O “PRODUTOR DO FUTURO”: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ATRIBUTOS PERCEBIDOS DE INOVAÇÃO
Teoria da Difusão de Inovações . Agricultura Digital. Cafeicultura. Fairtrade.
A agricultura digital pode contribuir para o aumento da oferta mundial de alimentos e para a ampliação da competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Porém, essas tecnologias não são amplamente adotadas no campo e o momento da decisão de adoção de inovações varia entre os indivíduos. Entre os perfis de adotantes de inovações, os inovadores são importantes pois são os primeiros a adotar inovações em um grupo e os responsáveis por introduzir novas ideias em sistemas sociais. O presente estudo busca responder à seguinte questão: como se caracterizam os atributos percebidos de inovação de produtores rurais de perfil inovador sobre tecnologias digitais para a agricultura? Neste estudo qualitativo, foram entrevistados 14 cafeicultores considerados inovadores da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (COOMAP) em relação às tecnologias digitais aplicadas à agricultura, por meio de um estudo de caso. Analisaram-se cinco atributos percebidos de inovação de Rogers (2003): vantagens relativas, compatibilidade, complexidade, experimentação e observação. Os resultados revelaram que eficiência operacional, acesso à informação, comodidade e segurança são percebidas como vantagens pelos produtores. A compatibilidade é alcançada no alinhamento das tecnologias às necessidades operacionais e aos valores pessoais. A complexidade apresentou reações diferentes, destacando tanto a curiosidade quanto a ansiedade perante as novas tecnologias. Já a experimentação e a observação apareceram como etapas cruciais para reduzir incertezas, por meio da observação de resultados e realização de testes em pequena escala. Neste cenário, a adoção de tecnologias digitais apresenta caráter gradual, em que soluções de baixa complexidade alcançam ampla difusão, aquelas de complexidade intermediária são adotadas de forma parcial e as de alta complexidade são utilizadas apenas ocasionalmente. As informações sobre tecnologias digitais são obtidas por meio de canais institucionais, plataformas digitais e redes interpessoais. Apesar do interesse em inovação, os agricultores enfrentam barreiras como conectividade de internet limitada, escassez de mão de obra qualificada e insegurança. As principais contribuições teóricas deste trabalho residem no enfoque em produtores inovadores e na criação de um protocolo para identificação de produtores rurais inovadores. Os resultados sugerem que cooperativas, órgãos de extensão e empresas priorizem a divulgação de informações, demonstrações práticas, testes colaborativos e suporte. Universidades devem desenvolver material didático e realizar eventos. Produtores devem participar ativamente de redes e documentar resultados de testes.