Notícias

Banca de DEFESA: ACSA KEREN HOSKEN GUSMAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ACSA KEREN HOSKEN GUSMAO
DATA: 28/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

UM ESTUDO DE CASO “BEAN TO BAR” DE CHOCOLATES ARTESANAIS FINOS NO
BRASIL

 
 
 
 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de Mercado Construtivistas. Práticas de mercado. Arranjos de mercado. Dispositivos de mercado. Chocolates artesanais finos. Bean to Bar no Brasil.

 
 
 
 
 
 
 

PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

O mercado Bean to Bar vem crescendo no Brasil como um segmento emergente dentro da fabricação de chocolates artesanais finos, evidenciando a valorização da qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade na produção. Esse nicho diferencia-se dos chocolates convencionais ao focar na relação direta entre produtores e consumidores, a precificação baseada na qualidade do cacau e o uso de narrativas sobre origem e responsabilidade socioambiental. O conceito de Bean to Bar implica uma abordagem artesanal em que pequenos produtores controlam todas as etapas do processo produtivo, desde a seleção dos grãos até a comercialização do chocolate. Entretanto, esse mercado enfrenta desafios estruturais, como regulamentações pouco consolidadas, altos custos de produção e a necessidade de educar os consumidores sobre os diferenciais deste produto. A pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza a abordagem dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) para compreender a estruturação desse mercado no Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários de quatro empresas do setor, além de observação não-participante em mídias sociais e análise documental. A análise do conteúdo temático dedutivo revelou a existência de diversas práticas de mercado, conforme Kjellberg e Helgesson (2007) e Leme (2015) e arranjos de mercado conforme Çaliskan e Callon (2010). O estudo estabelece ainda os dispositivos de mercado que desempenham um papel fundamental na estruturação desse setor. Como contribuição, a pesquisa amplia a literatura sobre os Estudos de Mercados Construtivistas (EMC) ao demonstrar como as práticas, arranjos de mercado e dispositivos sociotécnicos influenciam a construção de mercados emergentes. As principais limitações do estudo residem na análise focada no varejo especializado, focando que futuras investigações explorem outras etapas da cadeia produtiva e sua relação com o comércio internacional.

 
 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SÉRGIO PARREIRAS PEREIRA - IAC (Suplente)
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Externo ao Programa - ELISA GUIMARAES COZADI - DAE/FCSA (Membro)
Interno - DANIEL LEITE MESQUITA - UFLA (Membro)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Suplente)
Externo à Instituição - CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA - FAGAMMON (Membro)
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 11:07
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 01/06/2025 07:42