Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA APARECIDA SANTANA FURTINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA APARECIDA SANTANA FURTINI
DATA: 27/06/2024
LOCAL: meet

Educação Financeira: uma análise através das Redes Neurais Artificiais

Educação Financeira, PISA, Aprendizado de Máquinas, Redes Neurais.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos

O analfabetismo financeiro é uma barreira crítica para a inclusão financeira, pois a falta de conhecimento sobre finanças e mercado financeiro faz com que muitas pessoas não tenham acesso aos serviços bancários e financeiros essenciais. Portanto, a alfabetização financeira possui um papel fundamental na melhoria do bem-estar financeiro da população e na saúde econômica de um país. Neste sentido, o projeto propõe avaliar a eficácia das redes neurais na identificação de padrões e lacunas no domínio da educação financeira pelos estudantes brasileiros, utilizando dados do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O relatório do PISA que será utilizado como base para a pesquisa é publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o desempenho de estudantes de 15 anos em várias áreas do conhecimento e educação financeira, que é  um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no currículo escolar e impacta fortemente na economia dos países. O objetivo da educação financeira é formar as pessoas para tomar decisões financeiras mais conscientes e alinhadas com seus objetivos de vida. Neste contexto, as redes neurais surgem como uma ferramenta metodológica na busca da identificação de tendências e padrões, para fornecer uma avaliação mais profunda do conhecimento dos estudantes sobre a educação financeira, ou seja, entender melhor o quanto os jovens e adolescentes estão preparados para lidar com as suas finanças pessoais e tomar decisões financeiras. A pesquisa tem como objetivo não apenas aprimorar a análise da avaliação do desempenho dos estudantes no PISA por meio de redes neurais, mas também lançar luzes sobre o impacto da inclusão da educação financeira no currículo. Isso oferecerá suporte aos formuladores de políticas públicas e às escolas na adaptação de estratégias educacionais, na otimização de recursos físicos e tecnológicos, visando atender de maneira mais eficaz às necessidades dos estudantes. Além disso, a pesquisa visa contribuir para a construção de conhecimento significativo no campo da educação financeira.

Presidente - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - LELIS PEDRO DE ANDRADE - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - JANDERSON MARTINS VAZ - DAP/FCSA (Membro)
Interno - GIDEON CARVALHO DE BENEDICTO (Membro)