GRASSROOTS INNOVATION NAS UNIVERSIDADES SOB A ÓTICA DO PÓS-DESENVOLVIMENTO
Universidades. Inovação. Grassroots innovation. Tecnologias Sociais. Pós-desenvolvimento.
A universidade é reduto de produção e compartilhamento de conhecimento científico, que se efetivam por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente a universidade brasileira tem papel relevante também no campo da inovação, participando de projetos que visam, por força de lei, o crescimento e progresso do País. A proposta deste estudo configura-se como um novo olhar para a universidade e sua relação com a inovação. Sob a luz teórica do pós-desenvolvimento, busca-se aproximar a universidade às comunidades a partir de projetos de Grassroots Innovation (GRI). GRI, em tradução livre “inovação de base”, englobam a abordagem de Tecnologia Social (TS) presente no Brasil e em países latino-americanos. Este estudo se justifica por colocar a universidade sob análise, destacar sua função social e fortalecer suas ações em torno da TS como alternativa ao sistema capitalista dominante. O estudo tem como objetivo analisar como os movimentos de GRI se inserem nos marcos de inovação e no contexto das universidades federais brasileiras, sob o enfoque do pós-desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja técnica de coleta de dados adotada foi a pesquisa documental, realizada a partir de legislações sobre a temática e documentos produzidos (textos, áudios e vídeos) nas 69 universidades federais brasileiras. Os dados foram analisados pela técnica de análise do conteúdo, na qual utilizou-se, como apoio, o software Maxqda. Os resultados da pesquisa demonstram que a construção do marco constitutivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil ancorou-se no viés desenvolvimentista, de progresso e difusão de tecnologias para produção capitalista e para o Mercado. Mas, os resultados também mostram que é possível identificar nas universidades características que permitem direcionar CT&I a uma perspectiva de pós-desenvolvimento, tais como os seguintes aspectos: ação colaborativa; promoção da dignidade, justiça, equidade, diversidade e pluralidade; respeito e incentivo aos diversos saberes, tradições e culturas locais; autonomia dos povos; sustentabilidade; e transformação social. Os resultados mostram que a TS está presente nas diversas frentes de atuação das instituições, seja ensino, pesquisa, extensão ou inovação. Como resultado também se identificou que a TS reflete a interação entre academia e comunidades e a interconexão de seus conhecimentos. E por fim, os resultados indicam que a TS, tendo a universidade como um ator de apoio, é uma alternativa concreta de ação no campo do pós-desenvolvimento. Espera-se que esta pesquisa amplie o debate sobre o papel das universidades, contribua para mostrar caminhos para o resgate da credibilidade das instituições universitárias, bem como fortaleça a interação universidade e sociedade, visando à transformação social e à valorização comunitária sob a perspectiva do pós-desenvolvimento.