COOPETIÇÃO E DECISÃO DE PARCERIA: ESTUDO EM STARTUPS DO AGRONEGÓCIO
Coopetição; Tomada de Decisão; Parceria; Grade de repertório; Vinhetas qualitativas; Startups do agronegócio.
A decisão de parceria de coopetição, que se refere à colaboração com o concorrente, é uma escolha complexa por envolver lógicas contraditórias (competição e cooperação), bem como, pelo trade off entre benefícios e riscos. Para contribuir com a temática, este trabalho tem como objetivo identificar quais atributos e combinações de atributos explicam uma possível formação de parceria coopetitiva entre startups do Agronegócio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, explicativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas utilizando a técnica de Grade de Repertório e Vinhetas Qualitativas. Os dados foram examinados por meio de análise de conteúdo de Honey e análise de coincidência. A partir da revisão integrativa, verificou-se que a técnica de vinhetas vem sendo aplicada nos estudos sobre processos decisórios organizacionais, principalmente, com a presença de testes estatísticos e controles adicionais. Através da aplicação da Grade de Repertório foram levantados 173 construtos, classificados em sete categorias: Relacionamento; Recursos financeiros; Estrutura Física; Modo de Operação; Posicionamento de Mercado; Tecnologia e Inovação; e Gestão e RH. Posteriormente os construtos foram classificados de acordo com a análise de conteúdo de Honey, sendo 34% registrados como alto, 49% intermediário e 17% baixo. As categorias mais relevantes para a amostra foram Relacionamento com índice de H-I-L alto de 58%, Posicionamento de Mercado de 35% e Gestão e Recursos Humanos de 35%. Ao realizar Análise de Coincidência, os resultados evidenciam que a presença de Relacionamento, Recursos Financeiros, Modo de Operação, Atividade Longe do Cliente e Mercado Geográfico Diferente são causalmente relevantes para explicar uma possível ocorrência de abertura para coopetição em startups do Agronegócio. Como contribuição, pode-se citar a indicação de caminhos para fomentar a formação de parcerias com os concorrentes, bem como, a ampliação da literatura da área.