos e médios cafeicultores do estado do Huila; serão classificados os cafeicultores estudados conforme seus níveis de adoção de tecnologia, seguindo as tipologias de (Rogers, 2003) e de (Moore, 2021); e por fim, serão propostas estratégias para a superação dos abismos de difusão de inovações (Moore, 2021), de modo a potencializar a adoção e difusão de tecnologias digitais entre os cafeicultores colombianos. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, exploratório-descritiva, sendo conduzida por meio de estudo de casos múltiplos. A coleta de dados será realizada em duas etapas: a aplicação de questionários estruturados e a realização de entrevistas semiestruturadas em profundidade com produtores de café vinculados a duas cooperativas localizadas no estado de Huila, Colômbia. Os dados quantitativos oriundos dos questionários serão analisados por meio de estatística descritiva e análise de clusters, visando caracterizar os cafeicultores e agrupá-los com base em similaridades em seus perfis de adoção tecnológica. Enquanto os resultados das entrevistas serão analisados por meio de análise de conteúdo qualitativa, semântica e categorial de grade mista. Como resultado, pretende-se classificar os produtores segundo o seu perfil de adoção de tecnologias digitais, identificando as características centrais de cada segmento, bem como os principais obstáculos enfrentados e os elementos estruturais do mercado que favorecem ou limitam esse processo. Isso permitirá o desenvolvimento de estratégias direcionadas, mais eficazes e aderentes à realidade de cada grupo, contribuindo para a construção de um ecossistema cafeeiro mais inovador, resiliente e competitivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Interno - ELISA GUIMARAES COZADI (Membro)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)
Externo à Instituição - RODRIGO MARÇAL GANDIA - FAGAMMON (Membro)
Externo à Instituição - DANIEL LEITE MESQUITA - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA - FAGAMMON (Suplente)
Notícia cadastrada em: 16/06/2025 09:04
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