Trabalho Institucional, Sustentabilidade e Inércia: Um Estudo do Arranjo Produtivo da Cahaça de Alambique situado em Minas Gerais.
Palavras-chave: Trabalho institucional; sustentabilidade; inércia institucional
O projeto de tese intitulado "Trabalho institucional, Sustentabilidade e Inércia : Um estudo do arranjo produtivo da cachaça de alambique situado em Minas Gerais" explora as complexidades das práticas de produção de cachaça artesanal em Minas Gerais, à luz da lógica institucional de sustentabilidade. A pesquisa emprega a abordagem do Institucionalismo Orientado pela Prática para compreender como essas práticas são influenciadas e muitas vezes limitadas por forças institucionais e pela inércia institucional. Esta teoria tem demonstrado a complexidade das práticas institucionais, mostrando que, embora haja uma crescente pressão para a adoção de práticas sustentáveis, a inércia institucional frequentemente impede mudanças significativas.A metodologia
adotada será a análise qualitativa, via estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta e tratamento de dados via triangulação, a história oral, a entrevista em profundidade, a observação direta e análise indutiva. O estudo visa decifrar as interações organizacionais e institucionais ao longo do tempo, com um foco particular na resistência e evolução das práticas sustentáveis. Esta análise procura ilustrar os desafios que micro e pequenas destilarias enfrentam, dentro das normativas institucionais e culturais, contribuindo significativamente para a literatura sobre sustentabilidade no setor agroindustrial e realçando as forças que moldam a resposta organizacional aos desafios ambientais e sociais.