COMPORTAMENTO DE CONSUMO ALIMENTAR ONLINE: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO EM UMA COMUNIDADE NA PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL TIKTOK SOB A PERSPECTIVA DA CONSUMER CULTURE THEORY (CCT)
Mídias sociais online; Identidade; Engajamento; Rotina saudável.
crescente utilização das mídias sociais online tem trazido novas perspectivas acerca do comportamento do consumidor. Em comunidades online, indivíduos compartilham interesses comuns e interagem em um processo de (re)construir suas identidades. Nesse contexto, a alimentação saudável surge como parte de um estilo de vida fitness, que é compartilhado em ambientes online. A análise dessa interação entre participantes fornece insights acerca da dinâmica de uma comunidade online, bem como de que modo essa comunidade torna-se capaz de influenciar comportamentos. É nesse sentido que a compreensão das atitudes dos consumidores em comunidades online enriquece a literatura sobre comportamento do consumidor. Ademais, considerando a interferência que as redes sociais exercem na vida dos indivíduos, entende-se a importância de estudar como o comportamento de consumo relacionado à alimentação saudável está sendo replicado e aceito pelos usuários em mídias sociais. Desse modo, propõe-se como objetivo do estudo: compreender de que modo a comunidade fitness no TikTok exerce influência na construção identitária e, consequentemente, no comportamento de consumo de alimentos saudáveis. Para tanto, foram definidos quatro objetivos específicos: i) caracterizar a comunidade fitness no TikTok como uma comunidade de consumo; ii) compreender de que modo o engajamento das participantes influencia a dinâmica de interação na comunidade fitness; iii) entender como a participação na comunidade relaciona-se com a construção identitária das participantes; iv) identificar a mudança de comportamentos alimentares das participantes da comunidade. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica netnográfica a partir da Teoria da Cultura do Consumo. O estudo foi desenvolvido sob a lente interpretativista e caracterizado como uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados na comunidade fitness do TikTok por meio da observação participante não estruturada e de entrevistas em profundidade. Foram realizadas 22 entrevistas com mulheres participantes da comunidade. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo com grade mista proposta por Bardin (1979). O estudo apresenta contribuições teóricas e empíricas ao investigar a comunidade fitness no TikTok. Como principal contribuição teórica, o estudo caracteriza a comunidade online como uma comunidade de consumo, marcada pela fluidez, abrangência e poder de influência envolvendo consumidoras, influenciadoras, profissionais e marcas. Além disso, amplia a compreensão do conceito de engajamento, ao aplicar o conceito em uma comunidade baseada no estilo de vida fitness, e não apenas em comunidades de marca. Empiricamente, a pesquisa revela que a produção de conteúdo na plataforma não se restringe a influenciadores, sendo cocriada por consumidoras que compartilham experiências pessoais. Identificou-se que o consumo alimentar na comunidade não ocorre de forma isolada, mas está relacionado a uma dinâmica identitária que envolve crenças, valores e normas sociais compartilhadas. O estudo também destaca o papel do algoritmo do TikTok na formação de bolhas de consumo e no reforço de conteúdos virais, o que impacta significativamente o mercado e a percepção das participantes sobre saúde e estética. As contribuições gerenciais incluem insights sobre a crescente relevância do TikTok na construção de comunidades de consumo e no marketing de influência, evidenciando a valorização de conteúdos reais produzidos por consumidoras. Além disso, o estudo sugere que a interação dentro da comunidade promove mudanças comportamentais e hábitos de consumo que vão além da alimentação e impactam a construção identitária e o estilo de vida das participantes.