Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA DE OLIVEIRA BECHERI SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE OLIVEIRA BECHERI SOUZA
DATA: 21/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Extensão do self na era digital: o uso do STRAVA na comunidade de ciclistas de mountain bike

 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Consumer Culture Theory; extensão do self; ciclistas de mountain bike; inovações sociotécnicas; STRAVA.

 
 
 
 

PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Nos estudos do comportamento do consumidor, a extensão do self, inicialmente, referia-se às posses materiais, lugares ou pessoas ligadas ao indivíduo. No entanto, com o avanço da tecnologia, essa concepção foi ampliada para abranger bens digitais, especialmente, com a popularização dos smartphones e seus respectivos aplicativos móveis (apps.). Dentre essas inovações, destacam-se os apps. de monitoramento corporal, que permitem aos usuários acompanhar e metrificar seu próprio desempenho físico, sendo o STRAVA um dos mais utilizadas mundialmente para esta finalidade. Diante deste cenário, buscou-se compreender como a interação entre agência humana e as inovações sociotécnicas, em específico, o aplicativo STRAVA, alteram a dinâmica de extensão do self e exercem agência sobre o self humano, bem como o app. contribui para a disseminação de ideologia na subcultura de consumo de ciclistas de mountain bike. Para embasar este estudo, o referencial teórico abordou três grandes áreas: (i) Teoria da Cultura do Consumidor; (ii) Inovações Sociotécnicas e; (iii) Subcultura de Consumo. Assim, ao longo de três anos foi desenvolvido um estudo qualitativo com emprego de duas técnicas de coleta de dados: entrevistas e observações não-participantes. Ao todo, foram realizadas 38 entrevistas com ciclistas amadores que praticavam a modalidade mountain bike e utilizavam o aplicativo STRAVA durante sua prática esportiva. Adicionalmente, foram realizadas observações não-participantes em 9 perfis públicos de ciclistas de mountain bike, disponibilizados no Instagram ou no próprio STRAVA. A análise dos dados coletados foi conduzida por meio da análise de conteúdo categorial temática. Como principais resultados, verificou-se que a prática de mountain bike se configura como uma vivência cultural e social, incluída na identidade de seus participantes. Os resultados revelam que a prática do mountain bike não se restringe a uma atividade esportiva, mas configura-se como uma vivência cultural e social, fortemente incorporada à identidade de seus participantes. As motivações para ingressar na modalidade incluem a busca pela transformação do self, o desejo de escape do cotidiano e a influência de amigos e familiares. Já a adoção do STRAVA está associada à popularização do app. na comunidade e à sua praticidade e acessibilidade. Os indivíduos utilizam o app. para expandir o seu self de várias formas, como, por exemplo, na afirmação do self perante a comunidade e pelo sentimento de autorrealização. Além disso, o aplicativo exerce agência dentro da subcultura de mountain bike por meio de cinco frentes: ‘impulsionando a prática’, ‘aguçando a competição’, ‘valorando a prática esportiva’, ‘influenciando a exibição do self na plataforma’ e ‘direcionando as escolhas de rotas’. Observa-se também que o STRAVA dissemina ideais neoliberais, como a sobrevalorização do esforço e produtividade, a meritocracia, jovialidade, corpo administrado como um empreendimento e precarização do trabalho. Essa pesquisa contribui para a compreensão do impacto das infraestruturas tecnológicas no comportamento do consumidor e na construção do self. Além disso, fornece insights valiosos para profissionais de marketing e empreendedores sobre a relação dos ciclistas com os bens digitais e seus significados. No âmbito social, o estudo fomenta o debate sobre os efeitos da tecnologia na mente, no corpo e nas dinâmicas sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MÁRCIA VALÉRIA PAIXÃO - IFPR (Suplente)
Externo à Instituição - JOÃO FELIPE RAMMELT SAUERBRONN - FGV (Membro)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UFRGS (Membro)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Suplente)
Interno - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Interno - ELISA GUIMARAES COZADI (Membro)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/03/2025 11:18
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 01/06/2025 08:13