A AUTONOMIA DO CONSUMIDOR NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE: UM ESTUDO DO MERCADO DE STREAMING DE VÍDEO
Comportamento do consumidor, Translação, Tecnologia, Processo decisõrio, Internet.
A literatura acadêmica sobre autonomia do consumidor é bastante ampla e o interesse sobre esse campo de estudos vem aumentando nos últimos anos (HYMAN; KOSTYK; TRAFIMOW, 2022). No entanto, poucos trabalhos adotam uma perspectiva relacional e processual no estudo da autonomia, exceção feita a Gonçalves et al. (2024), cujos resultados sobre a relação entre o consumidor e a tecnologia no mercado de streaming são bastante consistentes. Também são escassos os estudos do mercado streaming sob uma perspectiva de atores e redes sociotécnicas, destacando-se o trabalho de Colbjørnsen (2021).
Dessa forma, os artigos que compõem esta tese vem de encontro a esta lacuna, buscando contribuir para o campo de estudos da autonomia do consumidor, estudando o seu processo de construção no mercado de streaming por meio da interação entre os atores e das controvérsias geradas a partir dessa interação.
Portanto, o objetivo desta tese é analisar os processos de construção da autonomia do consumidor nas redes sociotécnicas de streaming de vídeo no Brasil e será atingido a partir de questões que motivaram o desenvolvimento de cada um dos quatro artigos que a compõem:
· Artigo 1: Como a autonomia do consumidor pode ser compreendida como um fenômeno relacional e coletivo, sob a perspectiva da ANT, superando a dicotomia entre influências externas e internas?
· Artigo 2: Como deve ser delineado um percurso metodológico levando em conta os pressupostos básicos da ANT?
· Artigo 3: Como se configura a rede de streaming de vídeo no Brasil e seu entorno?
· Artigo 4: Como a autonomia do consumidor se manifesta de forma relacional e processual no contexto das controvérsias do mercado de streaming de vídeo no Brasil?