UM ESTUDO DE CASO “BEAN TO BAR” DE CHOCOLATES ARTESANAIS FINOS NO
BRASIL
Estudos de Mercado Construtivistas. Práticas de mercado. Arranjos de mercado. Dispositivos de mercado. Chocolates artesanais finos. Bean to Bar no Brasil.
O mercado Bean to Bar vem crescendo no Brasil como um segmento emergente dentro da fabricação de chocolates artesanais finos, evidenciando a valorização da qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade na produção. Esse nicho diferencia-se dos chocolates convencionais ao focar na relação direta entre produtores e consumidores, a precificação baseada na qualidade do cacau e o uso de narrativas sobre origem e responsabilidade socioambiental. O conceito de Bean to Bar implica uma abordagem artesanal em que pequenos produtores controlam todas as etapas do processo produtivo, desde a seleção dos grãos até a comercialização do chocolate. Entretanto, esse mercado enfrenta desafios estruturais, como regulamentações pouco consolidadas, altos custos de produção e a necessidade de educar os consumidores sobre os diferenciais deste produto. A pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza a abordagem dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) para compreender a estruturação desse mercado no Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários de quatro empresas do setor, além de observação não-participante em mídias sociais e análise documental. A análise do conteúdo temático dedutivo revelou a existência de diversas práticas de mercado, conforme Kjellberg e Helgesson (2007) e Leme (2015) e arranjos de mercado conforme Çaliskan e Callon (2010). O estudo estabelece ainda os dispositivos de mercado que desempenham um papel fundamental na estruturação desse setor. Como contribuição, a pesquisa amplia a literatura sobre os Estudos de Mercados Construtivistas (EMC) ao demonstrar como as práticas, arranjos de mercado e dispositivos sociotécnicos influenciam a construção de mercados emergentes. As principais limitações do estudo residem na análise focada no varejo especializado, focando que futuras investigações explorem outras etapas da cadeia produtiva e sua relação com o comércio internacional.