GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL NA ESTRUTURAÇÃO DAS COORDENADORIAS DE SECRETARIAS INTEGRADAS DAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Governança Organizacional; Mudança Organizacional; Gestão Universitária; Descentralização.
Os estudos sobre a Governança Pública e os Arranjos de Governança têm se firmado como um importante campo de análise das Ciências Sociais Aplicadas. Em razão das múltiplas possibilidades de abordagem dos assuntos inerentes a esses temas, observa-se que diversos pesquisadores, em diferentes trabalhos e com objetos de estudo variados têm concentrado seus esforços de pesquisa no estudo de mecanismos que possam favorecer a geração de valor público sustentável por meio de uma boa condução das políticas públicas e da prestação de serviços públicos que realmente atendam aos interesses sociais. É papel da governança, em nível organizacional, direcionar, monitorar, supervisionar e avaliar a atuação da gestão. A governança deve se ater também à qualidade do processo decisório, deve se orientar pela definição de estratégias que possam gerar o maior valor possível para organização e alcançar os resultados esperados. Sendo assim, a gestão se preocupa com a eficiência, partindo da premissa de que já há um direcionamento superior. É a partir dos estudos sobre mudança organizacional, governança e gestão organizacional que se pretende neste trabalho analisar a estruturação das coordenadorias de secretarias integradas (CSI), a partir do novo arranjo de governança institucionalizado na mudança organizacional da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ocorrido no período de 2010 a 2020. Ressalta-se que desde 1994, ano de sua transformação em Universidade Federal, até 2020, a UFLA operou seguindo a mesma lógica organizacional, ou seja, por meio da estruturação em Departamentos Didáticos que foi substituída, após a reestruturação, pelas Unidades Acadêmicas. Para a consecução do objetivo deste trabalho foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever o processo de reestruturação organizacional da UFLA ocorrido no período de 2010 a 2020; 2) Descrever a configuração e as competências definidas para a nova estrutura organizacional, em especial as atribuições das CSIs; 3) Analisar o grau de autonomia e a distribuição de responsabilidades nesses órgãos; 4) Relatar as mudanças organizacionais nas áreas de competência e atuação dos cargos ligados às CSIs; 5) Compreender as mudanças administrativas no que concerne à tramitação de processos ligados às rotinas acadêmicas no interior na Universidade. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, tal pesquisa foi dividida em duas fases, uma de pesquisa documental, com vistas a contextualização do caso e outra de pesquisa de campo que teve seu foco na visão dos servidores responsáveis pelas rotinas acadêmicas nas UA’s. Após a coleta e organização dos materiais foi elaborado um relatório de pesquisa, fruto de uma análise de conteúdo por categorias temáticas, desdobradas em subcategorias. Por fim, observou-se que o impacto da implementação das CSIs após a reestruturação organizacional da UFLA foi positivo. A descentralização promovida pela reestruturação organizacional da Universidade foi capaz de criar mais que estruturas meramente descentralizadoras de atividades e criou instâncias de governança com capacidade deliberativa interna, sendo de extrema importância a realização do dimensionamento de pessoal para compreender qual é a real demanda de atividades e qual o número de servidores adequado para fazer frente a ela.