DETERMINANTES E EFEITOS DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES ANTICORRUPÇÃO SOBRE O DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UMA ANÁLISE MULTITEÓRICA
Divulgação Anticorrupção. Responsabilidade Social Corporativa. Environmental, Social and Governance. Desempenho Econômico-financeiro. Análise Multiteórica.
Ainda que a corrupção exista há milênios e cause grandes danos socioeconômicos, o entendimento de suas causas e mecanismos ainda é limitado. Definida como uma atividade ilegal (suborno, fraude, crime financeiro, abuso, falsificação, favorecimento, nepotismo, manipulação, etc.), a corrupção ocorre por meio do uso indevido de autoridade ou poder por detentores de cargos públicos (governo) ou privados (empresas) para ganho e benefício pessoais, financeiros ou não. Apesar de ser um tema negligenciado nas divulgações dos relatórios de sustentabilidade, o papel das organizações no combate à corrupção não deve ser subestimado, pois a divulgação de informações sobre corrupção pode cumprir importantes propósitos que vão desde assegurar o compromisso da corporação no combate à corrupção, responsabilizar os líderes corporativos perante o público, contribuir para aprimorar a compreensão sobre as estratégias eficazes no combate à corrupção e melhorar as avaliações de risco. Embora diante da disseminação de escândalos de grande repercussão e da crescente atenção de reguladores e formuladores de políticas para combater a corrupção e fortalecer a integridade das instituições privadas e públicas, a pesquisa sobre responsabilidade social corporativa e ESG, particularmente em relação a questões específicas como a corrupção, ainda é bastante limitada, e a investigação acadêmica sobre o tema permanece relativamente recente, com poucos estudos abordando as práticas corporativas anticorrupção. Desse modo, poucos estudos empíricos têm analisado a corrupção sob a perspectiva da divulgação corporativa, o que evidencia uma lacuna na literatura, principalmente se considerarmos a possibilidade de identificação e análise dos fatores determinantes dessa divulgação anticorrupção, bem como suas implicações para o desempenho econômico-financeiro de empresas de capital aberto na América Latina. Dessa forma, adota-se nesta pesquisa uma abordagem multiteórica que incorpore a Teoria da Agência, Teoria dos Stakeholders, Teoria da Legitimidade e Teoria Institucional, a fim de reconhecer diferentes dimensões dessas forças influenciadoras mais amplas, possibilitando que os determinantes da divulgação anticorrupção bem como as consequências dessa divulgação sobre o desempenho econômico-financeiro possam ser reconhecidos e incorporados dentro de um quadro mais amplo de compreensão empírica e teórica. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza ontologicamente como realista, com uma epistemologia objetivista e fundamentada em um paradigma quantitativo. A abordagem adotada é quantitativa, descritiva e explicativa, apoiando-se em técnicas de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, documental e dados em painel. A análise dos dados será realizada por meio de técnicas como análise bibliométrica, análise de conteúdo, modelagem de equações estruturais e modelos multinível de regressão. Os dados serão coletados em bases como Economatica, Refinitiv e nos sites oficiais de empresas latino-americanas, abrangendo o período de 2019 a 2025.